Translate / Traduza

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Perigo da Opinião Popular - Quando a voz do povo não é a voz de Deus.

Os perigos do orgulho e da opinião alheia



Rei Saul.
Quando vivemos pela opinião dos
outros nos tornamos inseguro e imaturos,
podendo desenvolver atá um caso grave de depressão .
Quando se inicia a História Monarquica de Israel, observarmos que desde aí  houve uma rebeldia contra a vontade Deus. Afinal, está regsitrado em I Samuel 8 -19 que " o povo não atendeu à voz de  Samuel e disse: Não, Mas teremos um rei" mesmo depois que o Profeta entregou a Palavra que dizia que o povo sofreria as consequências do pedido deste povo.


Saul parecia perceber a importância deste desejo do povo e valorizava mais opinião destes que a voz de Deus.


O poder subiu de imediato à cabeça de Saul de uma forma espantosa. Veja suas características antes de tomar posse do Trono de Israel:

  • Capacidade de ouvir - O jovem que o acompanhava lembrou-lhe que havia um profeta ali e este poderia ajuda-los em seu objetivo. (6)
  • Capacidader de ir além da meta - Ao ouvir a sugestão de seu companheiro, aceitou - a de pronto. (6).
  •  Respeitava o Homem de Deus e sua posiçaõ - No verso 7, Saul lembra ao seu companheiro que nãoe ra costume ir ao Profeta sem levar - lhe um presente. Dando mostra assim de respeito ao que era  Santo.
  • Sensível` á presença do Espírito de Deus - Ao passar pelos profetas, Saul profetizou (cap. 10 - 11)
Este mesmo Saul, depois da posse do trono, se tornou omisso para as coisas santas, afinal temendo a opinião alheia ele:
  • Fez um voto absurdo, que quase dá cabo da vida de seu filho Jônatas, 
  • Persegue seu genro Davi por anos a fio,
  • Desobedece ao homem de Deus, mantendo vivo  a Agague, rei do amalequitas,
  • Culpou ao povo pela posse dos despojos, alegando que mantivera a vida dos animais para que fossem servidos por  holocausto ao Senhor.
  • Declarou seu temor ao homem, não importando em obedecer a Palavra do Senhor.
  • Por inveja ao jovem Davi, ele planejou a morte deste, pelas mãos dos filisteus. Para isto, deu-lhe a filha prometida à outro e, pedindo como prenda ou dote por outra filha, a vida de 100 filisteus.
  • Para obter vitória, ao final, contra os filisteus, abandona os profetas e vai ter com uma necromante, mas uma vez desobedecendo as ordens do Senhor.

Deus, através da vida de Samuel, comunica a Saul que ele foi rejeitado, que o trono estava sendo tirado dele, mesmo assim, ele ainda está preocupado com a opinião dos anciãos de israel, em sua ansia, tocou o Profeta com tamanha força, que acabou por rasgar-lhe as vestes..

Seguir a voz da multidão leva à morte. Devemos fugir
das reuniões onde se declara o amor ao ego.
Saul era um líder muito inclinado a ouvir a opinião alheia, o que pode ser observado em suas palavras ao Profeta Samuel: “tenho traspassado o dito do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz” (I Samuel 15.24)


Quando o orgulho prevalece


Há notícia de outro rei que também esperava a aprovação do povo e que ao alcança - la, por não agradecer ao Senhor, dando - lhe glórias, morreu. Herodes aparece no livro de Atos (12 - 23). Este foi consumido por seu próprio orgulho.


Quando o orgulho não prevalece


Nabucodonosor, em Daniel 4, affirma que quase pereceu prque também não deu glórias a Deus. A difrença entre os reis anteriores e Nabucodonosor se dá porque este reconhece sua falibilidade e eleva seus louvores ao Senhor, sendo liberto até da loucura que o acometeu por ter negado a adoração ao Senhor Jeová (37).




Em toda esta situação apresentada sobre a vida de Saul, vale lembrar os ensinamentos do rei Josafá, que mais na frente, na História dos hebreus, que disse: "Crede  no Senhor, vosso Deus e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperarei" ( II Crônicas 20 - 20) e mais além ele continua ensinando: "Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre".


Davi, um homem segundo o coração de Deus.
Foi por isto e tudo o mais que Saul fez, que o Senhor chamou a Davi. E porque Davi agradou ao Senhor em suas atitudes, que foram diferentes das de Saul, o Senhor deu testemunho de Davi: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. (Atos 13 - 22)

Que possamos analisar todos estes comportamentos e fazermos o nosso melhor, humilhando-nos, pedidno perdão e adorando sempre ao Senhor, para que um dia sejamos considerados por Ele, como Davi o foi.
Davi viveu intensamente sua vida. Fez tudo o que quis, mas sempre soube o momento de se arrepender, sempre assumiu suas responsabilidades e jamais  acusou outro por seus atos, antes assumindo só atitudes que poderia dividir  com outrem.
E  foi por isto que  Davia alcançou o coração do Senhor.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter