Translate / Traduza

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quando Deus intervem no deserto de sua vida






Moisés - sendo preparado no deserto

Pastor Sergio Carlos da Silveira
Exodo 20- 11 ao 15


  • Moisés perdeu tudo - Moisés era Princípe no Egíto. Filho adotivo da filha de faraó, autoridade maior daquele país, Moisés um dia, ao passear pelos arredores do  Palácio teve uma experiência amarga. Ali, frente a seus olhos, um egípcio espancava um hebreu.
Moisés, em defesa do hebreu, entrou em luta e acabou por dar cabo da vida do egípcio e enterrou seu corpo na areia. Sua proeza foi testemunhada de longe por um hebreu, que ao brigar com outro hebreu, sendo admoestado, lançou em rosto de Moisés a façanha do dia anterior.

Moisés atemorizado fugiu da presença de faraó e acabou indo em direção  ao deserto.
  • Deus se revela nas coisas simples.
 Moisés seguiu pelo deserto e acabou por se tornar pastor das ovelhas de seu sogro Jetro. Ali, ao levar o rebanho pelo campo avistou o fogo em uma sarça. Um fogo que não se apagava. Curioso ele se aproximou da sarça. foi um encontro memorável. O Senhor se revelou a Moisés e ali Deus entrega na mão de Moisés uma obra maior que ele.

Era Deus intervindo no deserto de Moisés...

  • Moisés se tornou o centro da vontade de Deus.
Muitas vezes estamos pedindo a Deus para estarmos no centro da sua vontade. Moisés, no entanto, fez melhor que nós, ele tormou-se o centro da vontade Deus. Tanto que em certa ocasião Deus disse que iria destruir o povo hebreu, por causa da desobediêncis deste e Moisés disse ao Senhor que riscasse seu nome do Livro da vida:Exodo 32-32 e 33  Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito Ele, Moisés, só disse estas palavras porque entendia o Projeto de Deus, as promessas feita a seus ancestrais era um copromisso do Senhor. Ele tinha tanta comunhão com Deus que tomava como seu, este compromisso.

  • Moisés tinha um projeto que só Deus podia realizar. Moises antes já se preocupara com o bem estar de seu povo, mas se ele no Palácio não podia  fazer nada, imagine longe, sem a identidade anterior. Ele se via limitado aquele rebanho e pasto.Fazer algo por seu povo já passara pela cabeça dele, mas nunca na dimensão que Deus estava  lhe mostrando.

  • Meus sonhos, irmãos, são maiores que a minha vida e quando eu morrer sei que eles vão continuar. É nisto que penso, é nisto que preciso pensar. E um sonho grande assim envolve percas, envolve escolhas difíceis de fazer, escolhe abrir mão de sonhos paralelos. Envolve abrir mão do que se quer agora, para obter um premio maior, chegar ao objetivo desejado.

  • Tem uma pergunta que você deve se fazer e é uma pergunta que me faço sempre: Deus, será que estou cumprindo o teu mandado? Esta é minha maior angústia e deveria ser a sua.
  • Deus muitas vezes fala e você se esconde, por isso muitas vezes se torna um crente frustrado. Você precisa dar mostra de que entende e ouve o Senhor. Caso contrário ficara sempre limitado, castrado, sentindo-se um eterno frustrado.

  • Muitas vezes dizemos que amamos a Jesus, mas no fundo, amamos o mundo. Não estamos  preocupados e manter nosso caminho, seguir adiante,abrimos mão de nosso compromisso com o Senhor,pois estamos olhando para um lado e outro. Moisés tirou as sandálias e falou com o Senhor e nós não tiramos nem nosso orgulho, entramos na presença de salto alto, não há o que nos faça humildes. Estamos nos envolvendo com o que perece, e esquecemos do principal: Jesus é o maior tesouro.


***************************************
A Sarça ("Seneh" em hebraico, origem do topônimo "Sinai") é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia, o mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema" . Esta árvore, também conhecida pelo nome de "Shittim", é citada na Bíblia várias vezes. Mais especificamente chama-se de "ardente" a Sarça quando parasitada pela planta Loranthus acaciae, cujos frutos e inflorescências avermelhados dão, de longe, a impressão de chamas sobre a Sarça.

 

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter