Translate / Traduza

sábado, 10 de setembro de 2011

Melquisedeque e Abraão - Benção Vinculada

Benção atrelada - depende de receber a benção de outro
Pastor Sérgio Carlos da Silveira
Hebreus 7 – Benção vinculada

Melquisedeque tem seu nome citado na Bíblia em Gênesis, Salmos e Hebreus. Ele aparece como rei de Salém – ou Shalon, território geográfico que no futuro pertenceria a Israel, vindo a se tornar a sede de Governo e Centro Religioso.

Abençoou a Abraão, mesmo sendo cananeu, cria no mesmo Deus.
Ao saudarem-se, manifestam-se a fé, há reconheceram-se espiritualmente e a comunhão foi tanta, que Melquisedeque lhe trás pão e vinho como símbolo de ajuda e leva consigo o dízimo de Abraão. Este foi um encontro de reis, na verdade entre um rei e um principe, mas nem por isto um encontro de menor honra. Melquisedeque ao encontrar-se com o Principe do Senhor, encontrou ali a oportunidade de entrar na benção que estava sobre Abraão, pois é válido lembrar que Deus já abençoara este, dizendo que maldito seria quem o amaldiçoasse, em contra partida, seria abençoado aquele que lhe abençoasse.
Havia algmas diferenças importantes na fé destes dois homens, embora, ambos cressem no Deus de Israel.
Abraão andava com Deus – Melquisedeque era apenas servo.
Abraão falava com Deus - Melquisedeque era apenas servo.
Abraão vivia com Deus - Melquisedeque era apenas servo.
Abraão tinha intimidade com Deus - Melquisedeque era apenas servo.
Com isto fica uma grande lição sobre nossa crítica à outra fé. Melquisedeque era apenas servo, mas no meio de um povo apegado ao pecado, ele era o único justo.
Confiando na profecia que havia sob a vida de Abraão, Melquisedeque levou Pão e Vinho. Sabendo que Deus abençoaria quem abençoasse o nobre Abraão, Melquisedeque abençoou para deter sua própria benção.
Naqueles dias todos sabiam quem tinha a marca da Promessa: Apenas Abraão.

Hoje é diferente. 
Abençoe qualquer pessoa, você não sabe qual delas tem a marca da Promessa. Abraão recebeu a benção de um aparente rebelde.
Esta benção era uma benção vinculada a uma outra benção, pois você dá e recebe, ou recebe e dá. Então abençoe!
Eu te abençoo mesmo que não faça parte da sua promessa.
Outra lição importante que fica desta passagem, é que não interessa também saber de onde alguém nasceu ou onde vive para receber a benção desta pessoa. Afinal, Melquisedeque não tem Genealogia, não sabemos de quem ele é filho.
Aos olhos de alguns, uma pessoa pode ser sem pais, sem genealogia, não ter um lugar onde pousar a cabeça, não ter boa aparência, mas não devem ser julgadas por isto, nem mesmo por suas aparentes atitudes.
Quando você encontrar-se com uma pessoa assim, estenda-lhe o coração e não a mão. Olhe como Jesus olha e não como o homem olha.
Nem Deus, nem o diabo te vê como você se vê a si próprio ou aoutra pessoa. Falando com meu filho – Carlos Alexandre – ele disse algo que mexeu com minha visão: Só o diabo via Jesus como Jesus era de verdade, prova disso foi que quando ele se aproximou do homem de Gadara, os demonios que estavam nele, o reconheceu e cobrou Dele que ainda não era o tempo de interferir em seus propósitos destrutivos.
E não é só as pessoas que você vê diferente do que Deus vê. Sua benção também não vem como você imagina, em uma caixa de ouro, um super SEDEX do Céu, com os anjos cantando ao redor. Os olhos humanos tem preconceitos.
Aos teus olhos uma pessoa pode merecer apenas maldição, mas abençoe, e se ali há promessas de benção e sua benção esta atrelada a ela?

Certo pastor conta que durante 35 anos esperou que seu pai tivesse uma atitude de amor por ele, mas isto não acontecia nunca. Seu pai acreditava que a criança não era de fato seu filho e por anos desdenhou a criança, negou-lhe amor e negou a si mesmo o direito de ter amor por seu filho. Um dia, o pastor estava pregando fora, quando foi comunicado que o pai doente, chamava-lhe da UTI. Ali, depois de pedir que o homem mais jovem cuidasse da mãe e despedirem-se da forma habitual, ao ver o filho siando do quarto, o homem teve forças para chama-lo de volta. Ale em seu leito de morte pediu perdão ao filho e teve uma conversa que mudou tudo. Quando o filho se preparava novamente para sair do quarto, o velho pai, arrependido pede ao filho que o abençoe e assim, mudou a situação de ambos. Descanso para um boa lembrança ao outro. Porque quando abençoamos, somos abençoados. Esta é a história do Pastor Marco Feliciano, a benção de seu pai estava atrelada a um ato de perdão. Estava atrelada ao fato simples de quebrar suas resistências e orgulho para encontrar paz.

Apagar todas as luzes?

Você passa pela vida como quem sái de um espaço grande. Se você apagar apenas algumas lâmpadas, quando você cruzar todo o caminho, vai ter que voltar lá trás e isto vai atrasar sua vida.
Quando Melquisedeque abençoou a sua vida, Abraão não olhou para o pecado do povo cananeu, mas olhou e reconheceu a fidelidade do seu rei ao Deus Altíssimo, então ele aceitou a benção deste homem e o reconheceu como sacerdote, devolvendo-lhe o dízimo.
Eu posso cheira a sujeira, andar com porcos, mas não comer com os porcos, por isto, não me julgue.
Melquisedeque podia pensar assim: “Sou rei, não preciso de nada,” mas ele foi além em seu pensamento '''mas preciso da sua benção, quero fazer parte da sua herança”. Embora a benção estivesse sobre a vida de Abraão, ele poderia por tudo a perder, mas ele reconheceu a oportunidade de abençoar e abençoou.

Eu sou uma benção!

Pensando que é benção, você pode acabar perdendo bençãos. Teu orgulho, tua cegueira travam tua benção
Deus vê a prostituta, os homossexuais nús no Parque do Carmo à Sua Santa Imagem e Semelhança. Jesus quer estas pessoas para consertar e não quer que você condene.

Conclusão
Preciso enxergar como Deus enxerga, só enxergando assim deixo de ser servo para ser seu amigo, pois é o enxergar como Ele enxerga que me faz entender o que Ele vai fazer: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
E diga, de onde veio Jesus? Veio de Nazaré! Nazaré não tinha nada de bom, mas Jesus veio de lá e a benção de todos, tanto naquela época, quanto em qualquer tempo, está vinculada a alguém daquele lugar.
O Amor de Deus é um amor absoluto e está relacionado a estas situações. O Amor Ágape é amar quem não vale nada.
No encontro de Melquisedeque e Abraão, foi um encontro de dois homens ricos, mas foi algo mais além, foi também o encontro da Benção Material com a Benção Espiritual, ele queria a Promessa, que resultou deste encontro. Mais tarde aquela cidade pecaminosa, veio fazer parte das terras de Israel, onde vio ser construído o Templo do Senhor, a casa Real de Israel e se tornou o Centro Político e Religioso dos descendentes de Abraão.
Você precisa lembrar-se de que o que vemos é embalagem apenas. Então esqueça a embalagem e valorize o produto.


Por/ Elisabeth Lorena Alves

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter