Translate / Traduza

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Esperar, eu?

Os perigos do Imediatismo para a nossa Fé

Deus do Espere Não não existe?

Leitura bíblica

"Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor (Lamentações 3.21-26).
Vivemos diversos perigo que assolam a nossa fé. O povo que se diz cristão acompanham sempre as modas filosóficas e hoje, onde vivemos o momento, afinal estamos na Era do Imediatismo.

Tudo é para hoje
Esperar é algo simplesmente inadmissível, ninguém aceita esperar. Assim, também acontece no exercício da Fé. Às vezes, em nossa oração estamos lá apressando o Senhor para sermos atendidos imediatamente.

Na verdade, se é para esperar, não estamos interessados. Esquecemos que Deus tem seu momento de agir, afinal Ele é Deus e não nós.

O salmista nos ensina com seu exemplo, quando louva dizendo: Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor (Salmo 40 – 1). Isto é algo para entendermos bem, pois o melhor mesmo é esperar e confiar.

Viver de esperar não é para a nossa geração, queremos tudo para agora. Em tudo. Podemos observar, por exemplo, que as pessoas hoje não cursam faculdades longas, preferem os cursos mais curtos e menos intendo, ou partem para cursos técnicos. Hoje não se namora, o amor perdeu o romantismo, estamos na era do Ficar, onde tudo é rápido e permitido. As receitas da vovó ficaram no imaginário, agora partimos pelo rápido e perigoso alimento rápido em balcões e mesas minúsculas, verdura e legumes só em lata. Livro só vende se for de auto-ajuda e de preferência em vocabulário pobre e de preferência pequeno, tipo 10 passos. Um livro de 200 páginas hoje é enciclopédia.

Claro que neste cenário, Deus não mudou, ainda nos diz Não e Espere, além do Já que esperamos.

Observe o que diz o Senhor através do Profeta Jeremias sobre nós: "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29-11), e se Ele sabe o que pensa sobre nós, ainda é melhor pedir que seja feita a sua vontade sobre nossas vidas.

Deveríamos na verdade fugir de toda Ansiedade, isto nos traria mais paz e tranquilidade, afinal a cebola nasce logo, mais uma figeuira demora anos para ser uma árvore frutífica e se observarssemos bem a Natureza, aprenderíamos a esperar.

Não estejais ansiosos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças (Filipenses 4:6)


O Deus da modernidade é, sem sombra de dúvida, o Deus de Já.
Até porque não há nada mais rápido do que o imediatamente. Mas o Deus do Espere, deixamos para trás, ele não se adequa as nossas necessidades.

E você, confia e espera?

Ou será que está na tribo do Deus de Já! Se tiver, digo que é melhor voltar a esperar no Senhor, pois muitos pregadores que pregam sobre o Deus de Já, baseiam-se em Salmo 68-4, Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele (Salmos 68:4), ali no grifo, em algumas versões aparece como Já, mas pela falta do H na abreviação de Jeová, já que aparecia escrito assim: Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é JÁ; exultai diante dele”.

Claro que nada disto muda quem é o nosso Deus, mas com certeza nos faz ver que na verdade devemos sim esperar no Senhor. O que temos que entender que nada do que dizemos ou fazemos para agilizar o Senhor, vai mudar o que Ele sabe ser o melhor para nós.

Então, que possamos ouvir o conselho de Paulo aos cristãos em Roma: "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração" (Romanos 12.12).
Boa Semana!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter