Filipenses 4 – 10 – A Prova​ção

Pastor Sergio Carlos da Silveira


As pessoas que se dizem cristãs tem o hábito de dizerem que não aceitam esta ou aquela prova.`Que se forem provadas de tal forma vai ter um particular com Deus, sugerindo ou deixando claro que vão colocar Jesus na parede.


Colocar Deus na parede? O livro de Jó fala exatamente sobre o tamanho de nosso Deus, pois esta escrito que Quanto ao Todo-Poderoso, não o podemos compreender; grande é em poder e justiça e pleno de retidão; a ninguém, pois, oprimir (37 – 23).


Paulo, o apóstolo Paulo, foi chamado para viver uma vida de acordo com a vontade Deus. Ele foi chamado para cumprir um propósito e desde o princípio, ele soube que sua caminhada na fé não seria fácil.


Em Filipenses 4 -10 em diante, a Bíblia fala das dificuldades enfrentadas por ele e da sua fé em jamais negar o amor do Senhor.
Isto nos prova que ninguém é tão especial que não passe por tribulação. Sim, mesmo estando próximos de Deus, passaremos por dificuldades.

Paulo sofreu demais, mas não reclamava, vivia firme no que cria: Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele (Filipenses 1 -29). Tem irmão que pensa que excesso de santidade é garantia de falta de probleamas. Na verdade, como era de se esperar, as lutas aparecem em dobro. Na verdade, é de se esperar que aumentem,já que com as as responsabilidades é normal aumentarem as cobranças.


Seguir a Deus com sinceridade é ter a garantia de que virão sobre ti aflições e lutas, afinal Jesus não
prometeu outra coisa quando diusse: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo – São João 16 - 33.


Paulo, ao dizer, Tudo posso naquele, ou em Cristo, que me fortalece, estava querendo nos ensinar que devemos enfrentar nossas provações, nossas lutas diárias, sejam elas espirituais ou não, de cabeça erguida.
Passam pelo caminho da cruz, a chamada via crucis, Jesus, mais passa ainda por ela, o santo, o arrependido e o mal, não é o caminho que vai garantir sua vitória sobre sua cruz, é a certeza de que Deus guarda, e continua te guardando na caminhada, a mesma certeza que vai fazer você chegar do outro lado.


Servir a Deus não é a garantia da vitória desejada ou a certeza da falta de luta e sim a garantia que tenhamos atitudes pacíficas frente as dificuldades. Afinal é através da tribulação que adquirimos paciência, como esta escrito em Romanos 5 – 3, que diz: E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.


Elisabetk