Translate / Traduza

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Lições de Jonas

Lições de Jonas
Jonas 1-6

Introdução

Levar o Evangelho é um dever do cristão, afinal o IDE é para todos. Mas constantemente somos defrontados com muito mais que a verdade do Evangelho.

Temos que parar e observar algumas coisas das quais temos que abrir mão durante o processo.

Houve alguém que foi pego em suas convicções e foi levado a levar uma Profecia forte e difícil para um povo inimigo seu.

O desejo do Senhor é que todos se salvem, mas no processo, muitos que profetizaram a Salvação e os que mais tarde se dispuseram a levar o Evangelho tiveram que lutar contra suas próprias convicções, com seus temores e traumas.

Jonas foi um dos mais célebres profetas no sentido de ter que lutar contra si mesmo, para cumprir a ordem do Senhor.

O mundo está fazendo sua própria vontade. Quando ouvimos dizer que o mundo jaz no maligno, logo afirmamos que pertence ao diabo. O que jaz no maligno não é o mundo enquanto planeta. É este sistema de coisas. O sistema humano, política e cultura permitiu-se viver de acordo com seus próprios desejos, sem fazer escolhas.

Esquecemos que quando não fazemos escolha, isto em si, já uma escolha. Na verdade os reinos perpetuam-se na maldade, já a Terra é do Senhor. Então, lembre-se sempre que de Deus é a terra e sua plenitude. O sistema esta corrompido pelo pecado do homem, afinal foi por um homem que entrou o pecado no mundo e, também por um homem veio o perdão.

O mundo está nesta situação que vemos é porque as pessoas estão constantemente fazendo sua própria vontade, não pensam nas outras, não sabem abrir mão de nada pelo bem do próximo.

Desobediência


Obedecer geralmente é ir contra o que desejamos fazer. Então desobedecer é o melhor caminho que se apresenta.

Desobedecemos pastores, líderes, nossos pais, e até Deus e, depois não entendemos porque certos processos vem sobre nós. Nem pensamos que são consequência de nossas escolhas.

Veja o que aconteceu no Céu. Satanás rebelou-se contra as regras do Céu e com ele pereceram um terço (1/3) dos anjos. Acontece que isto não aconteceu do nada. Satanás formou seu plano ardiloso de modo que enganasse estes anjos todos, em conversas individuais, convencendo-os em sua amizade, diz isto aqui e aquilo ali.

O que eles não sabiam era que o ouvir e dar atenção a satanás, que era um anjo como eles, iria trazer consequências até então desconhecidas por eles. Eles descobriram que não há nada pior que sair da presença de Deus.

Desobedecer, mas assumir que errou

Jonas também desobedeceu, mas quando confrontado pelos seus companheiros de viagem, ele não mentiu ou tentou fugir de sua responsabilidade. Pelo contrário, ele assumiu seu erro, e, mostrando arrependimento, ainda arrumou uma forma de tirar daqueles homens o perigo que vieram sobre eles por causa de seus atos.

Aqueles homens o encontraram no porão e o questionaram, sabendo ser ele o causador daquele mal, respondeu com sinceridade.

O que fazes?” - Perguntaram eles.

Sou profeta”- Respondeu ele.

Quem és?” - perguntam de novo.

E ele: “Sou hebreu”. - Ou seja, pertencia ao povo escolhido.

A quem temeis?” - Ao Senhor Jeová.

Pronto, estava feito. Desobedeceu sim, mas assumiu e mostrou a quem de fato servia, a Deus e não à sua própria vontade.


Grande Problema, grande solução


Ao ser jogado no mar, logo depois Jonas enfrentou um problema ainda maior. Apareceu um grande peixe e o engoliu. Durante 3 dias e 3 noites ele permaneceu dentro daquele animal, em seu desespero Jonas orou ao Senhor.

Que nós possamos aprender com esta história a obedecer a Deus, aos nossos pais e pastores, ou toda a liderança que se apresentem em nossas vidas.

Jonas diz: Fui ao inferno e clamei. E ali fiz um voto ao Senhor e o cumprirei.

Obedecer mesmo contra nossa vontade

Jonas aprendeu algo sobre obedecer. E assim decidiu pregar mesmo sem querer.

Quando erramos queremos e que os outros morram, mas se o erro é nosso, nós temos que assumir, deixar de lado nosso orgulho e fazer o que é certo. Para Jonas o certo era trazer a Palavra pela Profecia. Transmitir o que Deus queria dizer ao povo de Nínive. Assim é a nossa pregação, temos que transmiti-la sem pensar se quem vai receber a Palavra é nosso amigo ou não.

Jonas passou 40 dias pregando a palavra

Arrependei-vos e todos ouviram, arrependeram-se, humilharam-se, oraram e foram perdoados, alcançando a vida para toda aquela nação.

O fato destes se humilharem nos ensina também que para uma pessoa ser salvo tem que ter vida com Deus, do contrário é semente seca e infértil.

A água que faz a semente brotar é o Espírito Santo.


Plantar na seca
No nordeste brasileiro, na época da alta da seca, o nordestino abre a terra, arando-a de ponta a ponta. A seguir coloca as sementes nos sulcos feito na terra.
O turista que observa por certo vê a situação pensa que aquilo é uma loucura. Sol escaldante e vento forte, poeira por todos os lados e, os locais semeando.

Passado os dias, vem a chuva e nos primeiros dias de dezembro as plantas germinam e brotam todas. Os campos todos ficam verdes e com vida.
Surpreendendo os mais pessimistas com o resultado final.

Conclusão

Assim é a Palavra do Senhor, talvez seja por isto que está escrito que a Fé vem pelo ouvir, o ouvir a palavra de Deus, pois de fato é assim que acontece, é o ouvir cada dia um pouco, e aos poucos vai curando as feridas.

A transformação geralmente acontece aos poucos. A pessoa começa ouvindo, percebendo onde está errando e quando menos se espera, a vida espiritual renasce, como as plantas no período pós seca.
Não devemos esperar a chuva chegar, temos que preparar a terra antes, arar com nosso carinho, semear com sabedoria e permitir que o Espírito Santo regue com sua abundante chuva.




Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter