Translate / Traduza

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Amizade

A Amizade
A Amizade na Família de Davi
A Palavra de Deus nos incentiva a fazer amigos e relata histórias de amizade muito especiais. Algumas que tornaram-se exemplos a se seguir e outras a se evitar.
Certo é que um versículo e especial nos mostra a importância da amizade e até que ponto ela se torna profunda: Mais há amigo mais chegado do que um irmão (Provérbios 18.24), Sim, há amizades que evolui a laços mais fortes que os fraternos, são mais especiais que os laços de sangue. A Amizade é um relacionamento de amor fraterno, que mostra as intenções de Deus, afinal Ele criou a família para que ninguém vivesse só. A necessidade de companheirismo é uma questão importante para nós, os seres humanos.
A Bíblia nos ensina a ter amigos e a escolhermos muito bem. Talvez um dos maiores exemplos das amizades a se evitar seja a do Filho Pródigo. Logo depois de sair da casa de seu Pai, ele envolveu-se só amigos que aproveitaram-se de sua incapacidade de escolher o bem e acabou se desfazendo dos bens em suas festas e presentes. Cada níquel que seu Pai conseguira com trabalho árduo e que administrara para deixar por herança ao filho, foi perdido em poucos dias. E quando ele precisou de ajuda, a única coisa que conseguiu foi se tornar guardador de porcos e por alimento, o que lhe sobrava eram as vagens que se dava aos porcos.
Escolher nossas amizades, em qualquer idade, é uma sábia decisão. O sábio nos ensina: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20), e ele vivia no meio de todo o tipo de gente, seu conhecimento foi adquirido da observação diária. Entre seus irmãos, no passado, houve traição, quebra de confiança, quando um deles resolveu pedir conselhos a um amigo e este lhe deu uma palavra que determinou a desunião na casa de Davi. Sim, Amnon, irmão de Salomão, era amigo de Jonadabe e esta não era uma amizade sadia. Os conselhos malignos de Jonadabe levaram a tristeza de Davi, como pai, humilhar sua irmã publicamente, magoou toda a família e ainda ocasionou um crime entre irmãos, já que Absalão, para limpar-se da vergonha do crime contra sua irmã, matou Amnon, seu irmão, E a desfaçatez de Jonadabe foi mais adiante, pois quando Amnon foi morto pelo seu irmão, ele foi ao rei confortá-lo (II Samuel 13).
Outro péssimo exemplo de amizade ainda esta na descendência de Davi. Depois que seu filho Salomão morreu, Roboão seu filho se tornou Rei em seu lugar. Durante um problema diplomático, ele precisou de conselhos para resolver esta questão política. Primeiro ele falou com os sábios do Reino e recebeu um sábio conselho, depois ele falou com os seus amigos inconsequentes. Estes lhe deram um conselho que o tornou inimigo de 10 dos estados tribais que faziam parte de seu Reino. Assim, ao se tornar um ditador, ele promoveu a divisão de seu Reino, além de conseguir para si inimigos onde por certo conseguiria bons súditos (I Reis 12- 7 a 11).
Infelizmente nem sempre o conselho que queremos ouvir serve para resolver nossos problemas, muitas vezes é necessário tomarmos uma decisão diferente da que desejamos para conseguirmos um resultado satisfatório.
O jovem Rei Roboão esqueceu-se das palavras do salmista que advertia para não seguirmos os conselhos dos ímpios: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1)


Bons exemplos de Amizade


Bem, talvez seja natural aos conhecedores da Bíblia lembrar-se da amizade de Davi e Jônatas. Jônatas era um dos filhos do Rei Saul e como Príncipe de Israel era um dos herdeiros naturais do trono. Mesmo assim ele se tornou amigo de Davi e mesmo sentindo que um dia este se tornaria Rei sobre seu povo, jamais aceitou qualquer tipo de mal sobre ele, mesmo que o oponente de seu amigo fosse o Rei Saul, seu Pai.
O rei Saul por diversas vezes tentou tirar a vida de Davi, e Jônatas guardou sua vida (1 Samuel 20). Com a morte do amigo, Davi perdeu até a alegria de vencer a guerra e por anos lamentou sua perca, tanto que em uma de suas conversas no Palácio, quando se tornou Rei, ele acabou por descobrir a existência de um filho de seu amigo a quem mandou buscar e lhe deu todos os bens da família. A amizade de Davi para com seu amigo não acabou nem com a morte deste. Era forte como um bom ferro: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).
Há ainda uma amizade que tornou possível o nascimento da família de Davi. É a história da amizade de Noemi e Rute. Rute era nora de Noemi e fez com ela um pacto de amizade e assim seguiram juntas. E por causa da confiança desta jovem na amizade de sua sogra que elas conseguiram reaver seus direitos e o repeito e amor de Boaz, o resgatador da família. Do casamento de Rute e Boaz, nasceu o pequeno Obede, que mais tarde veio a ser o pai de Jessé, pai do rei Davi (Rute).
Alguns amigos se tornam especiais, não apenas por sua amizade, mas pelos bons conselhos que nos dão, mesmo que nos sitamos traídos a princípio, mas nada como um bom olho no olho e uma Palavra de vida: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Provérbios 12:26)

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter