Translate / Traduza

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ezequiel 2 - Com Ezequiel, chamados à falar a rebeldes

Ezequiel 2 - Ezequiel, chamado para falar à rebeldes.

O Chamado de Ezequiel

Ezequiel estava vivendo no cativeiro, com seu povo. Devido a situação de escravidão, o semblante do povo estava decaído, e outros já se viam de semblante duro. A aparência do lugar já era vista no semblante do profeta Ezequiel.

E este profeta foi chamado a ser o guia daquele povo de semblante duro e coração de pedra. A ordem era: Fale, quer ouça, quer deixe de ouvir.

Agora, o povo, mais uma vez, vai atrás da Idolatria. A este povo Ezequiel é mandado como profeta, tendo a obriga

Fale a Palavra sem temer a aparência - Ele te mandou, Ele se responsabiliza.

Temos que comer o que o Senhor nos dá. Muitos vêem à Igreja por diversos motivos, mas esquecem que tem que vir para ouvir a Palavra e se alimentar dela.

Doce como o mel

O que obedece, mesmo na prova, tem o gosto antecipado da vitória, pois sabe que o Pão que Deus dá tem sabor de mel.

Se Deus te levantou como uma grande voz, Ele será contigo. Você não está só, grande é o milagre da sua companhia: através de sua Profecia, autorizada pelo Deus que te acompanha, o vale se encherá de vida.

Você não está só na dor, mas a mão do Senhor está sobre ti. Não se preocupe se a situação parece dificil, lembre-se de que Deus estava com Ezequiel eme seus piores momentos: Então o Espírito elevou-me e tirou-me de lá, com o meu espírito cheio de amargura e de ira, e com a forte mão do Senhor sobre mim (Ezequiel 3 -14), este é o mesmo Deus que te impulsiona a seguir em frente.

Muitas vezes nos perguntamos porque somos levados aos rebeldes, mas não somos os primeiros e nem seremos os últimos: Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do SENHOR (Isaias 30 – 9). E quem são os rebeldes? São os que não querem ouvir e nem obedecer a Palavra da verdade. Estão procurando palavra que os habilite a continuar pecando e desagradando a Deus, dizendo o que os agradar.

Sempre haverá falsos profetas, que fala o que agrada aos ouvintes.

O que o Senhor te chamou por profeta da verdade. É para ir falar ao ímpio, quem não entregar é o reponsável, pelo que se destinar ao ímpio não avisado: Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei (Ezequiel 3 -18).

Se você fala a verdade e o ímpio prefere continuar no erro, você tem em sua mão sua própria liberdade e ele, na dele, sua condenação: Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma (Ezequiel 3 -19).

Tem gente que acha que Deus perdoa hoje, pela retidão de ontém, Deus não leva em conta tempo de casa: Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e praticar a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, no seu pecado morrerá e não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei (Ezequiel 3 -20).

Tem muita gente que acha que vai dar um jeitinho, quanto a Salvação, mas Deus ninguém compra: A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade (Ezequiel 7 - 19).

Ezequiel foi chamado a pregar à um povo de dura cerviz, de semblante carregado, que estava caído da presença de Deus, se ouvissem seriam revividos como os ossos no vale (Ezequiel 37), pois o Senhor deixa claro que se o ímpio se converter de sua impiedade será salvo.

E se o justo, outrora caído se arrepender, também será salvo: Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma (Ezequiel 3 - 21).

Assim deve viver um homem chamado pra dizer a Palavra aos rebeldes, com a vida consagrada a entregar a Verdade, lembrando a todos que a ouvem sua reponsabilidade pelo que ouviu. O dinheiro não justifica ninguém diante de Deus e nem a Justiça, a Retidão mantida antes da queda. A orientação para a permanecermos em pé esta: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia (I Coríntios 10 - 12).



Pastor Sérgio Carlos da Silveira
Leia mais em WebArtigos

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter