Translate / Traduza

sábado, 15 de outubro de 2011

Maria Madalena - Do Mito a Verdadse Cristã

Desmistificando Maria Madalena
(Palavra de Domingo)

Maria Madalena e sua importância para o Cristianismo. Maria Madalena era uma mulher a frente de seu tempo. depois de receber uma grande bênção do Senhor, passa a segui-lo. Sua força era seu testemunho, sua gratidão.
Ela vivia  debaixo da  desconfiança dos discípulos e apóstolos da época quanto a sua pessoa, já que vivia sob a marca dos "libertos".
Quanto à ressurreição de Jesus,  os apóstolos não acreditavam, pois quem trouxe a notícia foi ela, Maria Madalena. E, para muitos deles ela era vista apenas como aquela de quem o Senhor tirou sete demônios. Provavelmente para alguns ela estava de novo possessa, o que pode ser verdade, já que isto acontece até hoje.
Quando o Senhor liberta alguém, as pessoas ficam cismadas, como se esta libertação tivesse que ser comprovada, em alguns casos diversas vezes. Assim, não fica difícil imaginar que a vida de Maria Madalena não era fácil nos primórdios do Cristianismo.
Na verdade, para o judaísmo da época, ter demonios era como ser portador de uma doença grave, assim, sempre que se relatava algo sobre alguém, dizia algo para identificar e como as crenças internas transparece nas nossas conversações, o termo a liberta e outros estão sempre relacionados a esta mulher.
Para piorar sua situação, na atualidade, alguns despreparados, por parco conhecimento da Bíblia atribuíram a ela um pecado específico, quando dizem que ela é a adúltera. Infelizmente não só na antiguidade como nos dias atuais, quando se diz que uma mulher pecou, atribuí-se logo como a prostiutição e adultério. Daí para Maria Madalene se tornar uma prostituta foi só um pulo.Embora o pecado atribuído n ão seja verdadeiro a atribuição é lógica, dado a observância do conhecimento popular à fraqueza atribuída ao sexo feminino.
Na verdade Maria Madalena era da cidade de Magdala, ( no grego Tarichae, significa "peixe em conserva",) daí o termo denominativo Madalena, que é na verdade umas formas usadas pelos apóstolos para especificar sobre qual Maria estão falando, já que havia ainda Maria de Betânia (irmã de Lázaro e Marta); Maria, a mãe de Jesus; Maria, esposa de Clopas e outras. Maria vindo de uma cidade tão rica, não era de fato adúltera. Por certo, dado à sua força e liderança e claro, determinação, era na verdade algum tipo de empresária. Sua cidade era comercial. O que era comum na época. As cidades eram separadas devido as ativdades de seus moradores.

Já esta Maria, especificamente, passava por diversas situações – com já disse, por ser aquela de quem o Senhor expulsara sete demônios. Pensando nesta mulher e me lembrando ainda da mensagem que ouvi na Igreja, fico a meditar e para meu desapontamento, vejo que muitas vezes estamos agindo da mesma forma com os nossos irmãos.
Na prática
Então fica fácil para mim pensar na situação de Maria Madalena e imaginar o que ela sofreu ao longo de sua vida cristã, com a sombra do milagre que o Senhor operou na sua vida. As pessoas não esquecem o que fazemos ou do que Deus nos livrou.Mas isto não por glorificar a Deus, mas por esperarem a nossa derrocada futura, o nosso afundar.
Conclusão
Para a Maria Madalena da atualidade – seja ela quem for - tenho a dizer: os homens não se esquecem de nossos pecados, sejam eles quais forem, mas o Senhor Deus os lançou no mar do esquecimento e colocou lá uma tabuleta “É proibido pescar”!
As Mulheres Maria
Maria – mãe de Jesus – LU 1.27 MT 1.16 MR. 8.3 LU. 2 .19,34
Maria Madalena – JO 20.1, MT. 1.16/13.55 MR. 16.1 LU. 8.2/24.10
Maria – mãe de Thiago E João – MT. 27.56 MR 15.47/ LU.24.10/ JO.19.25
Maria – RO. 26.6
Maria de Betânia – irmã de Lázaro –LU.10.39 e 42/ JO.11.1 – 12.3
Maria - mãe de Marcos – João Marcos – At.12.12
********************************************************
Créditos: Cidade de Magdala lincada no título da mensagem : http://www.goisrael.com/Tourism_Bra/Tourist+Information/Christian+Themes/Details/Magdala++chr.htm

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter