Translate / Traduza

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo: O Sacerdote Eli

IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo: O Sacerdote Eli: Eli - Um grande sacerdote Pastor Sérgio C. Silveira Você já pensou sobre Eli, como Sacerdote? Diz a Palavra que ele foi escolhido pelo Se...

Como devemos criar nossos filhos?

Como devemos criar nossos filhos?
Elisabeth Alves

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teu dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." (Êxodo 20:12)


"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Deuteronômio 6:6-7)

No trato com os filhos, o grande diferencial é e sempre será o carinho que doamos nesta atividade. Mas infelizmente o amor e a falta de carinho genuíno tem faltado na maioria das relações de Pais e Filhos.

Os pais jogam a responsabilidade de criar filhos sobre os ombros das mães e estas, muitas das vezes também abrem mão deste privilégio, passando para os ombros da Escola e da Igreja toda esta questão. Eximindo-se desta responsabilidade, passam a acreditar que se o problema acaba como surge e na verdade isto não é verdade. Um filho precisa de limites para viver no lar e na Sociedade e estes são impostos pelos pais sempre.

Devemos nos lembrar que um filho é um presente dado por Deus a nós pais e mães. E uma vez que estamos com ele, devemos aceitar de todo o coração e com muita alegria. Sendo nosso maior objetivo o de cuidar com muita responsabilidade, mas principalmente colocarmos nesta tarefa muito amor, compreensão e carinho.

Mães exemplares encontradas na Bíblia
*A mãe do rei Lemuel que achou por bem aconselhar o filho como encontrar uma boa esposa. Em Provérbios 31:2 ela diz : "Como, filho meu? e como, filho do meu ventre? E como, filho dos meus votos?" Dá-nos a impressão que ela dedicou seu filho ao Senhor, mas jamais abriu mão de aconselhá-lo a se tornar um homem de verdade. * A mãe do rei Salomão, com certeza, o tratava de forma especial, por ser um filho único e querido.. Isto nos fica claro pela passa agem de Provérbios 4:3, nos diz: "era... único diante de minha mãe."* Ana, a mãe do profeta Samuel, que apesar de entregá-lo ao Senhor, subia todos os anos acidade sacerdotal para levar-lhe presentes e amor.
    * Loide, a mãe de Eunice criou a filha na Palavra, e em amor, tanto que esta, quando tornou-se mãe, seguiu-lhe o exemplo, criando Timóteo no Amor de Deus e trazendo para seu filho seu grande exemplo de fé. Como de Fato se cria filhos? Costumeiramente ouvimos mães e pais perguntar como se deve criar filhos e parece-nos que muitos realmente te esta dificuldade. Ora, a resposta está na forma como Deus nos trata. Afinal, Deus cuida de nós, nos alimentando, nos vestindo, nos amando, suprindo todas as nossas necessidades, nos ouvindo, assim devemos cuidar dos nossos filhos. Isto porque Deus é o melhor exemplo de Pai a ser seguido por pais que querem ter uma resposta positiva e grandes e resultados favoráveis para o bem estar de sua família e filhos (Mateus 6 – 25 a 32). Na própria Palavra observamos que a mulher virtuosa cuidava bem de seus filhos e tinha se reconhecimento, além de não ser morosa em suas atividades, que eram muito maiores que as nossas, dado a diferença da situação vivida por ela, mas aquela mulher não se deixava abater, mas permanecia alerta às suas atividades, como mãe e esposa, veja:"está atenta ao andamento de sua casa, e não come o pão da preguiça" (Provérbios 31:27). É claro que devemos cuidar de nossa aparência e bem estar, investir em nossa Saúde pessoal , pois dela depende o bem estar de toda a família. Muitas mães cuidam mais de si do que dos próprios filhos. Isto não é bom aos olhos de Deus e nem mesmo da Sociedade, pois os resultados são no mínimo desastrosos.
Aos Pais
Na verdade devemos nos perguntar de que lado estamos. Se somos pais sábios e virtuosos, que sabem ocupar seus papéis na Família e Sociedade, se estamos cuidando de fato de nossos filhos como deve ser ou se estamos sendo apenas negligentes.

Cuidar dos Filhos vai muito além de trabalhar para suprir as necessidades financeiras, colocar comida na mesa e poder dar acesso a Educação de primeira – tudo o que o dinheiro pode comprar.

Cuidar de filhos vai mais além! Esta relacionado também a pequenas atitudes que marcam para sempre e que muitas vezes não damos a importância devida.
  • Valorize seus filhos – Eles são seu maior investimento, afinal são para a vida toda, mesmo que se formem, se casem e se vão. Para você serão sempre seus meninos indefesos. Então aproveite que agora são de fato pequenos e indefesos e curta-os, brinque com eles! Ouça-os com muita atenção, mesmo que eles estejam mostrando apenas algum desenho de arte moderna, que alega ser a foto da família. Pare o que está fazendo e coloque numa moldura, na porta da geladeira ou na sua carteira e elogie como se de fato fora a foto mais bela do mundo/ Afinal é!
  • Cultive o tempo com eles – Na verdade quando permanecemos mais tempo com os filhos, eles nos conhecem melhor, aprende com nosso exemplo. Portanto dê o melhor do seu tempo a eles. E isto não pode ser algo que se faça de vez em quando. Deve ser constante e deve mostrar-lhes todo o seu muito amor por eles.
  • Busque Sabedoria de Deus na Palavra - Deus instituiu a família e este conhecimento chegou até nós pela Palavra e é por ela que devemos aprender a criar nossos filhos. As crianças são por natureza agitadas e encontram muitas formas de interagirem com os pais e a Sociedade, então brincam, sorriem e cantam. Aproveite estas ações para apresentá-las a Deus e sua Palavra. Oriente a orar e cantar louvores ao Senhor de acordo com suas vontades e respeitando suas idades.
  • Reserve algumas horas por semana para cada um dos filhos – Converse com ele, aconselhe, mostre seu interesse por suas atividades pessoais, fale de Deus e, principalmente, diga-lhe que o ama. Pode parecer que seja pouco, mas é algo que marcará para sempre. Se a vida nos mostra que valem a pena, investir nos filhos é algo que não se perde,principalmente quando se inicia na infância: "Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta." (Provérbios 20:11).
  • Corrija-os quando se fizer necessário – Muitas vezes nos esquecemos de que a Educação de nossos filhos passa pela colocação de limites e a disciplina quando elas são quebradas ou ultrapassada. Na verdade, mesmo com todas estas inovações sobre como criar filhos, podemos notar que o melhor método é sim o de castigar. Não há outros meios melhores para se exigir que uma criança respeite limites que não seja uma boa repreensão ou castigo. Leia: "Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma." (Provérbios 29:17)
  • Conheça bem seus filhos – Saiba o que fazem, com quem andam e o que planejam. Provérbios 27:23: "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os rebanhos" ( Provérbios 27:23). Vocês são os pastores de seus filhos. Outro significado de Pastor é guia e todo que se propõe a guiar a alguém, deve saber aonde vai, o que faz e o que planeja. Pais que se modernizam, aceitando que filhos ainda pequenos tenham privacidade excessiva acabam sofrendo com os problemas da modernidade: Gravidez na Adolescência, acesso a Pedofilia e outros crimes e interferências externas que acabam por destruir a família ou a paz.

A sua relação com seus filhos melhora e muito se você aprender a cria-los da forma correta.Educação é tudo, sem dúvida. E se criamos nossos filhos a Luz da Palavra, estaremos usando o manual da Família e usando de acordo, nada dá errado. A atenção maior que se dá à Palavra no tocante a criação de filhos, se faz melhor quando oramos e pedimos a Deus que nos auxilie nesta jornada.

Pense nisto e ponha em prática.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter