Translate / Traduza

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Falando da Bíblia...

Porque ler a Bíblia?

Introdução
Elisabeth L Alves


“Não existe livro nenhum que tenha tanta variedade como a Bíblia, nenhum que tenha tanta sabedoria concentrada. Quer se trate de lei, negócios, moral, etc., quem busca orientação pode olhar dentro de suas capas e encontrar luz. ”
(Herbert Hoover – Presidente americano)

A maioria das pessoas que contestam as verdades bíblicas se quer leram a Bíblia de fato, quando a citam, pode perceber, o fazem repetindo citação de outrem. Observo em minhas relações que a maioria que abre a boca para contestar a Paalvar de Deus nada conhecem sobre ela e pouco sabem dos que a criticam também.

Acreditam que porque alguém dito sábio, acha a leitura bíblica uma atividade ignorante, então este ilustre desconhecido deve saber o que está falando e nós, os cristãos não sabemos nada.

Engraçado que discutem a veracidade da Bíblia acreditando que os sábios todos a rejeitaram, mas não tem noçào de que muitos outros sábios, intelectuais, escritores, romancistas, estadistas, ensaistas e cientistas creram na Bíblia e a liam com regularidade.

Isaac Newton afirmava que “Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana. ”

Deus está na Palavra?
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
(João 5:39)

Deus está na Palavra, afinal a Palavra relata a História de nosso Deus. Mas ao longo dos anos, os homens tem tentado anular a existência de Deus.
Cientistas e estudiosos, filósofos e todo tipo de pessoa que se diz ou se acha culto, tem tentado anular a existência de Deus com suas teorias.

As pessoas se apegam a Inteligência Artificial, adquirida dos conhecimentos humanos de outros e que não podem ser contestadas por elas mesmas, já que em sua maioria não são cientistas, literatas ou biólogos para contradizerem o que outro lhe apresenta. E discutem por crerem em algo que outro criou, alegando que Deus é uma criação humana.
Na verdade não me coloco nesta de defender o que acredito. Creio em Deus, creio ser mais inteligente ter sido criada por Deus do que vir de um macaco, o que de fato pode ser contestado pela própria Ciência com o advento dos estudos do DNA e de outras descobertas humanas.

Creio na Bíblia por sua inteireza, diversos escritores, em diversas épocas, de conhecimento humano diferenciado dado a cultura em que viviam, escreveram um livro completo, sem erros. Não estou ai citando o que creio, pois a própria Palavra diz de si mesma “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17), claro que os mais ferrenhos podem dizer qualquer coisa sobre isto, mas este versículos usados acima mostram a riqueza da Bíblia que usa de diversos recursos da Língua e neste o Metalinguistico, que é a capacidade que algo tem de explicar-se a si mesmo.

Bem, mas na verdade, não é minha intenção brincar de Tostines, como encontrei num Livro que li outro dia na Internet, que nem deixa claro se crer ou não na Bíblia e isto não vem ao caso.

Para mim, o que importa é que eu creio na Bíblia como Palavra de Deus, e a utilizo como meu livro de Fé. Não me interessa muito o que os outros creem, já que não costumo questionar a fé de outros pessoas, justamente para não dar a elas o direito de contestar a minha.
Só que estou faalndo tudo isto, porque ao longo de min has leituras, tenho encontrado experiências de diversos homens admirados pela Humanidade e que criam na Bíblia como sendo a Palavra de Deus e, criam a despeito das outras pessoas.

Antes de entrar na história em questão, v ale frisar que a extensão da inspiração pode ser vista claramente em II Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” Deus inspirou toda a Escritura, diz este versículo e que ela é proveitosa para nós. Não são somente algumas partes da Bíblia que lidam com doutrinas religiosas que são inspiradas, mas cada uma e todas as partes, desde Gênesis até Apocalipse, são a Palavra de Deus. Por terem sido inspiradas por Deus, as Escrituras são, então, autoridade no tocante a estabelecer doutrinas, e suficientes para ensinar ao homem como estar em um correto relacionamento com Deus, “instruir em justiça”. A Bíblia afirma ser não apenas inspirada por Deus, mas também ter a capacidade de nos transformar e nos fazer “completos”, totalmente equipados para toda boa obra.

Para mim que sou uma leitora assídua não só da Bíblia, leio muitos outros livros e para ser sincera, tenho outros tantos livros de cabeceira, posso declarar que de todos os livros que já li e aprendi muito com todos, o único que ensina você de fato agir melhor como pessoa é a Bíblia. Se obedecemos as leis ensinadas pela Bíblia, nos tornamos pessoas melhores. Esposos melhores, filhos melhores cidadãos melhores, profissionais melhores.

Existem histórias que perpetuam-se pela sabedoria que contem inserida em suas linhas e, ilustração abaixo, aconteceu entre um ilustre e um jovem universitário.

A Palavra do Senhor afirma que a Ciência se multiplicaria, foi Daniel quem resgistrou esta observação magnífca, citando o Senhor em um versículo do livro deste mesmo profeta: Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará (Daniel 12-4).

Aqui vai hoje um relato sobre um grande cientista que acreditava na Bíblia como sendo a Palavra de Deus e a usava como seu livro de Fé:

Deus e a ciência

Na França, um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário que, compenetrado lia o seu livro de ciências.

O senhor por sua vez lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim. - disse o senhor - Mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus. Estou errado? Com uma risadinha respondeu:

- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. E veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, fez o favor de mostrar a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem nessa história de que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre que os cientistas dizem sobre isso.

- É mesmo? - perguntou o velho cristão - E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, - respondeu o universitário - agora eu vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.
O velho então cuidadosamente abriu o bolso interno do paletó, e deu seu cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito abaixou a cabeça, e saiu cabisbaixo.

O cartão dizia: "Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris". Isso aconteceu em 1892.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter