Translate / Traduza

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Amor como fruto

Série Estudos Bíblicos
O Amor como Fruto
Gálatas 5 – 19

Introdução
Quando falamos de frutos do Espírito, devemos antes analisar porque se usa o vocábulo frutos para designar os resultados da vida nova que um recém convertido apresenta ao longo de sua caminhada e, não só estes, claro, mas os que já aceitaram ao Senhor a certo tempo.
Na verdade a palavra fruto é usada por comparação recurso usado por Jesus, seus discípulos e apóstolos para tornar mais fácil o entendimento de seus ouvintes ou leitores – no caso das cartas.
A comparação nos faz entender usando a línguagem do cotidiano, figuras do nosso conhecimento comum, assim o escritor da carta aos Gálatas, usa a palavra fruto para relacionar os resultados da ação do Espírito Santo e seu esforço diário.
Deus criou as árvores para algo mais que a decoração do mundo. A árvore serve para:
  • Uso do homem desde sua casa aos seus utencílios de trabalho, passando por objetos da funcionalidade da casa até a decoração.
  • Alimentação do homem, através de seus frutos – afinal os frutos não se auto-consomem.
Diferente dos frutos físicos, os frutos carnais e espirituais se auto consomem, afinal, vivem em constante disputa para ver quem vence a quem e quando lutamos para que nossos frutos espirituais sejam manifestos, eles se multiplicam.

O Amor
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5:5).
O que forma em nós o Amor de Deus é o Espírito Santo. E somos modificados pela ação gerada através de nossas escolhas, afinal amar é escolher entre o bem de outrem e o seu próprio bem.
É necessário saber que os frutos do espírito combatem os frutos da carne.
O amor de Deus não reside na troca. Deus nos amou de forma gratuita, de graça, afinal seu amor é sem interesse escuso ou pensamentos escondidos.
Amar é inteiramente diferente do que vemos, afinal o verdadeiro amor compadece-se elevanta a cobra que um dia o irá pisar.
Constantemente as pessoas amam de forma interesseira. É o sentimento de Barganha, faço algo para você para receber algo em troca. Isto não é amor de verdade, a mor verdadeira pergunta o que possso fazer por você e jamais o que você pode fazer por mim.
Na verdade o amor, a Caridade, consiste em fazero bem a quem não merece. Então entregar-se a quem não merece é amar.

Um teste de amor

Você hospedaria o maníaco do parque? Lembre-se que ele se diz convertido e transformado, antes de responder, agora pense bem e responda para você mesmo: Você hospedaria o maniaco do parque? E se sua resposta for não sabe o que te falta? Caridade.

Amar é interessar-se pelo bem de outrem, sem pensar em mim, afinal o Espírito Santo está em formação em ti. Se não nos vemos Deus nos homicidas, prostitutas de todos aqueles que alegamos serem pecadores vis, está faltando em nós o amor. O interesse pelos que vivem longe de Deus. Não pode morrer em nós, devemos ama-los e alcança-los com verdade contida na Palavra, mas chegarmos a eles em amor.

Ilustração


Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente.
Um dia encheu sua mochila com pastéis e refrigerante e saiu para brincar no parque.
Quando ele andou umas três quadras, encontrou um velhinho sentado em um banco da praça olhando os pássaros. O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila e ia tomar um gole de refrigerante, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então lhe ofereceu um pastel.
O velhinho muito agradecido aceitou e sorriu ao menino.
Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu refrigerante.
Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino.
O menino estava tão feliz!
Ficaram sentados ali sorrindo, comendo pastéis e bebendo guaraná pelo resto da tarde sem falarem um ao outro.
Quando começou escurecer o menino estava cansado e resolveu voltar para casa mas, antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho.
Aí, o velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.
Quando o menino entrou em casa, sua mãe surpresa perguntou ao ver a felicidade estampada em sua face:
- O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?
Ele respondeu:
- Passei à tarde com Deus. Você sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi?
Enquanto isso, o velhinho chegou a casa com o mais radiante sorriso na face, e seu filho perguntou:
- Por onde você esteve que está tão feliz?
E o velhinho respondeu:
- Comi pastéis e tomei guaraná no parque, com Deus.
Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?

Conclusão
O que precisamos entender com muita pressa é que a face de Deus está em todas as pessoas que estão ao nosso redor, próximas de nós.
Então nossa oração hoje deveria ser com o objetivo de amar mais e melhor ao próximo, sem esperarmos nada em troca.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter