Translate / Traduza

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Considerações sobre um Sacrifício - Abraão sacrifício de Obediência

Genesis 22  - O sacrifício de Abraão




        Quando Abraão saiu de sua casa em direção ao Monte, não sabia ainda para onde ia.

        Antes disto, o ciúmes  de Sara já ocasionara a ausência de Ismael, levando tanto ele quanto Agar a viver no deserto.

        Logo depois destesb fatos, Abraão é chamado mais uma vez pelo Senhor, porém só ele ouve. Isto em si já é uma situação difícil.

        Abraão saiu de casa com o menino.Seguiu seu caminho, com seu filho Isaque, que estava agora com a idade aproximada de 16 anos. Caminhavam pelo deserto. De dia o sol escaldante de 50 graus, a noite fria, gelada e este cenário se mostrava frente aos seus olhos por 3 longos dias.
         Parada de Abraão

         No final de cada dia, Abraão, seu filho e seus servos deitavam-se à beira da fogueira, o coração do velho pai gemia.

         Penso sempre em quais pensamentos cruzavam a mente do velho Abraão:
  •  É o filho da Promessa – o Senhor disse que através dele eu teria tantos descendentes quanto as estrelas do céu...
  • Só me resta Isaque – Ismael já me foi tomado e o Senhor disse que estava no controle.

          Abraão recomeçava sua caminhada ao amanhecer, com ele levava o cutelo e o fogo, com Isaaque a lenha para o altar
          Em determinado momento o menino perguntou ao pai sobre o cordeiro, que faltava, e Abraão lhe respondeu: Deus Proverá para si o cordeiro.

          Abraão amava Isaque, mas amava mais a Deus.
          Quantos Isaque nos tem feito  perder a benção?
          Eu amo minha família, mas tenho que amar mais a Deus.
          Deus  vai pedir o que você mais ama para provar seu amor por Deus. Somos provados para saber até onde vai a nossa Fé, o nosso amor por Ele.

          Na hora da Provação Abraão podia até sentir seus temores. Afinal, aquela situação queria mostras uma única verdade: Já te tirei Ismael, agora quero teu Isaque.
          No momento da provação sempre aparecem as perguntas pertinentes ao ser humano:
  •  Davi – Porque Senhor esconde o seu rosto de mim?
  • João Batista – Vão até Ele e pergunte – lhe se é de fato o Messias ou temos que esperar outro. Lembre-se que João sabia dos Milagres operados por Jesus e, durante o Batismo do Messias, viu o Céu se abrir e ouviu a Voz de Deus, e, ainda, viu o Espírito Santo em forma de pomba.
          Uma coisa é contestar, outra é desistir. Abraão – creio eu – contestou, mas ele não desistiu de seu exercício da fé. Ele subiu crendo .Quando separaram-se dos seus servos, ele disse: “Aguardem aqui, nós iremos adorar, mas voltaremos”.

           Você pode ser provado por Deus – e pode ser aprovado.
           Você pode ser tentado pelo diabo – e resistir a ele, pois ele foge.
           Você não pode provar a Deus.         

          Quando somos provados, subimos o monte com o cutelo, o fogo e Isaque, mas sempre sem cordeiro e, lembre-se, sem derramamentod esangue, não há sacrifício.
          Deus esta te provando, em sua fé e você não esta entendendo nada. A gente pode até dizer: Eu não posso ir, mas vai, porque Ele vai te dar algo mais.

           Quando viu o altar pronto, o moço amarrado, o Senhor interviu.
           Agora sei o quanto ele me ama. Perdeu Agar e Ismael, e agora, vai abrir mão de Isaque. Pare!
           É para que amar minha família, mas este amor não pode impeir que eu caminhe na presença de Deus.
         O que não podemos esquecer nunca, é que quando Deus quer algo de nós, Ele tem mais para nos oferecer. Muitos não aceitam abrir mao de suas vidas por amor a Deus. Uns não querem ser pastores, obreiros e pregar o Evangelho, simplesmente porque não querem deixar a segurança de seus palácios.

         Deus era injusto? Não, Abraão, não pensou nisto. Ele não pensou, ele agiu.
         Na verdade, Deus estava dizendo, quero seu amor, e não, estou te tirando o filho da Promessa. Só que Deus te prova no que você tem mais medo de perder.
        O Evangelho muda a sua vida, só não te poupa de ser provado.  A  provação para o cristão quer dizer que você vai passar por ela, mas o que interessa é como você vai chegar lá na frente: melhor. 

         Pai  da Fé
 
         Abraão se tornou o Pai da Fé, porque obedeceu. Não existefé sem obediência. E Obediência era a maior qualidade de Abraão.

         Deus quer que você  entregue tudo, mas o seu tudo é a  obediência.
         Abraão não entregou seu filho, mas Jesus é o sacrifício de Deus. O sangue de Isaque não serviria ao propósito de salvação da Humanidade. Como fomos amados primeiro, Ele entregou sua vida e sangue por nós, I João 3 – 16 -  Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos (I João 3 -16).

        Você entregaria seu filho por pecadores? Deus entregou o Dele
        Ali, naquele monte, ao providenciar um cordeiro paraser sacrificado no lugar de Isaque, Deus mostrou a Abraão que seria necessário o sangue de um inocente para salvar o mundo.

       Aqueles tres dias de subida tem uma grande significado, remonta hoje, a morte de Jesus. Você se prende em sua dor momentânea e nãoconsegue mensurar o tamanho doamor de Deus.
      Sua mesquinhez e excesso de amor próprio, impede Deus de agir. O  que muitos buscam? Riqueza, restauração do lar, cura do cancêr, mas ninguém quer subir ao monte para desprender-se do Isaque.

      Quando viu o altar pronto e sobre ele, o moço amarrado, o Senhor disse: Agora conheço o teu coração, isto quer que no coração de Abraão o sentimento maior,  o que prevalecia, era o amor que ele tinha por  Deus. Agora te farei próspero. E de um filho, Deus fez uma nação.
      Muitos perderam a noção do verdadeiro tesouro, deixam que outras coisas ocupem o lugar de Deus em suas vidas, esquecem que a Palavra diz:  Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração" (Mt 6.21).
      Outros até sobem ao monte, mas recuam em frente ao altar.
      Muitas vezes a nossa benção esta retida por nossa falta de coragem.

      Quando Deus falou a Abraão que subisse o  monte e ali entregasse seu filhos, só ele ouviu, Sara não ouviu. É duro quando só nós ouvimos o que Deus nos fala, quando não podemos falar com ninguém sobre o que Ele nos falou.
       Você não ouviu o que Deus falou comigo, não sabe o que Deus pediu de mim.

        Samuel estava recolhido ao seu quarto quando foi chamado, por 3 vezes ele foi ao sacerdote Eli. O sacerdote entendeu que Desu cahamava Sameul, embora ele não estivesse ouvindo, mas assim mesmo, ele ensinouao menino, que dissesse: Eis-me aqui.
       Eli entedeu, explicou e foi só.
       Quando Samuel seguiu o conselho, que ouviu a voz de Deus, só ele soube  o que ia acontecer, só ele soube o peso do que aconteceria a casa de Eli. As vezes, Deus quer ter um particular contigo.
       Se Deus falou: Faça!
       Samuel era jovem, Eli,temeroso, pela manhã foi procura-lo, queria perguntar ao menino o que o Senhor lhe dissera. Tem coisa que Deus só conta com você.

       Você não é melhor que Deus

       A promessa era para a vida de Abraão. Se Deus tem compromisso contigo, Ele tem um particular só com algumas pessoas.
      Muitos fugiram deste compromisso, acabara no suicídio, na reclamação e maldição contra Deus, mas o crente fiel diz: Deus Proverá, Isaque. Basta que você coloque seu coração nos mesu Estatutos: Obedeça.
       Só eles ouviram – Samuel, Davi, Moisés. Miriam e Arão, com vocês eu falo pela nuvem de fogo, mas com meu servo Moisés, Eu falo face a face. Deus esta te chamando para um particular. Desprenda-se do material e Deus vai agir. Quando você firmar um propósito, a sua vida será transformada, e não só isto, também sua igreja, seu ministério e seu trabalho.

        "Você veio encontrar a Deus? Eu não. Eu venho  adorar a Deus com meus irmãos. Encontrei Jesus faz tempo e não abandonei mais. Venho com Jesus, ando com Jesus dia e noite".

       Se Deus tiver no meu casamento, emprego, lar, tudo muda, eu ten ho paz em mim, porque em Deus somos restaurados. O estresse é o mal do homem, diz hoje as pesquisa s sobre o comportamento humano.
        Piti todo mundo tem, sou carne, segura o rojão, mas Deus esta no controle, tudo vai passar, porque com Ele vem a calma para enfrentarmos as situações difíceis.


       Abraão, antes de tudo isto, seguia a Marduque ou Merodaque, deus pagão, mas quando ele ouviu a voz e ordem de Dues para deixar a sal casae parentela e seguir para uma outra terra, ele obedeceu cegamente. Deus  não precisa de seu ouro. Deus não tira, Deus te acrescenta, mas tem coisas que precisam sair. O que é maligno, pernicioso tem que sair. O processo de limpeza é doloroso. Muitos até questionaram, mas obedeceram.      

        Deus nos dá o direito de nos sentirmos inseguros. Ele respeitou a insegurança de João Batista, que na sua hora de dor, quando viu aproximar-se seus ultimos instantes, questionou a divindade de Jesus, mesmo vendo os seus milagres.

        É lícito que você questione, seja inseguro e, que, às vezes a incerteza te atormente, mas convêm que a sua fé permaneça. Se você permanecer firme, tudo vai passar. Uma hora a colcha de fuxico vai estar pronta.

          Não arraste Isaque, o seu amor por Deus tem que ser maior. Na caminhada pelo deserto, muitos desistem por causa dos outros,uns desistem porque recebem demais, outros porque recebem de menos. Porém há os que não desistem nunca.  Josué e Kalebe são exemplos de pessoas que permaneceram apesar do tempo.

Pastor Sergio Carlos da Silveira

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter