Translate / Traduza

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Casamento: Falha na Comunicação

Falha na Comunicação?
Irmã Beth
Muitos casamentos estão arruinados por muitos motivos, mas um dos principais é na verdade a falta de estímulo verbal, erros de comunicação. Você precisa investir em seu casamento, mas para isto precisa antes descobrir aonde esta errando. E se for erro de comunicação, o certo é você caprichar, é descobrir o que o outro quer ouvir, mesmo que você não queira mesmo falar, mas vai ter que fazer ou falar o que ele ou ela quer ouvir.
Na verdade, talvez antes de entrarmos na questão da comunicação entre o casa, seja necessário que saiba direito o que de fato é a comunicação. Define-se como a troca de informação.
E como será que pessoas diferentes entre si pode se comunicar? Bem, então o melhor é orar, pois somente o Espírito Santo é quem pode nos mostrar a direção correta para chegar ao coração do outro. Na verdade, os cristãos estão usando as mesmas desculpas daqueles que não são cristãos para o divórcio. É um absurdo, por exemplo, um cristão se divorciar por incompatibilidade de gênios ou interesses, simplesmente porque é são as desculpas usadas pelo homem moderno para justificar o fim de suas relações.
E depois acabamos entrando em outro casamento que terá as mesmas dificuldades que o anterior, já que uma das partes que destruiu o relacionamento anterior somos nós e para começar a cometer os mesmos erros é só uma questão de tempo e oportunidade. E acontecerá. Os nossos erros são repetidos simplesmente porque somos cíclicos em nossas fraquezas.
Então, agora que já falamos no geral, vamos a alguns principais?
  • Casamento é Sagrado,
  • Porque erramos,
  • Cuidado com a Língua, e,
  • Seja Agradecido.


E aí, como vai seu Casamento?
Bem, vamos retomar nosso tema Casamento? Para ser sincera existe algo que você pode fazer para ter um casamento bem sucedido. E, para ser sincera, podemos começar dizendo que um algo em especial se for colocado em prática pode colocar os demais em segundo plano: Casamento é Sagrado.
O que Deus uniu, não separe o homem (Mateus 19-6). Bem, às vezes é necessário repetir certas normas e filosofias para que elas voltem a fazer sentido. Então, voltemos ao Éden, onde Deus instituiu duas coisas importantes: O Trabalho e o Casamento. Ambos para Adão e Eva e, consequentemente para seus filhos, que somos nós (Gênesis 2-21 a 24).
Porque erramos?
O problema é que deixamos de prestar atenção na Palavra. Na verdade a Palavra é um guia para nossa vida em todas as nossas relações. Se observarmos a Bíblia com inteireza de coração andaremos de forma mais segura, afinal, veja o que ela diz de si mesma: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra (2 Timóteo 3:15-17). E homem perfeito é perfeito em tudo, em todos os seus relacionamentos.
A Bíblia nos ensina como agir desde como bom vizinhos (Provérbios 25-17) até como administrar os nossos próprios bens (Filipenses 4-6), passando sobre como educar filhos e até cuidar do lar.
O melhor modo então de lutar por nosso casamento é antes de tudo vê-lo como o que de fato é, um Instituição criada por Deus para a preservação da espécie humana, mas também o bem estar do casal, afinal fez a mulher (Gênesis 2-18) para o homem como companheira. E vamos combinar que companheiros são na verdade amigos e como tais devem ser parceiros e não inimigos. Na verdade a Bíblia ensina que o homem tem que cuidar da esposa como quem cuida de seu próprio corpo, afinal só os loucos e fanáticos se automutilam. De resto, os demais tratam bem seus próprios corpos, na verdade lutam e muito pelo seu bem estar (Efésios 5-21 a 33).
Se observarmos bem os ensinamentos bíblicos e colocarmos em prática em nossa convivência, seremos felizes. Se fizermos tudo, cobrindo nossos atos com amor, como o aconselhado pelo apóstolo Paulo, que ensinou: (…) E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3:14)
Cuidado com a Língua
Na verdade devemos tomar cuidado com o que falamos: A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno (Tiago 3-8) e, a falta de cuidado com o que falamos um com o outro é um dos males que acabam com os casamentos, assim também como pode ser mais que uma arma letal que pode ir além pois pode ser lançada no escuro, são as palavras que deixamos escapar no dia a dia que se tornam ofensivas, que acabam por destruir pois vem devagar e só a sabedoria é que serve de antídoto contra nossa própria maldade (Provérbios 12-18). Na verdade quando começamos a falar com delicadeza, também terminamos nos mesmos termos, pois é natural. Assim, se estivermos chateados, ou mesmo nervosos, devemos deixar o mal estar passar para termos uma conversa agradável e respeitosa. E se o nervoso demorar a passar, ore.
Seja agradecido
Na verdade devemos sempre mostrar-nos gratos entre nós mesmo (Colossenses 3-15) e não só isto, devemos agradecer sim, mas também elogiarmos um ao outro. Agradar tanto o esposa fazer gentileza para a esposa, como a esposa também ser gentil com o esposo. Tem esposa que não conhece nem mesmo a marca do barbeador elétrico do marido, isto porque é elétrico e não descartável, ai seria mais difícil.
Claro que é mais a esposa quem precisa de ser lembrada nas pequenas coisas e são sempre os homens que esquecem de alguns gentilezas, mas quando elas acontecem devem ser valorizadas.
As mulheres às vezes preferem um sorriso inesperado, um beijo no meio do dia, uma piscada até, à um único “eu te amo”. Hoje temos outras formas, um e-mail no meio do dia, um telefonema inesperado ou um bilhete debaixo do travesseiro, mostra o quanto você ainda ama sua esposa.
Esposas satisfeitas são também as que um dia receberão o título de mulher virtuosa. Lembra dos conselhos da mãe do Rei Lemuel? A mulher virtuosa é muito elogiada naquela passagem, mas ela é louvada por seu marido. E, por certo, os elogios são sem dúvida, o combustível que alimenta o animo de uma mulher.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter