Translate / Traduza

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Porções Bíblicas - as 10 virgens

As Dez Virgens

Irmã Beth
Mateus 25-1 a 13

Contou o Senhor uma Parábola referindo-se ao dia de Sua volta. Disse Ele que um jovem resolvera se casar e deu à suas noivas o aviso que viria buscá-las, mas não estipulou uma data. Os dias passaram-se lentamente e as Dez jovens mantinham-se animadas com a esperança do retorno do noivo para as Bodas.

Só que o noivo tardou. Os dias se passaram e metade delas começaram a relaxar com o cuidado de suas lâmpadas. Aos poucos deixaram morrer o lume e não buscavam com tanta frequência repor o azeite. Assim suas lamparinas secaram. Sem dar atenção à suas lamparinas, continuaram a viver como se não tivesse um compromisso e o tempo passou.

Certa noite, já bem tarde grita o mensageiro: Aí vem o noivo, venham ao seu encontro!

As dez virgens despertaram, mas só 5 delas tinham suas lamparinas acesas. Estas despertas levantaram-se e indo ao encontro do noivo esperado, foram interrompidas pelas outras, as incautas, que lhes pediam de seu azeite.

As 5 prudentes negaram-lhe o azeite afirmando que faltariam a elas também, e disse que fosse ao vendeiro comprar.

As prudentes encontraram o noivo e foram à festa, mas as outras não encontraram quem vendessem-lhes o azeite. Assim mesmo foram até o noivo, mas a festa começara e ele não as recebeu.

Pense nisto:

As Dez virgens somos nós. Somos nós quem deve escolher se somos as prudentes ou as tolas. Diz a Bíblia que elas permaneceram juntas, que foram fiéis ao noivo mantendo-se puras, mas 5 delas deixaram de cuidar de suas lamparinas.

O que são as lamparinas? Nossos corações, nossa vida. Não adianta vivermos de forma casta e mantermos nossa vida sem pecados, mas deixarmos nossa comunhão com Deus se extinguir.

Manter acesa a nossa lamparina significa estarmos ligados com Deus, mesmo na correria do dia a dia, não podemos permitir que estarmos ligados a Deus em oração e na mesma fé, passe a segundo plano. Nossa comunhão com Deus deve estar em primeiro plano em todo o tempo.
Devemos manter aceso em nós o desejo de sermos imitadores de Jesus, como Paulo nos ensinou (I Coríntios 11-1), estarmos vivendo dia e noite o mesmo propósito, na mesma comunhão. Afinal este é o dia que o senho nos garante que devemos adorá-lo em espírito e em verdade (João 4-23).


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter