Translate / Traduza

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ester, Estratégia é tudo


Ester – uma rainha com problemas – A heroina da Estratégia

Leitura Bíblica
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?
Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci (Ester 4:14-16).
Ester 4 - 14
Introdução
A vida não é cor de rosa. Tem muitas outras cores, de belas matizes, cores diferentes e insinuantes, que estão espalahadas em tudo. Você só precisa observar melhor. Principes e Princesas até existem, mas nem mandam em seus paises, que hoje são em sua maioria parlamnetarista. Atue em sua vida como ator ou atris principal.Fuja da mesmice que arruina o mundo!
 
Estratégia é tudo
Você pode parecer figurante na vida. Mas continuar assim depende de você. Ester entrou na vida do rei Assuero apenas como mais uma.
Muitas outras mulheres foram levadas pelos soldados. Sim a tomada das jovens não foi algo singelo e romântico. Aquelas moças tinham noção de que se não fossem a escolhida seria deixada ali, na casa das concubinas, sendo chamadas apenas quando o rei se cansasse da rainha ou tivesse momentos de alta de sua libido. Estavam sendo lançadas ao esquecimento. Se tivessem filhos eles seriam até principes, um dos muitos, mais chance de tomar o lugar do pai teria o filho da escolhida.
Muitos lares sentiram-se enlutados quando as jovens foram levadas de suas casas. Muitos noivos perderam suas noivas, muitos casamentos arranjados foram desfeitos, muitas preferiam a morte a seguir a este destino. Hoje, muitas mulheres aproveitariam uma oportunidade desta e, talvez houvesse entre elas alguma que não se importasse com nada, exceto em ser uma das comcubinas do rei. As jovens foram levadas ã força e, Ester estava entre elas.
Ser comcubina do rei seria o fim para algumas delas. E para Hadassa não seria diferente. Ela era uma judia, serva do Deus Altíssimo, vivia sobre a Lei de Moisés, não se interessava pelas coisas que a maioria se interessava. Vivia uma doutrina monoteista, evitava coisas que para os outros eram comum. Hadassa abandonou seu nome, escondeu sua origem e tudo mais, obedecendo uma estratégia no mínimo maluca de seu pai de criação. Sim, para quem estava de fora da situação, a estratégia de Mordecai – Mardoqueu – era bastante audaciosa e maluca!
Quem era a desconhecida Hadassa? Uma órfã que vivia como exilada de sua terra, nos arredores de Susã. Tudo poderia dar errado. Quantas outras mulheres belas não foram conhecer o rei?
Ester não era diferente delas. Mas ela se aiu bem porque estava seguindo o conselho de seu pai. Nem sempre nós queremos ser assim, seguir um conselho, simplesmente porque teremos que abrir mão de nossos desejos, de nossos sonhos, de nosso nome. Diz a Palavra que aquele que de muito abre mão, será mais recompensado.
Ester ouviu o conselho. Entrou – como dizem alguns – na onda do maluco Mardoqueu, para ela, que conhecia a determinação daquele homem, que enfrentava com coragem Hamã, não se curvando a ele, mesmo arriscando sua vida. Mardoqueu acreditava que havia um propósito naquela história toda. Ele cria que algo mudaria a situação de sua filha.
Depois de escolhida, Ester passou a viver uma vida de rainha, mas seu poder era limitado à suas servas. O rei vivia envolvido com sua coroa, seu poder e suas colônias, afinal era o imperador do mundo. A doce Ester, que era na verdade uma mulher de garra, vê-se agora às voltas com os problemas do cotidiano de uma rainha. Banhos, roupas e festas e honrarias tão diferente de sua realidade anterior.
E no meio disto, acaba, sem saber, sendo sentenciada à morte por seu próprio marido. Ela e seu povo.
É quando a sua história muda de rumo. Ao ser comunicada da situação, Ester não entra em desespero, ela apenas confia no Senhor e assume seu papel como protagonista de sua própria História. 
Proclama um jejum e tanto seu povo, como ela e suas servas passam os dias em orações pedindo que Deus a ajude e que o rei veja seu pedido com bons olhos.
Deus dá vitória a seu povo através desta mulher.
E aquela mulher que passaria despercebida entre outras e morreria se calada continuasse, atendeu ao chamado de Deus e agiu.
Muitas vezes nós passamos horas desperdisando nosso tempo com palavras e, muitas delas vãs, mas se antes de falar traçassemos uma estratégia a História de nossa vida seria diferente.
Nossa vida
Muitos trabalhos que tinham tudo para ser o melhor da sua vida, ficou para trás, simplesmente porque você passou mais tempo reclamando do chefe abusivo e mandão do que trabalhando na sua estratégia. Chefe tem que mandar, é a função dele, não lute contra o óbvio. Trabalhe para agradar você mesmo e dê seu melhor e até aquele chefe mandão vai se rasgar de elogios por seus resultados.
Muitos estudantes estão revoltados com a falta de investimento na Educação, ma snão sabe ver no deserto da mesmice, o oásis da sabedoria que é o professor chato, que cobra demais.Se parar de reclamar como faz a maioria e aprender, vai surpreender-se com os resultados.
Muitos casamentos estão fadados a acabar, simplesmente porque um dos dois determinou que o outro é cabeça dura. Tem sempre alguém acreditando que fez tudo para restaurar a relação, mas o principal ainda não fez. Não assumiu que a falência se deu por sua própria culpa. Sim, porque você casa com o José da Esquina e quer que ele se transforme no Principe Encantado. 
Acorda gente, o tal Principe Encantado nem tem nome. Deve ser um chato de galocha porque ainda tem aquele cavalinho branco que não combina com nossa época. E detalhe: Você não é Princesa!
Você é uma mulher de outro século, tem outras necessidades. Esqueça as picuinhas e resolva seus problemas com honestidade. Abra os olhos. A maioria dos homens deixam as toalhas em cima da cama e a culpa não é da mãe dele. Eles esquecem-se de erguer a tampa do banheiro, então deixe ela levantada você.
Nem todo mundo levanta da mesa e coloca o prato na pia. Não é só ela que esquece de espremer a pasta e, outra coisa, já inventaram a pasta líquida. O tubinho é diferente, nem precisa espremer para voltar a forma original. E outras coisas minusculas que dá para esquecer, deixar passar batido. Tem gente que reclama tanto, que passa a ilusão de que é de fato infeliz e, pior, acaba acreditando.
Passa a viver de forma a convencer ao mundo que é infeliz. 
Na maioria da svezes, são pessoas que investem em sua própria infelicidade, em todas as esferas da vida. Acorda gente!
Acorda logo! Ser Coadjuvante ou Protagonista é uma escolha sua. Afinal a vida é sua. Atue nela com garra, mostre a que veio e faça algo novo. Comece acreditando que pode mudar você mesma como pessoa e ai vai conseguir mudar a situação.
Levante, arrume sua vida, limpe as gavetas da memória, tire de lá tudo o que te desagrada e te faz mal e vai à luta.
Trace um plano novo. Mas trace mesmo! Escreva, desenhe e coloque à frente de seus olhos. Pois você vai precisar dele sempre. Quando sentir que a traiçoeira e mentirosa ideia de fracasso esta voltando, apresente-lhe sua estratégia e manda chumbo no desanimo.
Afinal, se fosse uma amizade ou um trabalho que te agradasse, você iria investir tudo e dar o seu melhor. Então dê o seu melhor. Faça algo novo. Se todas as suas estratégias falahrem, risque outra, afinal a sua bela cabecinha esta ai para isto.
Comece hoje a ser como esta mulher exemplar. Não mostre aos outros a sua estratégia, não conte aos outros sua intenção, mais lute por tudo o que acredita. Esqueça principes e princesas e vai a vida, lutar pela vida, por seus ideais. Afinal, a vida sem luta não vale memso a pena. Corre atrás, mexa o que tiver que mexer para trazer alegria à sua vida e vai descobrir o prazer que é lutar dia a dia por algo que se acredita.
Ester viveu sua vida como coadjuvante, simplesmente porque entendia que um dia iria protagonisar algo espetacular. E viveu para isto. Ela não sentou e chorou seu destino. Ela aproveitou sua história comum, igual a de muitas outras que viviam no palácio e cresceu. Sua postura, sua garra estavam encrustrada nela, mais que sua beleza. Foram suas qualidades que conquistaram o coração do duro e impenetrável Assuero. São suas qualidades que fizeram de você o que você é. Então utilize-as pois a beleza passa, mas as marcas de seu caráter permanecem para sempre. S evocê é uma pessoa forte e determinada, já esta no caminho, agora entre na batalha da vida com as mangas arregaçadas e lute para que sua vida seja diferente, seja muito melhor.
Na vida, na fé,na vida espiritual, no amor e em tudo, o que vale é ter  uma boa estratégia. Se você tem oportunidade, mas não está preparado, acaba tudo. Mas quem esta sempre traçando nosovos projetos e investindo nele, alcança a vitória.
 Em resumo, Na vida, enfrentar problemas é inevitável, sermos derrotados por eles é opcional'

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter