Translate / Traduza

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cuidando de seu Lar -

Praticando o amor em oração



Introdução e Leitura Bíblica
Nenhum problema que as pessoas enfrentam em seu cotidiano é de fato novidade. Muitas outras pessoas antes de nós enfrentaram situações difíceis, que lhes pareciam insolúveis, mas nada é novo debaixo do sol, advertiu o sábio (Eclesiastes 1-9). E se não há problema novo, a fórmula para resolver estes problemas devem estar em algumlugar da História humana certo?
E está, as respostas para nossos questionamentos estão em todos os lugares, em cada experiência vivenciada pelas pessoas à nossa volta. Só precisamos observar.
A Bíblia também está cheia de boas respostas, nós só precisamos para e ler com atenção: Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração, (Salmos 119-2).


(Marcos 11: 24, 25)


Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.





Gálatas 5 -22,23


22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.


Pode parecer que seus problemas sejam insolúveis, mas não são. Muitos outros casais já passaram pelo problema que te aflige agora. A diferença está na forma como cada um deles enfrentaram a situação. Os que preferiram a briga e discussão, destruiram o casamento, os que preferiram o silêncio e mantiveram-se em suas conchas, permanecem doentes ou separaram-se também sem resolver nada e há os que pararam e conversaram sobre o assunto. Estes últimos foram mais felizes, pois quando descobrimos o problema e detectamos o que o causa, podemos resolve-lo e continuarmos vivendo nossa vida de modo adulto e feliz.


Muitos de nossos problemas são resolvidos quando nos focamos neles, mas de forma clara e objetiva. Nada de irritar-se com a situação, descabelar-se e sair batendo porta. É fcar de fato.Olhar parfa ele como olhamos para aquela pia cheia de louça e contastamos que só há um jeito para que aquelas panelas todas saiam de cima dela: Lavando.
Pode ver, quando percebemos que de fato a louça ficou para você lavar, nos munimos de esfregão, detergente e uma boa esponja de aço e cantemos juntos gordurinha gordurão vai saindo de montão, como diria a Xuxa.
Assim é em outros problemas em nossa vida, principalmente no nosso casamento. Reconhecemos o problema, vamos ao encontro dele com a solução ou então ele acaba por destruir nosso relacionamento.
Só que nós, cristãos, temos uma arma magnífica para ajudar em nossa luta diária: a Oração.


Limpe seu coraçào, peça perdão ao seu companheiro ou companheira e vai orar, se puder ser juntos, melhor, mas não espere por ninguém, orar é a sua parte. Comece logo.


Lembre-se sempre que em qualquer de nossas lutas, o melhor é clamar. Somos admoestados à isto pelos exemplos que vieram antes de nós. Os salmistas deixaram muitos versículos que nos mostra que o Senhor nos socorre quando oramos: Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações (.) Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era morta (Salmos 107: 19,20) e Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei (Salmos 91:15).


De tudo e em tudo, o melhor é clamar ao Senhor e fazer como Davi, no Salmo 51, reconhecer nossas próprias falhas e de posse do perdão de Deus, buscar o perdão do conjuge, quando for necessário. Em outras circunstâncias, o melhor é verificar o melhor meio de resolver a situação. Uma boa conversa resolve multidões de problemas.


Existem pessoas que estão morrendo magoadas simplesmente porque não sabem conversar entre si, não sabem argumentar sobre o que as oprime na relação e acabam destruindo algo que poderia ser o melhor para suas vidas.
Conheço pessoas que são incapazes de conversar sobre seus problemas, mas sei que tempos depois, quando as feridas cicatrizarem, vão falar por acaso no assunto e descobrem que não havia problema algum, só mesmo a falta de diálogo.
Pior de tudo, que às vezes são pessoas que passam horas conversando com estranhos, dando valor àquelas pessoas que não vão fazer parte de suas vidas para sempre, pessoas que ficarão pelo caminho e das quais não terá nenhuma lembrança no futuro, mas, investem nestes toda a energia que deveriam investir em suas relações mais íntimas, nas que permanecerão por mais tempo.


Por isso que devemos orar antes de tentgar resolver uma situação e depois que descobrimos como resolver, faze-lo em oração.


Esta pode ser a base da sua oração:


  • Reconhecer que precisa de ajuda para ser uma boa esposa ou esposo.
  • Conhecer que é impossível atingir seus objetivos sem ajuda divina.
  • Reconhecer sua impaciência, irritabilidade e egoísmo, entregando-os nas mãos de Deus
  • Pedir para transformar seus defeitos em qualidades que possibilite uma melhor convivência à dois.
  • Procurar em Deus a possibilidade de ser uma pessoa mais longanima, disposta a suportar o que não tem conserto e paciente para esperar o tempo da outra pessoa.
  • Procurar em Deus ser uma pessoa que pratique a bondade, como coração amoroso.
  • Peça a Deus um novo coração.
  • Peça que através das revelações do Senhor, você seja curada em suas muitas feridas e arranhões.
  • Peça a Deus a sabedoria para mudar suas atitudes automáticas, reconheça que não consegue ir além sem seu auxílio.


Isto para sua oração, agora tenha atitudes que mostre a todos sua vontade de mudar:


  • Livre-se da arrogância e da auto-preservação através da oração e da leitura bíblica.
  • Seja paciente – você vai sair ganhando.
  • Seja gentil – a gentileza refresca a pele e ajuda no rejuvenescimento da pele.
  • Seja bondosa – a bondade nunca é demais.
  • Controle seu temperamento – a pressão alta e outras altas de toxinas em seu organismo se elevam quando você se desestabiliza emocionalmente.
  • Mantenha seu coração aberto às possibilidades, seja agradável e receptiva. Quma ganha e você.


E no geral, peça sempre ao Senhor que o amor, a paz e a alegria que vem de Seu coração e da Sua vontade sejam trabalhadas em sua vida.


Não permita que a velha criatura ressuscite em tua vida. Não dê lugar aos sentimentos do passado e nunca, mais nunca mesmo, faça comparações. As pessoas são diferentes, elas não reagem da mesma forma a uma provocação.


Solucionar certos problemas pode levar tempo, mas quem vai se divertir com os resultados será você.


Pense nisto.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter