Translate / Traduza

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pensamento positivo ou Fé

Fé ou Pensamento Positivo

Tudo Posso Naquele que me fortalece (Filipenses 4-13)
Muito se diz sobre a Fé, mas desde um certo tempo entendi que existe diferen,a entre Fé e Pensamento Positivo.
As pessoas que se dizem cristãs estão utilizando termos mais parecidos com Pensamento Positivo do que a Fé. Usando Metodologia parecida com as propagadas nos livros de auto-ajuda, passam a utilizar a Bíblia como uma espécie de amuleto.
Apegam-se aos versículos fora de contexto e os repetem como se fossem mantra: Tudo posso naquele que me fortalece, a fé remove montanhas e lá vai outros tantos.
Na verdade nada posso sem o esforço diário. Só chegamos em nosso objetivo quando trilhamos o caminho da preparação.
Acredito que podemos tudo em Deus e que com Ele somos mais que vencedores, mas reconheço que muitas vezes o vencer não está no meu destino, pois a vida é feita de realizações e não realizações.
Nos livros que mostram o segredo do Sucesso, existe a idéia de que as coisas ruins que nos acontecem são procuradas por nós, que é nosso medo e nosso pensamento que trás as tragédias sobre nós. Bem isto não é de fato verdade. Ninguém procura um tsunami, furacão ou em países mais tropicais, as enchentes. São acidentes naturais ou quando vem do ser humano para o ser humano, são situações ligadas ao livre arbítrio. Ou mais ainda, estamos colhendo a roça que plantamos no passado.
Não creio nisto - apesar de que creio na Lei do Plantio - mas muito do que nos acontece está fora de nossas previsões.
Creio que o que é o bom ou não podem vir sobre nós, por mais preparados que estejamos.
O que precisamos mesmo é de centrar nossas vidas e ideais no preparo e no estudo diário de nossas estratégias.
Nunca ouvi dizer que uma pessoa que estudou muito e se preparou não se deu bem em uma prova. Simplesmente porque a diferença entre sorte e sucesso está no que você trabalha parta conseguir alcançar um objetivo. Um aluno bem aplicado terá sucesso numa avaliação.
O aluno indisciplinado vai usar a arte do chutometro e pode alcanar relativa sorte, mas jamais será brindado com o sucesso, pois este alcança aqueles que investe em estudo e aprendizado, seja nos bancos da Escola ou na Vida.
O apóstolo Paulo adverte que mesmo para ser um bom obreiro é necessário o preparo: “Procura apresentar-se a Deus aprovado como obreiro, que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade” (II Timóteo 2-15). Ainda na Parábola dos Talentos os que foram vitoriosos e receberam recopensa, alcançaram o sucesso justamente por investir no que conheciam: só um bom investidor faz o dinheiro crescer. Sim, eles podiam não saber como fazer o dinheiro crescer, mas conheciam o sistema financeiro da época, que por mais arcaico que fosse, trouxe lucro de 100% em todos os casos apresentados na Parábola.
A Fé vem pelo ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10-17), mas esta Fé é a Fé Salvadora. Não é a Fé que te faz rico. O que te faz rico é trabalhar muito e, de preferência que este trabalho seja exaustivo e que você ame e ame muito, pois vai ter que abrir mão de muita coisa para alcançar seus objetivos. Quando acertar vai sentir-se realizado, mas vai precisar do no mundo coorporatvo chama-se de feedback quando errar ou quando o caminho para a vitória te parecer exaustivo. Vai ter que reavaliar muito de seus conceitos e das suas estratégias. Não vai adiantar utilizar métodos de enriquecimento do tipo Enriqueça Enquanto Dorme – onde você escuta métodos e mais métods enaquanto dorme. Não vai adiantar ler Fique rico da Noite para o Dia. Tudo na vida precisa de investimento, de tempo, de dinheiro, de paciência, de estratégia e de mais paciência ainda. Do céu só cái chuva.
Claro que os que se dizem muito espirituais podem usar do próprio Paulo para afirmarem sobre a exclusividade da fé citando Romanos 14-22: Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas existe diferença entre crer no impossível e crer no absurdo.
A Fé é para ser usada na conquista do céu e não na conquista da Terra a tarvés do dinheiro: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Hebreus 11:1).
Você tem que acreditar que ser rico e trabalhar para chegar a isto nào é pecado. Pecado é você trocar a ordem do que é prioridade em sua vida. E a Palavra de Deus nos ensina que a priori é: Buscai primeiro o reino de Deus e a sua Justiça e as outras coisas lhe serão acrescentadas (Mateus 6-33). o tempo para o estudo, o tempo para o trabalho, o tempo para o exercício de seu ministério pessoal não podem interferir na sua comunhão com Deus.

Para Deus o que importa é que você creia em Sua Palavra, creia que Ele é quem salva. E importa que você declare: Eu não preciso ver para crer, eu não vi a Deus, mas creio que Ele existe, eu não vi a Jesus, mas eu creio que Ele existe, eu não vi os homens que escreveram a Bíblia, mas eu creio, eu não vejo o Espírito Santo, mas eu creio na sua existência. Creio sem ver nada, nào preciso ver para crer: (...)porque andamos por fé, e não por vista (…) II Coríntios 5-7 e Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram (João 20-29).

A Fé é acreditar que Deus existe e está no controle de sua vida. De resto tudo o mais lhe será acrescentado, principalmente quando investimos em trabalho o nosso tempo.

Cuidado para não usar a Palavra de Deus como amuleto. 
Lembre-se das palavras de Tiago: Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
(Tiago 2:17).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter