Translate / Traduza

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Apenas Ame - E foi o que Jesus ensinou.

Problemas à vista.
 Cuidado!
Pense nestes indicativos que são responsáveis por muitos divórcios no mundo se dá por:

  • Falta de paciência com o companheiro.
  • Falta de investimento na relação.
  • Falta de diálogo.
  • Indiferença às necessidades do outro.
  • Grosseria e Falta de respeito.
  • Falta de elogios.
  • Falta de Moderação.

Uma relação além do sim,
muito mais que
Enfim à sós.
E todas estas situações se dão principalmente porque as pessoas não se preparam para a construção do lar.
Sim, construção. 
O amor é uma construção diária. 
O amor é feito de doação  constante e o maior símbolo de amor é Jesus. Ele se permitiu morrer por amor de pessoas que nada mereciam.

Quando escolhemos alguém para dividir nossas vidas, para compartilhar, devemos nos lembrar que não é só casar e acabou a história.
A péssima idéia começa na frase tão esperada: Enfim sós.

Enfim sós? 
Não mais, agora os dois serão um, mas a batalha é para dois. Ambos serão responsáveis um pelo outro.
Agora vão conversar, falar sobre tudo, respeitar o espaço do outro, olhar ambos para o mesmo lugar, ceder aqui, ganhar ali.

Saber olhar para o
mesmo ponto,
sempre!
O Esposo
Segundo a Bíblia, o esposo deve cuidar da esposa como Jesus cuida da sua noiva, a Igreja. E o que Jesus fez por sua noiva? Morreu por ela. Na verdade morreu para ter ela. (Efésios 5-25)
Em Efésios há algumas indicações de como o esposo deve cuidar da esposa:
  • Cuidar da esposa como do próprio corpo - (5-28) Isto implica em cuidar bem, em não ferir, em manter viva a esperança da esposa, em ser sincero, isto porque uma pessoa normal não pratica a automutilação, não mente para si mesmo e não destrói seus próprios sonhos.
  • Tratar dela com doçura - (Colossenses 3-19) Se não é para tratar com amargura, então é com doçura, com amor. 
  • Viver em comum com ela - (I Pedro 3-7) Viver em comum significa viver em acordo, mas se chagar a um acordo é necessário o que? Diálogo.Sem diálogo não há argumentação e onde não a instiuição de argumentos, o acordo não exikste.
  • Ter consideração pela esposa - (I Pedro 3-7) E o que é consideração, se não respeito,importância? Sim, considerar nada mais é que levar em conta, ou seja, de novo, estar de acordo. Observar o que o outro quer ou precisa. Levar em conta o que  esposa pensa. Afinal, se ela é im portante,deve ter a deferência necessária à esta posição.
  • Tratar com dignidade - (I Pedro 3-7) Isto é tratar a esposa como algo importante, como jóia que precisa de cuidados permanentes, com segurança, para que nada lhe atinja. Proteje-la das astúcias do mundo, das ma´s linguas. E como o homem livra sua esposa das ´más linguas? Cuidando para que seu comportamento não gere situações que a faça infeliz.
  • Trata-la com amor - O homem não precisa ser um Salomão para usar palavras doces, uma posia, um verso, sempre é possível agrada-la com algo. Se não com as palavras, com algo que mostre a ela que pensou nela durante o dia. Elogie- a. A mulher precisa dsito. Assim como o homem.

A Esposa
Investindo nos mínimos detalhes.
Segundo a Bíblia a esposa edifica sua casa (Provérbios 14-1). E edificar segundo o dicionário? Edificar: verbo transitivo direto, levantar um edifício, construir (Houaiss).E o que é necessário para esta edificaçâo? algumas qualidades especiais que encontramos principalmente em Provérbios 30 de 10 a 31:
  • Corajosa e Fiel (10) - Sua coragem em assumir os riscos é que te farão mais forte neste exercício diário de edificação do lar.
  • Alimentadora (14) - Tanto do espírito quanto da alma, do coração do esposo e do lar em si, você é responsável por executar o máximo neste sentido. Faça algo mais e os resultados aparecerão.
  • Construtora (16) - Sua força de vontade vai leva-la longe. E pode ser que como Seera, sua atitude chegua a ted r força para construir não só seu lar, mas até cidades. (I crônicas 7-24)
  • Destemida - Como JAel, você terá que d estruir alguns fortes que tentarão destruir teu trabalho. (Juizes 4-21)
  • O amor se renova em cada nova
    tentativa. MAs a virtude está
     em tentar sempre com a
     esma pessoa.
  • Fiel apesar das provas - Noemi (Rute 1-6 e 7) sofreu muitas perdas em sua vida, mas seu testemunho de fé em Deus fez com que ela ganhasse para Deus  vida de Rute. E atrav´pes da vida de rute ela teve sua descendência refeita.
Estes são apenas alguns adjetivos necessárioas pra a construção de um lar, mas entrariam aí ainda exemplos de outras mulheres como Dorcas,  a Bem aventurada, Raabe, a protetora, Abgail, a sábia, Bateseba, a boa governante, Loide e eEunice, fiel educadora, Sara, louvada pelo seu exemplo de submissão, a própria Rute, mulher testemunho.
Se conseguir adquirir parte destes adjetivos, está esposa será também louvada.

 Esta Ilustração mostra claramente o que de fato é o amor. 

 Conta-se que em determinada época, um esposo foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe que já não amava sua esposa e que, por conhecer a dureza de idéias do ancião, informou-lhe com cuidado que pensava em separar-se.
O sábio escutou-o, ficou alguns instantes calados e depois, olhou-o nos olhos e disse-lhes apenas uma palavra:
- Ame-a. 
E logo se calou.
- Mas, já não sinto nada por ela! - Insistiu o esposo insatisfeito.
- Ame-a, disse-lhe novamente o sábio.
E diante do desconcerto do senhor, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:
"Amar é uma decisão, não um sentimento; amar é dedicação e entrega.Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.O amor é um exercício de jardinagem: arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide.Esteja preparado porque haverão pragas, secas ou excessos de chuvas mas nem por isso abandone o seu jardim.Ame seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o, dê afeto e ternura, admire e compreenda-o.Isso é tudo. Ame!




Elisabeth Lorena Alves

2 comentários:

  1. PARABENS PELO EXELENTE , TRABALHO PRA O REINO DO SENHOR .

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho de sua visita Pastor Paulo Philla
    Que Deus continue abençoando sua vida. Ungindo cada dia mais seu ministério na unção do Espírito Santo, para que tua vida continue sendo bálsamo aos desesperados, água ao sedento e alimento para os famintos.

    Fique na Paz e na Graça de nosso Senhor Jesus e volte sempre.
    IPCO -

    ResponderExcluir

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter