Translate / Traduza

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Chamado pelo nome: Samuel

Chamado pelo Nome


I Samuel – 3

A Primeira vez que Deus falou com Samuel foi assustadora.

Era algo incomum para o jovenzinho Samuel. Ele estava acostumado a receber ordem do sacerdote e por ele ser chamado. Como estava vivendo ali e devendo obediência a casa sacerdotal, o menino vivia atento a voz que a comandava. Assim, ao ouvir a voz noturna, imaginou que o sacerdote precisasse dele e foi até sua presença. Isto várias vezes até o sacerdote despertar de fato de seu sono e entender que na verdade Deus queria falar com o menino.

1– A voz de Deus era rara por isso é preciosa.

Porque demorou para Eli perceber o que de fato estava acontecendo?

Primeiro era noite e o sacerdote estava dormindo, o que impediu sua compreensão imediata do fato. E em segundo lugar, dado a raridade com que Deus falava aos homens. Desde sempre Deus falava com os homens, mas com o passar do tempo as pessoas foram se afastando de Deus e o contato com Deus se tornou mais raro ainda. Agora seguia-se as Leis de Moisés e o homem não sentia muita necessidade de um contato direto com Deus. Contato este que a vontade de Deus para com os homens, mas ele não força a situação. Deus espera que seja um desejo nosso termos mais comunhão com Ele. Só que com algumas pessoas a vontade de Deus prevalece, pois Ele chama este. Por certo muitos homens esperavam ser chamados pelo Senhor. Agora acontece com o menino Samuel.

Quando Eli percebeu do que se tratava, explicou como Samuel deveria fazer para ouvir a voz de Deus e o menino obedeceu.

1 a - O que impede o homem de ter contato com Deus?

II Timóteo 3 – 1 ao 7 – Paulo explica algumas características e desvios de caráter que afasta o homem de Deus, que impede que mantenham contato, afinal a luz não tem comunhão com as trevas. E devemos tomar cuidado para não sermos assim, e não termos os mesmos defeitos que impede nossa comunhão com Deus.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2 Timóteo 4:3)

II Timóteo 4 – 1 ao 4 – Paulo ainda vai mais longe afirmando que outros preferem ouvir o que lhes agrada, mesmo que seja contra a vontade de Deus. E se estamos procurando ouvir o que nos agrada estamos cada vez mais distante de termos um relacionamento sincero com Deus.

2– A voz de Deus nem sempre é discernível

Algo deve ficar claro: A voz de Deus nem sempre é discernível.

Foi por isto que o menino Samuel confundiu com a voz do sacerdote Eli. Para Samuel o melhor foi conversar com o sacerdote. Era quem melhor podia auxiliá-lo nesta situação. E como sacerdote e homem de Deus, Eli soube orientar o menino Samuel.

Quando acreditamos que estamos ouvindo a voz de Deus precisamos prestar atenção e sermos bem orientados para não cometermos erros. A voz de Deus nos fala ao coração, ela vai a divisão da alma, nos vida, amor e calma e acalma o nosso coração. Portanto cuidado: Não receba nenhuma palavra se não falar ao seu coração

3– Nunca receba recado se não houver um precedente histórico

Não aceite ninguém dizer que é Deus falando se não houver confirmação comunitária. E principalmente se não houver um precedente histórico.

Eli só pode entender que era Deus querendo falar com Samuel porque já tinha acontecido isto antes em Israel. Antes Deus já falara com o homem e o sacerdote Eli sabia disto, afinal além de conhecer a Lei de Deus, conhecia a história dos patriarcas e sabia que muitos eles tinham vivido em comunhão com Deus. Abraão era tão amigo de Deus que o Senhor não escondia seus propósito dele. E Deus não esconde segredos de seus servos e profetas (Amós 3-7).

3 a – Profetas e Credibilidade

Claro que devemos observar bem que tipo de profeta nos entrega uma mensagem de Deus. Afinal tem muitas pessoas acreditando em tudo o que lhe dizem e estão permitindo que suas vidas sejam destruídas por mentiras e enganos. Simplesmente desconhece a regra dos 3 T.

  • O profeta tem que ter três T: Temor, Ternura, Tenacidade.
    Uma Profecia deve servir para edificação, exortação e consolação (1 Coríntios 14:2-3) e é o que devemos observar quando ouvimos algo, se está;a dentro destes parâmetros. Caso não esteja, devemos deixar de lado e orarmos ao Senhor para não sermos mesmo enganados.
  • Verifique se o profeta tem credibilidade – Muitas vezes ficamos com medo, mas é nosso dever. O mesmo apóstolo que nos adverte a não desprezas as Profecias, afirma que devemos examinar tudo e reter apena só que é bom. (1 Tessalonicenses 5:20-21).
  • A voz de Deus é insistente – A experiência de Samuel nos ensina que se Deus quer falar conosco, Ele vai insistir. E nesta hora devemos dizer como Samuel: Fala Senhor, pois teu servo ouve!
    Samuel tornou-se um profeta e sacerdote temido justamente porque ouvia ao Senhor. E lhe obedecia sempre. Todos temia a Samuel porque sabiam que ele obedecia de fato ao Senhor, ele não negociava as ordens de Deus. O que Deus mandasse fazer ele fazia, sem titubear. E foi por isto que foi um dos mais poderosos sacerdotes de Israel.

Deus chamou Samuel e ele respondeu ao Senhor, por isso sua vida tornou-se um exemplo, pois sua comunhão com Deus se estendeu por todos os anos de sua vida.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter