Translate / Traduza

sábado, 4 de junho de 2011

Líderes e Amizades - dividindo as cargas

O encontro de Jetro e Moisés
Em Exodo 18 está registrado uma passagem muito bonita sobre a amizade e conselhos de um sogro ao seu genro. No versículo 7, deixa claro que Moisés foi ter com ele ainda no caminho, quando foi informado que ele vinha ao seu encontro, e braçou-se a ele, inclinando antes em respeito.
Ao observar o comportamento do genro, como líder de Isarel, notou que este, com sua atitude, estava desgastando-se física e emocionalmente e  ao povo que vinha ter com ele, para receber julgamento e apoio. Assim, aconselhou-o a levantar 70 conselheiros para ajuda-lo em seu ministério.
Como deve ter diminuído as cargas!
Seu sogro estava ensinado a ele, algo que está registrado em Gálatas 6-2 - "Levai as cargas uns dos outros". Magnifica coisa ensinada por aquele homem, ao servo de Deus.

Líderes Solitários

Nas igrejas ensinam a auto-suficiência. Pastores sem amigos, líderes sem amigos, irmãos e irmãs sem amigos.
Na verdade, isto faz com que os irmãos sofram pressões maiores. Como diria meu Pstor, somos todos humanos, temos sentimentos e fraquezas humanas e devemos encara-las com firmeza, mas em muitas vezes partilha-las.
Se observarmos, há uma grande gama de informações ao ministério de Timóteo nas Castas Pessoais enviada a ele pelo Apóstolo Paulo - Paulo que se via como Pai na fé deste e que ensinou-lhe muito.
Ainda há uma carta pessoal ao apóstolo Tito.
Estas cartas tinham um tom pessoal sim, mas está cheia de orientações ao ministério tanto de Timóteo, quanto de Tito.Paulo, em algums de suas cartas, afirma que um discípulo ou outro, preferiram permanecer mais um pouco com ele. E porque faziam isto, para auxilia-lo no seu ministério e por amizade.
A Bíblia não condena a amizade, pelo contrário, exite uma afirmação magnífica sobre ela, onde se lê que exitem amigos mais chegados que o irmão! (Provérbios 18-24).

Existe na Bíblia exemplos maravilhosos de amizade.
Abraão e Ló - Ló foi salvo da escravidão por esta amizade
Davi e Jônatas - Davi mteve sua vida salva pelo amigo e, mais tarde, retribui trazendo seu filho do exílio político ao qual foi imposto pela ocasião da morte de seu pai e avô.
Jetro e Moisés - que ajudou no ministério de Moisés.
Rute e Noemi - que mudou a história da primeira, já que esta por sua fidelidade à sogra, foi abençoada vindo a fazer parte da genealogia de Jesus.
Elias e Eliseu - que de amigs passou a sucessor, mesmo que desde a chamada tenha sido chamado para este propósito.
Paulo, Timóteo, Tito e outros.
Lucas, o médico amado, exerceu seu ministério praticamente em função de Paulo, como amigo, escrivão e médico.
Cada amizade desta trouxe um benefício aos envolvidos.

A amizade procurando um benefício ao ministério, seja ele pessoal ou coletivo, é incentivada em I Tessalonicences que diz: Irmãos, recebei com amor os que trabalham entre vós, como ministros do Senhos e vos admoestam, e os recebais em amor e máxima consideração, por causa do trabalho que exercem.
NA linguagem empresarial hoje é usado um termo inglês para este tipo de assunto, o feedback. Que nada mais é de conversar sobre erros e acertos de um projeto,programa ou outro trabalho feito de forma individual ou em equipe. Estamos precisando aprender a fazer a fazer este realinhamento de idéias, o tal feedback, para que possamos andar cada vez melhor e possamos  cumprir melhor II Timóteo 2-15, que diz: Procura apresentar-te a Deus, aprovado como obreiro, que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade.
Valendo-se destes fatos, que cada líder seja responsável sim por seu ministério, mas que saiba dividir as cargas, para que possa exercer seu nministério com amor.
Que esta meditação sirva para você olhar para dentro de si mesmo e veja o que podes fazer para melhorar.
Ore mais, sim.
Leia mais a Bíblia, sim.
Procure ter mais intimidade com Deus sim.
Só que não esqueça, estamos no mundo ainda, e assim, ainda precisamos uns dos outros.
Fuja da síndrome do Super Man - que esconde sua fragilidade humana debaixo daquela capa azul.Como você pode perceber, ele não é um herói completo e você não será um líder completo, caso não aprenda viver de forma mais humana.
Deus não está chamando Super Heróis para exercer ministério na terra. Ele chamou homens comuns para serem pescadores de homens comuns.
Pense bem.

Salmo 46 - O salmo do consolo divino. Descanse no Senhor

Deus esta no controle.
Confie!
Salmos 46
 [cântico sobre Alamote, para o músico-mor entre os filhos de Coré]
 Na hora da dor Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro presente e se você crê de fato assim,  porque te consome o coração com esta angústia?

Porque temes quando terra se abala debaixo de seus pés?
Porque perturba tua alma com  as águas que rugem apenas para te pertubarem?

Esquecestes do  rio que alegram a cidade de Deus, onde habita o Altíssimo, que te protege?
.
Se Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã, já que tem prometido que o choro pode durar uma noite apenas.

Podem os gentios se embraveceram; os reinos do mundo se levantarem contra você; Ele levantará a sua voz e a terra se derreterá.

Descanse no Senhor, a dor
 vai passar.
Ele prometeu estar conosco até que se consuma os séculos. Ele que é para sempre o SENHOR dos Exércitos.

Olhe comn atenção as obras do SENHOR; e as que que se operam  na terra!

Ele, no entanto, faz cessar as guerras de um lado a outro. Sua força quebra o arco e corta a lança; e seu Poder queima os carros no fogo.
Então aquiete seu coração e saiba que Ele é Deus. E que seu nome será  exaltado entre os gentios e sobre a terra.

Creia e diga para seu medo escutar: O SENHOR dos Exércitos está comigo; o Deus de Jacó é o meu refúgio. (Selá.)


Salmo 46 em poucas Palavras

Elisabeth

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter