Translate / Traduza

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A volta de Elias

A volta de Elias


Elias e Abadias

O encontro de Elias e Abadias se deu de um momento para o outro. Sem que aquele homem que servia a Acabe, esperasse, aconteceu. Afinal todo o Exército tinha procurado por todas as cidades e aldeias de Israel. Agora do nada eis ali à sua frente o profeta.

Antes é necessário esclarecer que apesar de servir à um senhor incrédulo – a bem da verdade, idólatra – Abadias cria no Deus verdadeiro e no seu grande poder.

Mesmo temendo Abadias obedeceu ao profeta e foi falar com o rei Acabe sobre o retorno do profeta.
Agora em frente ao rei, Elias resolve colocar Baal e Deus frente a frente em um embate de fé sem precedentes na História de Israel.

Baal e Deus – quem de fato é Deus

No monte, Elias desafia os sacerdotes de Baal. Estes passam parte da manhã fazendo suas orações e serviços religiosos, aqueles homens clamavam a Baal, até auto-mutilando-se, mas, o tal deus não ouvia.

Elias, com muito sarcasmo, zomba daqueles homens, sua atitude é para que o povo que assista perceba que nada acontece quando o povo clama ao deus morto.

Para Elias o importante era a fé dos hebreus. Sua missão era fazer o povo hebreu voltar à verdadeira fé.

Abundante Chuva

Deus nos prova, mas nós também podemos fazer algo para sermos notados por Deus. Elias fez sua parte, ele cria que Deus faria algo acontecer.

Você tem que fazer como Elias, posso ter pouco, ma só que tenho é bom.

Quando Elias deu a água que tinha, apesar de 12 cântaros, era pouca, mas era o seu melhor, era o melhor que ele tinha para oferecer pelo povo.

Elias consertou o altar, fez sua oferta de água, mas só clamou ao Senhor depois de fazer a sua parte.

Só o Senhor é Deus

Elias, antes desta situação, acreditou que era o único que servia ao Senhor, mas foi advertido por Deus que isto não era verdade, embora fosse o que ele cria. E você pode também crer que é o único, pode até ser só você, mas se sua Fé esta firmada em Cristo, você faz a diferença.

Quando desceu fogo do céu e queimou o sacrifício, todos os presentes ali viram a glória de Deus. Tudo isto aconteceu porque Elias estava na presença de Deus, as dificuldades que ele enfrentou por anos em decorrência da perseguição.

E com você também é assim, tudo parece difícil, mas é porque você não está crendo.

Com o acontecido, a memória do povo hebreu é renovada com a certeza de que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó ainda era o Deus de Israel. O povo volta ao caminho.
Baal não era deus, mas Elias era servo do Deus Altíssimo, assim, quando tudo aconteceu, ele creu e saiu dali vitorioso.

Agora Elias volta ao seu próprio caminho. Depois de clamar ao Senhor e ver a resposta, Elias sobe ao monte e mais uma vez ora ao Senhor. Então ele pede ao seu discípulo que olhe o céu e por mais algumas vezes isto aconteceu. Em momentos depois uma nuvem apareceu no céu e logo depois o céu escureceu e a chuva caiu.

Elias ofereceu o melhor que possuía, a água – que era escassa devido a seca – o bezerro e o manjar.

Quando olhamos o caminho feito por Elias vemos que durante o tempo da seca, Deus cuidou de seu profeta, foi alimentado por corvo, viúva e anjo. No momento do embate dos deuses, Elias entregou tudo o que ele possuía e Deus lhe deu em abundância, sim, abundante chuva.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter