Translate / Traduza

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Sacerdote Eli

Eli - Um grande sacerdote

Pastor Sérgio C. Silveira

Você já pensou sobre Eli, como Sacerdote? Diz a Palavra que ele foi escolhido pelo Senhor.

Se analisarmos com frieza e inteligência o perfil deste homem, podemos notar que ele foi um grande sacerdote, totalmente comprometido com seu ministério.
Costumeiramente acabamos nos lembrando que ele errou como pai e que seus filhos não seguiram-lhe o exemplo como homens de Deus, mas Eli era comprometido com a causa de Israel.

Ao contrário do que se diz, o sacerdote Eli era um homem temente a Deus e responsável por suas atividades sacerdotais. Das quais não abria mão e manter a segurança da Arca além de ensinar os discípulos era sua função.

Às vezes,  confundimos os papéis de Eli, na verdade, como pai, ele foi descuidado.

Hofni e Finéias, seus filhos e sacerdotes em Israel, eram adultos e responsáveis por seus atos, tanto no ministério, como na vida espiritual.

  • Preocupado com o Próximo - Quando Ana, orou ao Senhor pedindo para ter um filho, ela teve um encontro com Eli, o sacerdote, que conversou com ela. Acostumado a lidar com pessoas o sacerdote dirige-se à mulher imaginando-a embriagada. O que poderia ser, dado o horário logo depois do almoço, (I Samuel 1-9), ao tomar conhecimento do sofrimento daquela mulher, mesmo não sabendo qual era de fato sua oração, determinou sobre ela que o Senhor faria segundo o seu coração (1-17).
  • Pronto a servir sempre - Este mesmo homem aceita criar junto a si o jovem Samuel (I Samuel 2-11).
  • Conhece bem a Deus e sabe reconhecer sua Voz - Eli também reconhece que na verdade é o Senhor quem quer falar com Samuel, quando Deus chama o menino pelo seu nome (3-9), então ele explica como de fato deve responder.
  • Grande Abençoador e Profeta - No capítulo 2-20 ele profetiza sobre a vida de Ana e Elcana que eles tenham outros filhos e estes filhos nasceram, 3 meninos e 2 meninas.
  • Conhecedor da Vontade de Deus e que ela deve se cumprir - Quando o Senhor falou com ele, através de Samuel, ele mais uma vez reconhece que de fato é Deus quem fala e aceita a repreensão (3-18).

Agora que já vimos o perfil espiritual de Eli, podemos ir além, quando a Arca é tomada, por causa de mais uma das atitudes erradas de seus filhos, que decidiram usá-la para animar os soldados hebreus e assustar o Exército filisteu, mas que, como estratégia de guerra, se mostrou a pior de todas, já que ela foi levada pelos seus inimigos.

Durante a ausência da arca, Eli permanece sentado à beira do caminho, à espera da notícia da Arca (4-13), com o seu coração apertado, segundo esta registrado.

Quando então o mensageiro vem, se observarmos com cuidado, ele avisa que os filhos de Eli estão mortos, mas esta não é a preocupação do sacerdote.

Ao perguntar o que aconteceu, ao saber que a Arca foi levada, ele cai da cadeira e morre. É válido observar que mesmo a sua nora, ao dar a luz a seu neto, ao colocar o nome da criança, esta também reconhece que a Glória de Israel, que era o símbolo da Presença do Senhor, foi tomada.

Devemos, como cristãos aprender diferenciar a nossa comunhão com Deus, que nunca deve ser questionada, afinal, quem conhece seu coração é o Senhor. Se erro como pai, não quer dizer que erro como cristão ou como pastor.

Em nenhuma situação se deve questionar o que há entre Deus e uma pessoa.
Claro que podemos, como já dissemos aqui, em outras Palavras ou estudos, observar os espíritos, para saber a origem, observar os frutos quando somos levados a acreditar em uma Palavra ou Profecia, mas jamais, dizer que alguém serve ou não ao Senhor.

O verdadeiro servo do Senhor, tal como o sacerdote Eli, pode sim errar como pai e colocar o bem estar de sua família em primeiro lugar, mas devemos procurar entender que em nossas fraquezas podemos sim mudar nossa posição e mudarmos o nosso rumo. Assim, podemos sim aproveitar os exemplos deste homem para mudar nossa vida, mas principalmente para sermos como ele foi: Escolhido, Servo Fiel, Bom Líder Espiritual, Comprometido com nosso Ministérios, Profeta verdadeiro, Grande abençoador e Homem preocupado com a Casa do Senhor.

É por estas situações que precisamos estudar a Bíblia, lê-la para entendê-la bem. Muitas vezes estamos repetindo o que os outros dizem, mais a Bíblia mesmo diz: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus 22-29).

Pense nisto!


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter