Translate / Traduza

sábado, 16 de julho de 2011

A visita do Pastor - Brasa só é brasa quando esta no altar

Quando nos afastamos do fogo, o calor se afasta de nós e de brasas vivas, passamos a inútil carvão.Assim como a brasa precisa do fogo para permanecer acesa, precisamos de cultuarmo unidos para mantermos acesos nossos corações em Deus.Afinal, o fogo deve arder continuamente no altar e não afastado deste...         
Hebreus 10-25
"Não deixemos de congregar-nos como é costume de alguns, antes, façamos admoestações e tanto mais quando vedes que o Dia se aproxima"

           Em uma igreja congregava um irmão fervoroso. Sua presença era constante nos cultos de oração, Escola Bíblicas e demais reuniões da Igreja. Era um árduo colaborador das Evangelizações e  Grupos de Assistência e de Visitas. Por seu desempenho , era um cristão honrado e querido pelos demais. todos sabiam que se podia contar com ele para tudo nas atividades da Igreja.
          Um dia, no entanto, sem prévio aviso, aquele irmão simplesmente desistiu de ir à Igreja. Todos os irmãos ficaram preocupados. Vários irmãos , de forma isoladas, foram visita-lo por diversas vezes, os grupos de visita também foram ao encintro deste, mas nada conseguiam fazer. Ninguém conseguia demove-lo da  sua vontade férrea de permanecer afastado.
        O inverno foi apertando aos poucos e a visitas à sua casa rareavam agora, dado o excesso de frio e  neve tão comuns ao inverno local. As últimas notícias que  sempre chegava aos ouvidos do Pastor era  de que ele  apesar de receber  bem os que  se aproximavam dele, dizia aos que o visitava que nada poderiam fazer para que ele retornasse ao seio da Igreja.
        Em determinado dia, quando o frio era cortante e ninguém em sã consciência  cogitava  a idéia de sair de casa, o Pastor olhou por sua janela e ao ver aquela neve toda, determinou que este era o dia que visitaria o irmão afastado.
        Quando o Pastor chegou aquela casa, tremendo de frio, percebeu de chofre que de fato o melhor era entrar e sair calado daquela casa, pois o semblante do dono da casa não lhe permitia mesmo falar algo favorável aos seus planos de ajudar o irmão voltar à Igreja.
        O dono da casa, apesar do semblante de poucos amigos, providenciou ao pastor gelado um chocolate quente e puxou mais uma cadeira confortável para perto da lareira, que era onde estivera sentado nas horas que antecederam a inesperada e  incomoda visita.
       O  Pastor, sentou-se ali e,  em silêncio permaneceu em uma oração, sem saber como se dirigir ao dono da casa. Os olhos do Pastor, por falta de opção, repousava sobre as chamas do fogo da  lareira. De  repente, ali,  no meio das brasas, o Pastor percebeu uma grande acha de madeira, bonita, totalmente em brasa, que chamava  a atenção. O Pastor  pegou o afastador de  brasas e  afastou aquela brasa linda e acesa.Colocando -a  o mais afastado possível do fogo.
       A  brasa bonita e acesa, brilhou  magnífica por alguns minutos, parecendo criar um novo fogo, mas aos poucos foi se apagando até se extinguir por completo. Então aquela acha antes acesa, era agora uma madeira mal queimada e sem vida ou cor, afastada do fogo.
       O Pastor olhou para ela alguns minutos e, tomando mais uma vez o afastador da mão do anfitrião, recolocou a acha no fogo. Aos poucos  e timidamente ela foi se aquecendo e voltou a ser uma brasa viva e brilhante como as demais, que ainda continuavam no fogo.
       Algum tempo depois, agradecendo a hospedagem, o Pastor levantou-se calado, despediu-se daquela família e foi saindo. Sem falar nada, uma única palavra sobre o afastamento do dono da casa..
      Ao acompanhar o Pastor  até a porta, o dono da casa lhe disse emocionado:
     - Obrigado Pastor pelo belo e eloquente sermão. No próximo Culto, eu e minha família estaremos com cultuando na Igreja. Vá com Deus Pastor.

                                             *******************************

      Pode parecer que as coisas estejam perdidas. Elas estavam parra a  viúva de Naim, quando ela encontrou-se com o Senhor Jesus.
      Como diz a canção do Alceu Pires, era um encontro de duas multidões, uma que representava a vida e outra que trazia a morte. Por certo as pessoas já tinham dito aquela mulher que  "O Senhor sabe de todas as coisas",  que "Deus sabe o que faz" e todas aquelas frases comuns aos momentos de dor, que insistem em sair de nossos lábios, quando a gente não tem nada para falar.
      Jesus tinha mais que palavras, Ele tinha uma atitude de vida. Jesus nos ensina a proveitar as oportunidades. Ele fez com que parasse o enterro Isto é um absurdo, afinal a dor daquela mulher já era suficientemente grande para ainda ter alguém a zombar. Sim, aquilo poderia ser tomado por zombaria, por falta de respeito e por mais meia dúzia de denominações  e atitudes. Jesus não se estendeu em um sermão para que as pessoas ali fossem tocadas, Ele não se preocupou em tocar os sentimentos daquelas duas multidões. Não. Ele simplesmente tocou o esquife. E o morto levantou.
      Muitas vezes deixamos passar grandes oportunidades de fazer a obra, só por que estávamos preocupados em esperar um momento oportuno para agirmos e fazermos o que é necessário.
     Aquele sábio Pastor soube aproveitar o momento da forma que se apresentou. Ele aprendeu com o Senhor Jesus que usava de um meio simples para  evangelizar, como as Parábolas, que de forma simples, transmitia toda a sua mensagem.
     Aquela brasa foi uma mensagem útil aquele homem. Aquele Pastor soube o momento certo de agir. Usado por Deus, ele mostrou ao homem que devemos estar ligados ao Corpo para  estarmos vivos.
     Um corpo mal alimentado, que não recebe a oxigenação sanguínea, falece aos poucos, principalmente as extremidades, tais como dedos, orelha, nariz e outros. Você tem que lembrar que o sangue precisa circular e esta circulação só pode acontecer mediante a absorção da Paalavra. Na casa de Deus, na Igreja, é que  ouvimos a Palavra e aprendemos a colocar em prática.
    No Velho Testamento havia todo um ritual para que ofogo continuasse aceso. Pela manhã se afastrava as cinzas, limpando assim o altar, recolocava as lenhas novas e limpas e  refazia o fogo.
    Devemos retirar nossas cinzas, aquelas poeiras que são as muitas mágoas que são geradas pela má interpretação que temos das atitudes das pessoas, a lenha é nosso coração, que deve estar limpo, seco  e pronto para ser queimado na presença do Senhor e o Fogo do Altar é a Unção de Deus que vem à nossas vidas pela ação do Espírito Santo. Só que esta ação só será possível se estivermos juntos do altar.
      Não nos afastemos do Fogo.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter