Translate / Traduza

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Joio e Trigo - Não quer ver joio, semea mais trigo.

Joio e Trigo


Mateus 13 – 24 a 30 – 36 a 46




Joio e Trigo, semenstes parecidas, brotos iguais,
a diferença só aparece quando cresce e
o grão aparece.
Agora Jesus ensina seus discípulos mais uma vez por meio de uma parábola. Desta feita, fala do dono de um campo que semeou em seu campo o trigo. O tempo passou e nasceu também o joio, os seus servos perceberam isto e colocaram-se à disposição de seu senhor para arrancar o joio. Não entanto, o joio nasceu junto ao trigo e arranca-lo seria por em risco a plantação de trigo.
O dono desta plantação é o próprio Senhor Jesus, esclarecimento feito na explicação da parábola e por isto Deus não pode ser culpado pelo joio, não foi Ele quem semeou.Diz a Parábola que o que semeou o joio, veio no meio da noite. Usou de má fé.


Nos confundimos os erros das pessoas, atribuímos estes erros à Deus, afinal é normal mesmo culparmos Deus pelos nossos próprios erros e não faríamos pelo dos outros? Não nos preocupamos com os efeitos de nossas críticas nas pessoas e nem quanto de trigo vamos atingir ao atacarmos as atitudes de alguém que julgamos ser joio.


Quem plantou o joio foi satanás.




O que semeou o joio aproveitou-se do
momento de descanso do dono
docampo de trigo
Na parábola não foi o dono da Plantação quem semeou o joio. O joio não é responsabilidade de quem plantou o trigo. Agora ele vai crescer ali, junto do trigo, mas um dia será tirado Só que na vida, o joio e o trigo é o homem, e Deus é misericódia. Com Deus o assunto é diferente, por isto aonde existe o joio, existe a graça de Deus.


A virtude está em semear e não arrancar.


Sempre é mais fácil destruir o que está feito e com aplantação não foi diferente. Para arrancar, conta conosco
A parábola mostra que na hora da semeadura os servos estavam dormindo, mas na hora de arrancar eles estavam despertos, porque na hora de arrancar todo mundo esta pronto.
Sim, infelizmente, na hora de arrancar estamos pronto, afinal não fomos nós quem semeamos, então não nos importamos com o trigo que for arrancado durante o processo letal de retirarmos o joio.


Jesus, nesta parábola, nos ensina que para ver os defeitos earrancar os brotos recém germinados não precisa de muita virtude, afinal, na hora de atirar pedras, conta comigo!
Jesus é o dono da Plantação e na hora de semear, Ele estava sozinho
Em tudo isto fica claro que criticar é fácil, porém não há virtude nisto. A não virtude está em criticar, mas em fazer. Só que,infelizmente,quando alguém tenta fazer, os outros criticam.


Prontos para ser colhido.
Há em nosso meio 3 tipos de irmãos:


1 – Os que fazem – Que continuem fazendo.
2– Os que não fazem nada – É hora de fazer. O campo é grande, vamos semear.
3 – Os que criticam os que fazem – Estes que saiam da frente, pois pedras vão rolar.



  • Se você não quer ver joio, semeie mais trigo.
  • Alimente seu espírito com o Espírito Santo e cresça, quando o trigo cresce saudável, ele sufoca o joio.
  • Jesus nos ensinou a compaixão: somos chamados para amar.
  • Antes de dar um jeito, afofa a terra, prepare a terra para plantar trigo.
  • Jesus pede que tenhamos misericórdia com o joio até o último dia. Isto quer dizer que Ele espera que haja uma mudança na situação até o final. Nesta colheita só será destruído aquele que não mudou sua estrutura, não deixou de ser joio, porque aqui existe esta possibilidade, através da Graça de Deus, há transformação de joio em trigo.
  • Deus teve misericórdia de mim – então pense que em sua misericórdia alcançará toda semente semeada, não importando qual semente, mas se for alcançada por esta misericórdia tudo será diferente.


Para os semeadores de hoje, vale lembrar, não quer colher joio, planta mais trigo.


Pastor Sérgio Silveira

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter