Translate / Traduza

domingo, 25 de setembro de 2011

Guardados na Fornalha

Guardados na Fornalha 

Segundo a Palavra de Daniel, capítulo 3, Nabucodonozor, rei da Baiblônia levantou para si um ídolo gigantesco para ser adorado.
Estava naquele lugar 3 judeus, corajosos, fortes, constituídos para administrar os negócios do rei.Quando começou a festa de consagração do ídolo, ao toque dos instrumentos musicais, o povo abaixou-se, prostrando-se aos pés da imagem do rei,
Três jovens não se prostaram.

Os acusadores

Ruínas da Babilônia - No Iraque
Imagem Google
Os caldeus, também servos do rei, eunucos também, vivendo a mesma condição dos judeus, mas tinham por hábito chaleirar o rei. Iníquos, eles correram e entregaram os jovens judeus ao rei.
Nabucodonozor irado, levantou-se e determinou que os jovens fossem levados á sua presença. E tentou um acordo para que os jovens se submetessem à sua vontade. Não se esqueça, os acusadores serão castigados no final.

Aqui atitudes dos jovens nos dão algumas lições importantes:
  • Não ter comunhão com o pecado - Não importa quem você vai desagradar, desde que não desegrade a Deus. Não ternha comunhão com o pecado. O pecado te separa de Deus, se você agradar a Deus, Ele te dará livramento da mão do homem.
  • Adorar somente a Deus - Não importa quem nos afrontam, ou quais os meios que eles utilizam para te atingir. O que importa mesmo é você continuar fiel. Manter sua adoração, não mudar o foco. Em Exodo 20(3 a5) está claro que não devemos prestar culto a deuses estranhos.
  • Determinados não mudaram de idéia - Aquele que coloca no seu coração, servir a Deus em qualquer circunstância, não abre mão de sua decisão, mesmo quandoas provações chegam.Nabucodonozor tenta quebrar o propósito dos jovens e tirar deles a vontade de permanecer fiel. Prometeu-lhes lança-los na fornalha e aquece-la 7 vezes mais, mas eles permaneceram firme em seu própósito.
  • Venceram o diabo - Aqui fica provado que quem  enfrenta o diabo, vê a fornalha esquentar, mas Deus não deixa o crente morrer queimado. Aqui era um teste de fé. Se eles morressem queimados seria a glória do homem, mas Deus tinha outro propósito.
  • Guardados mesmo na Fornalha - Devemos permanecer firmes, não desviar do propósito mesmo frente a dor .Os jovens permaneceram fiel ao propósito de seus corações, então foram lançados no fogo. E quando somos guardados dentro da fornalha, não cheiramos nem a fogo.
 Meios de te destruir

Se tivermos fé, o inimigo pode tentar destruir através do pensamento, através das pessoas, principalmente daqueles mais próximos, mas estando guardados pelo Senhor, não vacilaremos, não deixaremos de lado o propósito que firmamos com Deus.

Quando  a Perserverança gera Testemunho.

Quando perserveramos na fé até nossos inimigos são obrigados a louvar o nome do Senhor.Quando Nabucodonozor viu que aqueles jovens estvam na fornalha passeando lentamente, viu que o Senhor era maior que seus desejos.Ele, o rei, podia mandar matar, mas não podia manter a vida.
O rei Nabucodonozor começou aí a louvar a Deus e determinou que em todas as cidades de seu reino o nome do Senhor Deus fosse louvado. 
O perigo de confrontar a Deus e a Misericórdia alcançada no arrependimento

Ruínas da Babilônia  - Iraque
Imagem Google
Tempos depois, o rei Nabucodonozor desviu-se de sua fé, afinal era uma fé adquirida pela observação, ele não era convicto de sua conversão, por isso desviou-se. E passou por uma situação terrível, mas no final ele teve vitória.
E esta é outra história. No entanto vale lembrar que se por acaso nos afastarmos dos planos de Deus é necessário fazermos a conversão, mudar o caminho e voltar ao ponto de partida. Então Deus se fará presente em sua vida e te livrará do mal.

A fé gera, cria uma situação onde Deus opera sua Justiça. Isto porque se observarmos a Palavra nos tornaremos cada dia mais uma terra melhorada, uma terra boa (Lucas 15-8). 
E Lembre-se: Testemunho gera testemunho, fé gera fé, perseverança gera perserverança, luta gera vitória, foco leva conversão.

E foi exatamente o manter o foco que trouxe vidas para o Senhor.Se aqueles joevens não mantivessem o foco, toda uma nação não teria conhecido ao Senhor.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter