Translate / Traduza

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jesus no deserto - A vitória pelo caminho da cruz

Não existe vitória sem antes passar pela cruz.



Em Mateus 4 está registrado "A Tentação de Jesus". O diabo apareceu para tentar Jesus em seu pior momento de fraqueza. O Senhor passara 40 dias e 40 noites em jejum e orações. Estava mortificado pelo grande sacrifício imposto ao seu corpo.

O diabo, em sua astúcia, ao vê-lo em sua fraqueza humana questionou sua natureza divina; "Sê és Filho de Deus," - disse ele a Jesus. E isto para satisfazeruma necessidade humana, transformar pedras em alimento para saciar-lhe a fome.

Jesus, apresenta-lhe a resposta na Palavra (Dt.8,3) Não só de pão vive o homem,mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus.

Agora o diabo resolve questionar  o poder de Deus Pai, utilizando de uma citação  bíblica de forma isolada e claro, fora do contexto, para tirar o foc do Mestre: Aos seus anjos dará ordem ao seu respeito para que te guardem. Eles te sustentarão com as suas mãos para que não tropeces em pedras"(Sl.91v.11 e 12). Isolando assim da passagem toda que  está apresentando o destino dos que perseguem o fiel. E ainda mais, esquecendo que esta promessa é para quem está seguro em sua tenda e não quem está a fazer a vontade do inimigo ou aceitando suas provocações.

Então o Senhor lhe responde de pronto com a Palavra:"Não tentarás o Senhor teu  Deus" (Dt. 6,16)"
E o diabo é obrigado a mudar de estratégia.

Agora ele vai tentar encurtar o caminho do Senhor Jesus apresentando-lhe as riquezas e glórias deste mundo e impõe uma condição pequena, porém gigantesca em seu significado: "Tudo isto te darei se prostado me adorares."

Ali o diabo estava apresentando a vitória antes da cruz. Se o Senhor aceitasse evitaria toda a sua história de dor e sofrimento e a cruz ao final, mas também seria uma interferência catastrófica para ahumanidade. Jesus era então a última cartada do céu para a liberdade do homem. Uma vez que a morte e  o pecado entrou no mundo por um homem, por um deste devria vir o perdão e  a vida eterna.. Mais uma vez nosso senhor e Mestre nos deixou uma grande lição: Não há vitória sem antes passar pela cruz".

As lutas são tantas, as dificuldades que permeiam o caminho  são grandes, o céu está escuro, e se te apresentarem uma promessa de benção sem que seja preciso passar pelo caminho da cruz, repreenda.

À esta provocação o Senhor Jesus respondeu com  a Palavra: ()Dt.6.12) "Ao Senhor teu Deus adoraras e só a Ele darás culto."

Então satanás se retirou e anjos vieram e serviram ao Mestre.

Em Resumo, pode-se dizer que a Tentação vem em 3 etapas:
  1.  Primeiro ele  tenta por em dúvida sua posição de Filho e Herdeiro de Deus;
  2.  Depois ele tenta minar sua confiança no poder de Deus, mostrando a fraqueza de sua fé; e
  3.  Por último ele te apresenta uma benção, mas na verdade é apenas um atalho para evitar o caminho da cruz.
Vale acrescer aqui a ilustração do homem que estava cansado de levar sua cruz pelo caminho, com o cansaço sempre acabava por tirar mais umpedaço dela. No final da caminhada descobriu que para trnspor o abismo que o separava do seu destino era preciso utilizar a cruz como ponte.

Muitos dizem que não serão enganados por satanás, mas diz a Bíblia que le se transforma  em um anjo de luz. Assim,  a nossa vigilância deve estar sempre focada, para não perdermos a nossa vitórioa por cairmos nos laços deste inimigo atroz.

Domingo, 03 de Abril de 2011

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter