Translate / Traduza

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Barnabé – Exemplo de Generosidade

Barnabé – Exemplo de Generosidade

Barnabé, cujo codinome do discípulo José, que significa Filho da Consolação e que aparece na História da Igreja, ainda no livor de Atos: Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, (Atos 4:36), é uma figura que nos impressiona pelo seu caráter de bondade e amor a Obra de Deus. Ele era um grande exemplo de Generosidade, afinal, decidiu de forma voluntária, oferecer seu tempo e posses para promover o Evangelho e auxiliar seus irmãos.
Assim como Estevão, ele não se prendia a uma única tarefa e procurava atender aos novos convertidos com sua palavra de apoio e sua fé, como fez com os irmãos recém-convertidos da Antioquia: Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor (Atos 9-23). Afinal por ser cheio do Espírito Santo e manter acesa a sua fé, era um bom professor e um grande profeta, era amado
pelos apóstolos e era recebido como um deles, mesmo não tendo recebido este título no início, isto porque era reconhecido pela sua comunhão com Deus, através do fato de ser por eles visto como um enviado do Espírito Santo (Atos 13: 1-4).
Barnabé também é um exemplo de amizade, apesar de ao final, entre ele e Paulo houve uma divisão pela diferença de opinião, mas enquanto estiveram juntos, a amizade e o ideal que os unia fossem especial para ambos. Eles se conheceram por volta de 3 a 4 anos da conversão de Paulo, e foram amigos por muitos anos, foi este mesmo discípulo que apresentou Paulo a Pedro e Tiago.
Por estar sempre disposto a lutar pelo Reino, Barnabé foi aproveitado, por seu conhecimento nato da língua grega, e este foi enviado a Antioquia. Quando esta igreja cresceu, ele insistiu com Paulo para que fosse trabalhar com este, no que foi ouvido, afinal este o seguiu.
Sua comunhão com Deus lhe possibilitou juntar alimento para a fome que fora avisada, através do profeta Acabo, que viria sobre a terra, colaboração esta que foi levada a Judeia através de Paulo e do próprio Barnabé.

Barnabé e Paulo ainda viajaram para Chipre, onde evangelizaram Sérgio Paulo, o procônsul e pela Asa Menor. De volta a Antioquia separaram-se, por discordarem sobre João Marcos, mas nem esta situação rompeu com o compromisso de continuar levando o Evangelho, cada um seguiu seu caminho com o discípulos escolhido, Barnabé seguiu para Chipre com João Marcos.




Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter