Translate / Traduza

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Acepção de Pessoas, Bullying e Deus - Quando a noite acaba...

Acepção de Pessoas

           Deus criou todas as pessoas. Fez com que as pessoas fossem iguais a si.Tanto que ele disse "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança" (Gênesis 1-26). Sendo assim, sendo todos iguais, por que muitos homens matam uns aos outros pelas suas diferenças? Diferenças de opinião, de religião, de pensamentos políticos ou de cor da pele.
         Hoje as pessoas falam de Bullying em todas as conversas e em todos os lugares e o assunto já desfila em alguns sermões. No entanto o que podemos falar sobre o assunto, nós, os cristãos? Bem, este é um problema conhecido pelos cristãos por anos, embora hoje seja moda ser gospel, como já dito em mensagem de nosso Pastor,  aqui postada.

Atos 10 - 34 - Então falou Pedro dizendo: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.

         Jesus curou a diversas pessoas, de diversas nacionalidades, pelo que nos conta a Bíblia, existem passagens muito bonitas e interessantes sobre isto.
        Quem faz acepção de pessoas são as pessoas, mesmo as que aconteceram e foram relatadas pela própria Bíblia.
  • Jonas - resistiu pregar em Nínive. Ele sabia que Deus em sua misericórdia, salvaria o povo daquela nação estrangeira. Preferiu fugir, embarcando em um návio que ia em outra direção. Ele admite depois (4-11), que fugira por saber que ele diria que o povo seria destruído, mas este não seria, pois Deus faria algo diferente se o povo se arrependesse. E foi isto que aconteceu.
  • Pedro, quando enviado à casa de Cornélio, só foi porque o Senhor o comunicara em sonhos. O povo de então  considerava os romanos e demais povos, imundos.
      Já Deus não faz acepção, Ele salvou e fez grandes coisas a favor de estrangeiros:
  • Tamar, uma cananéia, foi agraciada em dar continuidade da nação de  Israel, ao forçar de forma inteligente, um meio de ter um filho (Gênesis 38). 
  • Raabe, uma estrangeira, ao defender os espias de Israel, recebeu de Josué o benefício de viver entre o povo. Ela conseguiu ali direitos iguais aquele povo, e tanto que ela desfila na Genealogia de Jesus, ela foi mãe de Boaz (S.Mateus 1-5)
  • Rute, uma moabita, também alcançou descanso e guarida em Israel, depois de casar-se com Boaz. Também passou a fazer parte da Genealogia de nosso Senhor.
  • E muitos outros personagens bíblicos estão relacionadas a situações desagradáveis. Bateseba, que adulterou com Davi, em uma época em que alguns povos apedrejavam pessoas que faziam estas práticas, fez parte da Genealogia de Jesus, Antes, Jetro, o sogro de Moisés, aconselhou-lhe e foi honrado com a obediência deste e etc.
        Deus não  faz acepção de pessoas. Que fique claro isto. São os homens que agem assim. Muitas pessoas dizem que Deus apoia estas práticas. já que ensinou a seu povo a evitar casamento com pessoas de outras nacionalidades, a seguir algumas pessoas. Sim, porque as pessoas que gostam de criticar a Deus, conhecem bem a Bíblia, conhecem melhor que muitos cristaos. O diabo antes disto já tentou demover o Senhor Jesus de seu ministério usando a Palavra, quando da tentação no deserto.
        Hoje, as pessoas usam a Bíblia para combater a Bíblia, utilizando versículos, vão contra o Senhor Deus.
         Ora, um pai aconselhar a um filho a evitar o mal é fazer  acepção de pessoas? Claro que não. Os antigos usam um adágio que serve a esta situação: "Quem se junta com porcos, farelo come". Não precisamos então ir à Bíblia para ensinar nossos filhos a não andar em companhias duvidosas.
       Aconselhar as pessoas a tomarem cuidado com suas amizades não é fazer acepão de pessoas e não é também incentivar um crime tão ridículo como o Bullying.
      Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para não sermos enganados pelas astúcias ardilosas do diabo e das pessos que se apresentam prontas a "defender a família". Não é necessário entraremos em discussões que não levarão a nada, mas termos embasamento bíblico faz com que a nossa própria fé não seja abalada, já que muitos estão tentando provar suas teorias utilizando a Bíblia para pautar suas opiniões.
     A ignorância é como a noite sem estrelas, faz os desatentos tropeçarem.
    Leiam este texto judeu que achei aqui e ilustra bem esta mensagem:


Um rabino reuniu seus alunos, e perguntou:

- Como é que sabemos o exato momento em que a noite acaba e o dia começa?

- Quando, à distância, somos capazes de distinguir uma ovelha de um cachorro – disse um menino.

O rabino não ficou contente com a resposta.

- Na verdade – disse outro aluno – sabemos que já é dia quando podemos distinguir, à distância, uma oliveira de uma figueira.

- Não é uma boa definição.

-Qual é a resposta, então? – perguntaram os garotos.

E o rabino disse:

- Quando um estrangeiro se aproxima, e nós o confundimos com o nosso irmão, este é o momento em que a noite acaba e o dia começa.”


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter