Translate / Traduza

sábado, 11 de junho de 2011

Pela Palavra do Profeta - Honra oas desprezados



A palavra do Profeta.

Para honrar a Palavra de um homem de Deus, até os mais desprezados alcançam honra.

II Reis 7
A lepra, por ser uma doença degenerativa,
fazia com que seu portador  vivesse
sempre à amrgem da Sociedade
de então.
Este profeta é o mesmo que antes descobriu as estratégias do rei da Síria (cap.6-22). Quando o exército inimigo invadiu sua casa,  ficaram cegos e foram levados à presença do rei de Israel, que sob a  orietação do profeta, alimentou-os e os enviou de volta em paz. Com esta estratégia do profeta, o rei de Israel conseguiu fazer  a paz entre estas duas nações.Esta atitude extinguiu ali a lei do mal com mal (Salmo 37-3). Assim, durante aquele tempo, não houve guerra entre os dois países.

Durante estes dias, Israel estava de novo afastado do Senhor.fazendo sua própria vontade e criando sua própria forma de adoração, que era direcionada à outros deuses.E quando o povo desobedece, deixa de entender que as coias só acontecem no tempo de Deus.

Nestes momentos de desobediência, muitas vezes Deus envia algo novo para fazer com que o povo volte à crer em Deus. A História de Israel está cheia destas experiências, desde seu início. Deus chamou diversos homens e até mulheres para fazer a diferença em momentos assim. Juízes, Profetas e até  Reis, que fizeram Israel voltar à fé.

Quando a Fé em Deus é questionada, Deus levanta Profeta a fazer algo para que haja renovação.

E quando o Profeta é perseguido por falar a verdade, Deus entra em ação em sua defesa.

Naqueles dias, Israel estava passando por uma fome tão grande, que as mães estavam  matando os seus filhos, muitas pessóas estavam comendo o que achavam pela frente, mesmo que não fosse alimento.

Crendo na Palavra – Quando o Homem de Deus fala, deve ser temido

Quando Deus envia a Palavra, ela causa efeitos. Neste caso os resultados foram:

  • Livra o Profeta da morte,
  • Alimenta o povo,
  • Restaura a Fé,
  • Os desprezados são honrados,
  • E,  quem não crer perece.


Por não quererem morrer de fome, os 4 leprosos acabaram
por trazer alimento, leiberdade e fartura para
o povo de Samaria.

Isto tudo porque a vitória é para os que creem e obedecem a Deus.E embora o povo não temessem ao Senhor, o profeta em quesrão tinha uma comunhão com Deus inquetionável.  Assim, mesmo não havendo fé da parte de todos os que ouviram a Palavra, ela se cumpriu.

Quando o rei de Israel, revoltado foi ao encontro do Profeta Eliseu, para extermina-lo, este disse que o Senhor mandaria víveres no outro dia , de modo que o alimento seria vendido na esquina por qualquer preço. No nosso modo de dizer, a preço de banana. Um dos homens, o capitão em cujo o braço rei se apoiava, duvivou. O profeta lhe disse que ele veria, mas não comeria.
Naquele mesmo dia, ao anoitecer, 4 leprosos, que vivam foram da cidade, decidiram que não morreriam de fome.
Em Samaria não havia alimento, então se os de dentro da cidade não se alimentavam, imagine eles que vivam da solidariedade dos outros?

Então eles decidiram que iriam pedir alimento no acampamento dos sírios. Determinados, decidiram que de fome não morreriam. Foram para  lá, decididos em seus corações  que se os sírios não lhes dessem alimento, os mataria e assim  acabaria de vez com o sofrimento deles.

Esta determinação acabou por torna-los os 4 mensageiros da bonança. Assim eles foram de volta à Samaria com a notícia que faria cumprir a Palvra de Deus, que fora dada pelo profeta ao rei.

Aquele povo acreditava que a lepra era adquirida por:

  • Maledicência – Miriam adquiriu ao por em questão a comunhão entre Deus e  Moisés;
  • Desobediência aos líderes – Geasi mentiu ao profeta e ficou leproso
  • Castigo de Deus


Por este motivo, eles eras desprezados, pela Lei les eram obrigados a andar pelas ruas aos berros, dizendo-se imundos, pois não podiam ter contato com as pessoas saudáveis..

Só que agora a situação era diferente.Aqueles que antes eram desprezados são recebidos com glória ao trazerem uma notícia que além de alimento, trouxe mais riquezas para a cidade, pois os sírios ao deixarem o arraial, deixaram para trás também, seus cavalos, suas riquezas e despojos de outros saques e, claro, alimento.

Com a fuga dos sírios, Samaria, que estava até então sitiada, tinha livre acesso ao mundo.

Quão doces são as tuas palavras ao meu
paladar! Mais que o mel à minha
boca. (Salomos 119 - 103)
Aqueles que ninguém dfava nada por eles, foram os que trouxeram a alegria


Fome do Espírito e da Palavra

Éramos os leprosos de então, nossas vidas estavam lançadas ao mundo, fora das Cidades Santas, longe do lugar de adoração.
Hoje somos os mensageiros das Boas Novas. O Evangelho hoje é a Palavra que trás o alimento necessário aos mundo.

Fica aqui o lembrete de outro rei, este Josafá, que disse algo maravilhoso: “ Crede no Senhor, vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperareis.” II Cronicas 20 -20

Devemos ouvir este conselho e segui-lo.
Aleluia!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter