Translate / Traduza

domingo, 6 de novembro de 2011

Cuidado!

Cuidado! Suas decisões muda a vida das outras pessoas

Gênesis 9 – 18 ao 29
Pastor Sergio Carlos da Silveira
Estamos acostumados a viver nossas vidas como se não tivessemos outra oportunidade para fazer algo diferente do comum, do que já fizemos até hoje. Só que mesmo não podendo recomeçar, voltar ao iníco de nossa vida, podemos mudar algo.

Sim, mesmo que tenhamos muitas perguntas, muitos arrependimentos. Existem fatos que mudaríamos. Eu mesmo tenho minhas próprias indagações, meus próprios “Ah se eu pudesse...”

Se eu pudesse começar de novo

Se eu pudesse começar de novo, eu seria mais amigo de meus pais. Afinal, sempre deixamos de ouvi-los, de admira-los em certa época de nossa vida.

Registraria as histórias que ouvi na vida – Sim, deixamos passar belas histórias e nada aprendemos com elas, só entenedemos sua importância quando o tempo passa.

Também viveria perto do meu pai sempre, porque a maior parte da minha vida eu vivi com pessoas que hoje eu não sei aonde andam.

O triste é que eu não posso viver de novo, ninguém pode refazer o que foi, mas podemos refazer o futuro. Sim, eu não posso consertar o ontém mais o hoje eu posso.

A história referida no texto fala dos filhos de Noé e, como as decisões que foram tomadas pelos filhos e pelos pais alteram todo o curso de uma família.

Logo depois de sairem da arca, esta família iniciou sua nova vida na terra, eles tiveram a oportunidade de recomeçarem sua vida de forma diferente de que vivera até então. Podiam escolher viver de forma a agradar a Deus, de forma a agradarem a si mesmo, mas houve algo que mudou tudo. Depois de fazer seu vinho, Noé embriagou-se e seu filho Cã viu. E a cena pareceu-lhe engraçada, então, não pensou em cubrir seu pai, que ficara nú, pelo contrário, saiu dali e foi contar aos seus irmãos o que acontecera.

Seus irmãos não acharam graça nisto. Ao contrário dele, Sem e Jafé foram ao seu pai com todo o cuidado e o cobriram, tomando cuidado para não verem a nudez do pai.

A atitude de Cã pareceu mal aos olhos de Noé, quando este soube do acontecido e ele, abençoou os filhos que o protegera a honra e amaldiçoou. Só que as palavras sobre Cã alcançou seus filhos. Aquela atitude que Cã achou engraçada, mesmo sabendo errada, trouxe tristeza aquela família, seu pai sentiu-se desonrado, seus irmãos sentiram-se desrespeitados e os descendentes de Cã receberam uma herança de maldição.

Aos Filhos

Sim, você precisa entender que as decisões, filho, que você está tomando, estão mudando a vida dos pais. Pode parecer que sua atitude é passageira, mas as marcas que deixa nas pessoas é para sempre e você pode escolher quais marcas vai deixar em seus pais.

Aos Pais

Pais, as decisões que vocês estão tomando, estão mudando a vida de seus filhos. E serve para vocês também pais. Não é porque são pais que não tem o dever de pensar em seus filhos como resultado de suas atitudes. A irresponsabilidade de alguns pais tem resultado em filhos violentos, traumatizados, fracassados e infelizes.

Muitas vezes são suas aparentes virtudes que estão destruindo sua família. Pais excessivamente zelosos tem gerado filhos fracassados em seus ideais, pais que insistem em colocar seus filhos para realizar seus próprios sonhos, tem feito com que seus filhos cresçam infelizes, sentindo-se como se não tivesse um lugar seu ao sol.

O pior de tudo é que sua luta por fazer seus filhos ser como você é ou queria ser, vai cair por terra, pois eles perderão o respeito por sua figura parental.
Então, cuidado pois talvez os seus maiores inimigos sejam as suas virtudes. Afinal, nossa maior desgraça pode vir de nossa maior virtude. Pense bem, olhe para suas atitudes, o que você acha certo pode na verdade estragar o bem estar de sua família.


Uma pessoa muito justa, pode ser intolerante.

Uma pessoa muito zelosa pode ser insuportável.

Uma pessoa muito sensível, pode ser não sociável.

Uma pessoa muito honesta, pode ser soberba.

Uma pessoa muito franca, pode ser estúpida.

Uma pessoa muito leal, pode ser fanática.

Tome cuidado com aquilo ou naquilo em que você é bom.

Noé era viticultor, junto com isto veio a embriaguez, o que alterou sua mente.

O ódio altera a mente.

A paixão altera a mente. (Davi não matou Saul, mas matou Urias por paixão)

Tudo o que é demais, é veneno. Na carta aos Filipenses (4-5) a apóstolo afirma que a nossa justiça seja conhecida pelos como imaprcial e que não fiquemos ansiosos com nada. Trocando em miúdos, nada em demasia. E na carta aos Romanos (2 –3) adverte que não pensemos em nós mesmo mais que o necessário, agindo com moderação e segundo nosso padrão de fé, que é individual. Sim, frisando, tudo o que é demais, é veneno.

Que tal ler também:

                                                     
 


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter