Translate / Traduza

sábado, 12 de novembro de 2011

Saindo da Igreja

Saindo da Igreja

Pastor Sergio C Silveira
Lucas 9-6

Saindo, pois, os discípulos percorreram as aldeias, anunciando o evangelho e fazendo curas por toda parte.

Estamos nos prendendo nos Templos. Desvirtuando o Evangelho, prendendo a Mensagem do Senhor às paredes das Igrejas e aos ouvidos dos fiéis.

Jesus não abriu nenhuma Igreja, embora tenha pregado nas Sinagogas – igrejas de seu povo . Ele usava encontros casuais para levar as Boas Novas:

  • A Samaritana,
  • O Gadareno,
  • Zaqueu,
  • Jairo,
  • Os leprosos,
  • Bartimeu.

Jesus também reunia-se de modo informal nas casas de seus amigos. Levou sua Palavra a casa de Simão, curou na casa de Pedro, ensinou na casa de Zaqueu.

Seu primeiro milagre não foi em uma reunião religiosa, foi numa festa de Casamento e de modo totalmente informal.

Aproveitava estradas, praias e montanhas para dizer seus sermões. Tanto que o sermão mais difundido nos altares das Igrejas hoje é o Sermão da Montanha.

Nós estamos prendendo o Evangelho nos templos, não estamos aproveitando as oportunidades para falar do amor de Deus. Passamos por desconhecidos sofrendo e deixamos eles à beira do caminho sem ouvir do amor de Deus.

          Aproveitando as Oportunidades

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E ERA TRAZIDO um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual, todos os dias, punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam” (Atos 3.1,2).

Não sabemos aproveitar as oportunidades para falar de Jesus.
Um dia iam passando para o templo Pedro e João, os apóstolos. Pela Estrada era trazido um coxo, que era deixado à porta Formosa, a mendigar, ao ver os apóstolos, o homem os chamou. Os apóstolos viam, talvez conversando sobre assuntos diversos, mas não com o pensamento disperso.

Andando pelo caminho, os pensamentos estavam em Jesus. Quando parados pelo coxo, que lhes pediu uma esmola, Pedro lhe informou que nada tinham, mas que possuía uma riqueza maior.
Momentos depois o coxo saiu na frente deles saltando e curado.

Jesus passou por ali, outros apóstolos também, mas aquele dia, era o dia do coxo.

Sem saber, aquele homem falou com alguém que estava centrado em um propósito: Salvar.

E nós deveríamos ter esta mesma atitude, estarmos centrado neste propósito, pois é para isto que somos chamados. Para toda e qualquer atividade cristã é necessário um dom, já para evangelizar, basta sermos salvos.

É interessante notar que por aquele lugar era costume passar os religiosos daquela época, escribas e fariseus, muitos deles justos aos seus próprios olhos, mas que presos aos seus preconceitos ao olharem o homem, só conseguiam ver um pedinte. Já Pedro e João viram viram um homem feito a imagem e semelhança de Deus. Só quando olhamos o próximo como Deus o vê, podemos agir com amor e misericórdia e foi o que aconteceu ali: Pedro e João viram no homem a imagem e semelhança de Deus e lançaram sobre ele uma palavra de vida, ministrando assim a cura aquele coxo. Justamente a forma misericordiosa dos apóstolos olhar que mudou para sempre a vida daquele paralitico.

Evangelizar

Evangelizar é algo que podemos fazer em qualquer situação, simplesmente porque podemos aproveitar qualquer situação para isto. Na condução, na escola, no trabalho, no hospital, por carta, telefone, internet, sempre temos a oportunidade, só precisamos aproveitar.

Pense em quantas vezes você poderia ter aproveitado um comentário de um estranho para introduzir o amor de Deus. Quantos nos perguntaram sobre o tempo – maior desculpa do mundo para início de conversa no mundo. Quantas vezes não passamos horas em bancos, hospitais e fila do mercado, sem falar de Jesus, verdadeiros 007 Cristão. Passamos despercebidos aos doentes, sendo que somos o remédio que eles precisam e, que muitos vezes, estavam precisando.

Jesus, os apóstolos e outros cristãos antes de você aproveitaram as oportunidades, por piores que fossem – Pedro, Estevão, Paulo e outros aproveitaram até o momento da prisão e, em sua defesa ousaram testemunhar do amor de Deus.

Jesus, voltemos a Ele, foi a mercados, barcos de pescadores, vilas, casas das pessoas comuns, percorria todos os povoados, os encontros eram casuais, mas o propósito era um só, o mesmo de Pedro e João, o mesmo de Deus ao permitir que seu Filho deixasse seu Trono de Glória para viver entre pecadores. Que propósito é este? Salvar, simplesmente salvar.

Conclusão

O Ide é uma comissão de Fé, uma ordem para todos, quando disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15) estava mandando a todos, não mandou apenas um ou outro, deixou uma ordem para que os salvos levassem as Boas Novas. Não disse um ou outro, deu uma ordem que serve a todos os que o aceitarem. As palavras ditas a Simão Pedro e seu irmão André serve para todos que os seguirem: (...) Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mateus 4:19).

Sim, nós somos pescadores de homens, mas não pescadores de pesque e pague, ou um aquário, os nossos “peixes” estão em alto mar, neste mundo tenebroso, cheio de pecados e dor.

Que possamos aproveitar as oportunidades como elas se apresentam. Você pode ser a única pessoa que alguém vai encontrar pelo caminho.

O problema hoje é que estamos presos, por nós mesmo, por nossas delimitações, aos templos. O certo mesmo é nós sairmos dos templos e levarmos adiante o Evangelho de forma simples e objetiva, com o intuito de salvar.

Igreja é lugar de crente, mais o campo missionário começa na sua casa, sua família são os primeiros que precisam de uma Palavra de Salvação, as almas estão fora das portas dos templos, para alcança-las temos que sair deles.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter