Translate / Traduza

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Daniel 5 - O Perigo de Brincar com as coisas de Deus

Daniel 5 – 1 ao 17 -
O Perigo de Brincar com as coisas de Deus
Leitura Bíblica Daniel 5


Cenário
Era a festa de Belsazar. Satisfeito com seus feitos, ele resolve usar os utensílios da Casa do Senhor, retirado por seu avó, do Templo de Israel, quando invadiu e saqueou a cidade real dos hebreus, levando consigo os nobres e seus bens.
Aqueles utensílios tinha uma simbologia de desonra, pois mostrava a derrota de do povo de Israel. E isto não agradava ao Senhor.
Balsazar estava eufórico com tudo isto e sua alegria o fez cometer um erro que Nabucodonozor não cometeria. Utilizou os cálices e vasos da casa do Senhor em sua festa.

O Ultimato
Mene Mene, Tekel U-farsin
Pesado foste na Balança e achado em falta, dividido foi seu reino e dado aos medos e persas.

Claro que fazer festa com o que é de deus é sacrilégio. O que é oferecido ao Senhor por presente ou para uso no Serviço de sua Casa se faz santo e como santificado deve ser respeitado.
Balsazar comete um erro que seu avô não cometeria mais, se ainda fosse o rei da Babilônia e chefe de Estado de diversas nações.
E Nabucodonozor não faria isto, porque já conhecia as consequências de brincar com o Deus de Israel e se tornara então fiel ao Senhor.
Isto pode ser observado numa análise rápida sobre a vida deste rei: Ele é o rei, que como árvore cortada, teve seu trono tirado de si, quando foi viver como os jumentos. Quando o orgulho subiu ao coração de Nabucodonozor, ele perdeu sua glória e poder e foi viver isolado, esquecido até que fosse humano.
Depois de um período, Nabucodonozor voltou a razão e reconheceu a soberania do Senhor, voltou à sua glória, ocupou seu trono e viveu feliz e agradecido até seus últimos dias.
Agora, com sua morte, seu filho-neto ocupa o trono, que ;e seu por direito. Mas Belsazar não teme ao Senhor.
Aproveitando-se de sua embriaguez, ele pega os utensílios da casa do Senhor e os utiliza, adulterando assim o verdadeiro significado e uso destes.
No mesmo instante ele viu a mão, que escreveu sua sentença na parede. O desespero provavelmente deu de volta àquele rei seu controle e poder, mas ninguém podia ajuda-lo.
Só a rainha tinha  a resposta.
Na verdade o Senhor tinha vindo ao encontro de Belsazar e ele foi achado em falta. A Palavra do Senhor nos adverte que não sejamos altivos, em outras palavras, egoístas.
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos(;) (1 Timóteo 6:17).
Vale lembrar aqui do Celeiro do egoísta em Lucas 12, o Senhor pode pedir hoje sua alma e pediu a de Balsazar, mas ele não se importou.
Ao ver na parede a inscição, ele reconheceu o poder de Deus, mas não se arrependeu.
Como o povo de sua época, Belsazar era um idólatra, mesmo sendo criado a margem de um rei temente a Deus, seu filho-neto não adorava a Deus, que tinha sua vida em suas mãos.
Na verdade ele perdeu seu poder para Ciro, que foi chamado desde o ventre para libertar Israel,  já que este foi profetizado por Isaias (45-1). Ciro ungido do Senhor para  restaurar a casa de Israel e Judá.
Antes de Ciro, depois da mão na parede, Belsazar mandou chamar, através da rainha mãe, à um dos antigos   conselheiros do reino, Daniel, o profeta. Daniel era um escravo hebreu, mudaram seu nome, mas não mudou o Deus de Daniel.
Vivendo em terra estranha, mas servindo ao Deus verdadeiro. Um homem simples, que vivia  fiel ao Senhor e, agora, quando lhe é oferecido riquezas e poder, ele abre mão, decifrando apenas as palavras escritas na  parede.
Diferente de Belsazar, Daniel sabia que a soberba era um mal e que devia ser evitado, pois há muito  vinha destruindo os homens, poderosos ou não.
Na verdade, o poder é dado ao homem, por Deus, o homem pode escolher o que fazer com ele. Sabendo que o poder não vem de si e sim, de Deus, o homem deve agradecer a Deus que o deu, e a soberba, é algo que Deus não tira do homem.
Só o homem se liberta da soberba. Tem que querer abandonar a soberba, o orgulho e deixa-lo. Na verdade a s oberba é extremamente perigosa ao homem, porque pode afastar o homem de Deus. E é um dos grandes causadores do pecado contra o Espírito Santo.
E pecar contra o Espírito Santo torna o homem insensível. É o Espírito Santo o sensor  que faz reconhecer sua condição.
Devemos fugir de certas festas, esta é um das observações feitas pelo apóstolo Paulo que diz que devemos pedir a Jesus que Ele não venha em dia de Festas.
Belsazar e naquele mesmo dia, foi destituído de seu trono, pagando por sua blasfêmia e soberba com a vida..
Aquela sentença lembrava a Belsazar que o seu poder era passageiro, que veria outro e ocuparia seu trono e ele deveria prestar contas a Deus, já que ficou claro a ele fora achado em falta.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter