Translate / Traduza

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Homens Imperfeitos - Vasos que, mesmo imperfeitos, cumpre sua função

Na estrada, no lado que seguia
o pote quebrado, se formara um
caminho florido, cheio de
vida e cores.
Quando observamos as pessoas ao nosso lado, constantemente nos deparamos com uma situação comum ao Senhor Jesus, quando esteve aqui na terra:
Os comentários e maus pensamentos.
Os falatórios estiveram presentes em diversas histórias ministeriais. Miriam, a profetiza, uma mulher de atitude e extremamente fiel a Deus, em um momento de fraqueza, levantou-se contra Moisés, o libertador de Israel. E ainda levou consigo seu irmão, o sacerdote Arão. OS apóstolos Pedro e Paulo, chegaram certa vez à  vias de fato, isto por causa de comentários.
O próprio Jesus, como foi dito antes,passava por esta situação sempre. OS farisesu, os escribas e muitas vezes os próprios discípulos costumavam  questionar em palavras ou pensamentos suas atitudes ministeriais.
Diferente de Jesus, nós não temos a capacidade ler os segredos do coração do próximo.


Isto para mim é na verdade uma grande vantagem, afinal a gente sofre com a opinião das pessoas e, opinião dá para contestar, pensamento não.

As pessoas costumam criticar aos outras por suas atividades. Seu irmão faz algo na igreja, por exemplo, as pessoas falam porque acreditam que ele faz para se aparecer.
Se a pessoa não faz, é criticada porque não fez.
Se faz de seu jeito, é criticada pela inabilidade. porque não faz direito, ou não faz da forma que as pessoas esperam que sejam feita.

Certo é que devemos fazer para o Senhor, o nosso possível. A Bíblia nos ensina que "tudo o que vier às nossas mãos para fazer, devemos  fazer conforme a nossa força". Eclesiastes 9-10
Não importa o que vamos fazer, fazendo certo e se alguém resolve falar algo, devemos nos lembrar que o dono da obra é o Senhor e Ele não questiona o que estamos fazendo. Ele espera que seja o nosso melhor.

Devemos cumprir nossas funções, mesmo que não fossemos chamados para estas. Não é porque sou cantor que não posso limpar o banheiro da Igreja.

Sou pregador, não vou limpar os bancos, as plantas da igreja que apodreçam por falta de água. NAda de manutenção para o prédio da Casa do Senhor, porque sou obreiro e não vou contaminar minha smãos com trabalhos insignificantes.

Deus não está interessado em pessoas que façam o que é esperado, está  esperando que os seus servos façam o que formelhor. Não só para o bem estar da igreja en quanto estrutra,  mas pelas pessoas que comparecem a igreja, ou mesmo aquelas que não interessadas em ser-lhe fiel.
Deus espera que amemos uns aos outros, que façamos algo para alcançar muito mais que o coração de alguém para Deus.

O Senhor espera que façamos nascer nos corações das outras pessoas, mais que o desejo de servirem a Deus. Espera que façamos nascer nos corações o amor e a paz.
Isto é levarmos uns as cargas dos outros em amor. (Gálatas 6-2)
E devemos sempre fazer mais do que se espera de nós, devemos viver
Ao exercermos nosso ministério, sejamos obedientes a determinação escrita em Filipenses (2-3)  que adverte que não devemos fazer nada por partidarismo, antes devemos considerar uns aos outros superiores à nós mesmos.


Paulo nos adverte algo sobre nossos ministérios individuais: Temos,porem,esse tesouro em vasos de barro,para que a exceleciência do poder seja de Deus e não de nos.Em tudo somos atribulados,mas não angustiados;perplexos, mas não desanimados;Perseguidos, mas não desamparados;abatidos, mas não destruidos [2 Corintios 4:7-9]
.
Devemos sempre nos lembrar de fazer tudo, sem murmuração  e sem contendas. Esta outra observação, de Paulo também, ainda em Filipenses (2-14), nos faz pensar que não interessa o que vamos fazer, mas como vamos fazer. Se é sem murmuração e sem contenda, então façamos apenas para o dono da obra, a quem um dia prestaremos conta de nosso trabalho.



Isto me faz lembrar da ilustração do vaso quebrado.
O pote rachado
Defeito ou qualidade?
 Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade. 
Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações.  Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.  
Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:  
- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas. 
- Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote. 
O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:
- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.  
De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote: 
- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho??? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava??? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.


Em resumo:
Para fechar estas considerações , devemos nos lembrar de uma observação do Senhor Jesus, na Parábola dos Talentos:, em Mateus 25- 23, sobre o servo fiel: Muito bem , servo bom e fiel, foste fiel no pouco, no muito te colocarei.
Que o Senhor Jesus um dia nos diga isto, pois apesar de sermos vaos imperfeitos, podemos executar nosso trabalho da melhor forma possível, para honra e glória de nosso Senhor.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter