Translate / Traduza

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

I Samuel 17 – 14 ao 23 – Golias – Como vencer as lutas

 I Samuel 17 – 14 ao 23 – Golias – Como vencer as lutas

Pastor Sérgio Carlos da Silveira
I Samuel 17
Bem, a História de Davie Golias é nossa conhecida. Virou símbolo de luta entre grande e pequeno em todos os universos, sejam eles cristãos ou não.
O cenário, no acampamento de guerra era sombrio, já que o inimigo que se apresentava era incomum, de tamanho surpreendente e desaforo comum aos soldados inimigos, que utilizavam os costumes dos outros para transforma-los em fraqueza. Os filisteus zombavam dos israelitas, confiados em que o seu herói de guerra era um gigante, e eles criavam todo tipo de chacota, principalmente zombando de fé dos israelitas.
Golias era um filisteu, nascido em Gate, cujo nome significa exílio, mudança, passagem. Era um dos filhos de Enaque. Antes do episódio narrado em I Samuel 17, ele garantiu sua fama lutando e derrotando divesos povos.
Agora esta ele a desafiar os soldados de Saul, o rei de Israel. Saul, seus generais de guerra e todos os seus heróis foram se amofinando com a situação, deprimindo-se.

Golias desafiou por 40 dias o Exército de Israel. Por longos dias ele se apresentava diversas vezes zombando do Exército de Deus. E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. Nem com todo os benefícios apresentados pelo rei, os soldados de Israel não se animavam a enfrentar Golias.
Como vencer as lutas?
O inimigo pode montar muitas estratégias, mas a que ele mais usa é a de infiltrar-se na sua segurança e te destruir na tua fé.
Os soldados de Israel estavam desanimados, pois tinham sido afrontados por dias seguidos, sua confiança foi minada, veja bem, a confiança de todo um Exército, foi destruída.
Houve no entanto um que agiu de forma diferente e ele nem era um soldado. Um pequeno pastor de ovelhas. Ele foi parar no acampamento de Israel por acaso.  Menino pequeno, ao ver  que o Exército do Senhor ser afrontado, colocou-se entre pronto a defender, indo contra Golias, apesar das  palavras não não se  amedrontou, pelo contrário  contrário, analisou a situação e aceitou o desafio do inimigo e foi para o ataque.                                                                                                                                                           
Davi só levava almoço aos seus irmãos. Não esperava que tivesse que enfrentar tamanho desafio.

1. Não olhe para a aparente força do inimigo.Golias era tão grande que não conseguiu escapar das pedras. Por maior que pareça, todo o problema pode ser enfrentado. Seu inimigo pode ser grande, mas seu tamanho pode ser usado contra ele.
2. Não ter medo das  forças ocultas.  Deus comanda tudo isto também. O melhor para a tua vida esta por vir. Davi desceu como um pastor de ovelhas e voltou para casa como um herói. Ele soube aproveitar a oportunidade e lutou contra um inimigo que não contava com sua atitude.
3. Não se permita ouvir pessoas negativas. Davi olhava para trás e via as maravilhas que havia acontecido em sua vida. Olhou para os outros livramentos que Deus já tinha lhe dado. É sua forma de encarar o passado, as vitórias do passado, que vai fazer você vencer as lutas do presente e do futuro.
4. Davi tinha seu coração convertido a Deus. Quando você tem um coração voltado para o Senhor, suas lutas  estão perto de serem vencidas, pois a estratégia que te conduz a vitória, vem do Senhor.  Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade "(Atos 13 – 22).   Saiam da frente porque tem Golias para ser derrotado.

Pastor Sérgio Carlos da Silveira

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter