Translate / Traduza

sábado, 14 de janeiro de 2012

A Força do Testemunho

A força do Testemunho

Existem pessoas que nos marcam para sempre, mesmo que  tenha sido apenas um encontro casual, no entanto sua importância encrava-se em nossa História de vida como se esta pessoa tivesse feito parte de nossa vida de forma constante. Às vezes um comportamento ou  as palavras de alguém é tudo o que temos dela para recordar e já outra pessoa que passou anos próximo de nós nada nos deixa.
É a força do testemunho.

Existem pessoas na Bíblia que foram citadas em apenas algumas passagens e outras até em uma apenas, mas seu testemunho se perpetuou e chegou até nós.
Três personagens bíblicas, que perteceram a Igreja Primitiva, que quase não notamos sua importância por não estarem ligados ao Apostolado e terem um ministério à sombra dos apóstolos. Suas histórias nos ensinam muito e mostram a importância que cada um de nós temos para Deus.

Ananias
- E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor (Atos 9:10). 
Barnabé - Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, (Atos 4:36)
Estevão - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; (Atos 6:5)

Estêvão

Primeiro mártir cristão. Era um dos do fiel restante judeu, que aceitou e seguiu o Senhor Jesus, mas era contado apenas como discípulos, não estava classificado entre os 12 apóstolos. Sua história contada por ele mesmo, mostra todo o conhecimento que tinha da História de seu povo, mas detinha consigo a certeza que o Messias esperado por seus irmãos já viera e era Jesus.
Era amoroso, generoso, determinado, conhecia a Palavra e a História de seu povo, e por isto foi chamado para cuidar dos  órfãos e das viúvas:  “Portanto, irmãos, procurai vós mesmos, dentre vós, sete homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria, para que os possamos designar para esta incumbência necessária”  (Atos 6:1-6). Como obreiro ter  sabedoria para manter a discrição e uma postura experiente. Homem nobre, apesar d e ocupado com o trabalho junto aos órfãos e viúvas, não deixava de falar do amor de Jesus aos que esperavam o Messias. Além de ser um obreiro ocupado,mantinha seu contato com Deus, isto fica provado quando ele tem uma visão especial onde ele vê Jesus sentado ao lado de Deus.

Ananias

Ananias é citado apenas duas vezes na Bíblia em Atos 9:10-17 e   Atos 22:12-16. Ele é chamado para ser o instrutor de Saulo, quando este foi chamado no caminho de Damasco. Sua missão era atender, ensinar  e orar por um dos homens que antes perseguia os discípulos e a Igreja Primitiva e antes apoiara o martírio de Estevão, um dos discípulos.
Era um homem de tamanha comunhão com o Senhor, pois além de receber um mandado do Senhor, ele conversara com Deus dizendo o que acreditava, mostrando-lhe seu temor.
Ele reconhecia o seu chamado, creu que era para si este chamado, reconhecia a voz de Deus, era corajoso, era obediente e fiel.
 
Barnabé

José , também chamado Barnabé,  era um  levita e natural da ilha de Chipre, (Atos 4:34-36), mas servia  em Jerusalém. Era cordial, generoso, fiel a Deus e à Obra, amigável, determinado, corajoso e um homem de iniciativa (Atos 9:27), além de ser um homem preocupado com os novos convertidos, a quem ele encorajava. Sua bondade é que o tornava um grande líder, professor e orientador da Fé, era sábio, gentil e cheio do Espírito Santo.
Sua personalidade amigável é o que fez dele um grande amigo e colaborador do ministério de Paulo e sabia desenvolver uma ideia a partir de um aviso dos Céus, ele desenvolveu um projeto audacioso junto aos cristãos da Antioquia para socorrer os irmãos de Jerusalém quando passaram por necessidades.

Conclusão

A vermos a postura destes 3 irmãos, podemos sim notarmos que nosso trabalho não é vão. Que tudo o que fazemos tem uma grande importância para o Dono da Obra, o Senhor Jesus.
Estes exemplos nos mostra que podemos encontrar prazer em fazer a vontade de Deus. Devemos nos lembrar que nosso testemunho fala mais de quem nos servimos do que de nós mesmos: Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus  (Mateus 5:16).

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter