Translate / Traduza

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Amor - uma dívida para toda a vida.

Amor, uma dívida eterna.

Romanos 12: 9 ao 21


O amor, que deve ser sem hipocrisia, nos faz apegar-se ao que é bom. O importante deste é que apegar-se ao que é bom é uma DECISÃO nossa. Um ato inteligente, consciente. Isto quer dizer que tudo isto é uma ATITUDE de quem ama. E se é atitude é consciente, já que nossos atos em sua maioria necessitam de uma decisão consciente.

Quem ama não fere o ser amado. Assim sendo, quando Jesus resumiu os 10 mandamentos a dois únicos, na verdade estava fazendo o inverso, já que quem ama cumpre os demais mandamentos por opção, já que não trai, não mata, não cobiça o alheio, tendo como seu a pessoa a quem ama e por este motivo deseja preservar-lhe a vida e os bens.

Quando observamos estas indicações e as comparamos a toda a Palavra de Deus, notamos que na verdade o Senhor quer realmente a nossa felicidade. Isto porque a Medicina atribúi doenças como o câncer e outros tumores malignos à traumas devido ao rancor, ódio e mágoa em excesso, acumuladas por anos pelos pacientes que apresentam estas enfermidades.

No versículo 15, apóstolo pede que nos alegremos com os que se alegram e que choremos com os que choram.  Sermos parceiros de nossos irmãos em todos os momentos, respeitando-lhes os sentimentos.

A Lei de Talião, antiga mais muito comentada até o dia de hoje, diz: Olho por olho, dente por dente. Até a Lei Mosaica determina também que se um homem ferir outro, deve ser ferido da mesma forma. O escritor do Livro de Romanos, no versículo 17, ensina diferente ao dizer: 'A ninguém torneis mal por mal'.

Em Romanos 13-8 o apóstolo nos ensiana a jamais dever nada a alguém, exceto o amor.

Em suma, devemos saber que o amor é sofredor. é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá...
(ICoríntios 13 - 4 a 8)

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter