Translate / Traduza

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jesus salva um marajá - [Pastor Sérgio Carlos da Silveira]

Zaqueu e o verdadeiro arrependimento
Pastor Sérgio Carlos da Silveira

Introdução

 Zaqueu,  era um publicano, como eram conhecidos os coletores de impostos, eram todos mal vistos pelo povo. Publicano era o título tradicional de homens,  empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Por  trabalharem para os romanos e muitas vezes fazer cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores.
Extorquir seus compatriotas para alguns destes publicanos era a forma de eles conseguirem o que chamamos de enriquecimento ilícito, e o povo lesado então era Israel.


Em todas as eras, o sistema de recolhimento de impostos das colônias eram sujeitos a abusos. Com o sistema usado por Roma não era diferente. Roma determinava  ao publicano uma determinada área, pela qual ele seria responsável para arrecadar impostos, ao publicano era estipulada à quantia anual que deveria ser recolhida, mas os coletores cobravam taxas bem superiores ficando com o excedente. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz.
Deixe seu recado. Deus te abençoe.
PS:
De acordo com a Justiça o autor do blog não está livre de uma eventual responsabilidade civil ou mesmo criminal por causa de comentários deixados por leitores. Portanto faremos o controle dos comentários aqui expostos.

Além disso a Constituição Federal garante a livre manifestação do pensamento, mas veda expressamente o anonimato (art.5º, IV), por isso comentários anônimos não serão mais permitidos!
Sem contar que comentários que difamem o autor, o Blog ou o personagem descrito na matéria serão proíbidos!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter