Translate / Traduza

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Daniel 4 - 30 - Nabucodonozor e os perigos da soberba

Daniel  4.30
Nabucodonosor – quando a glória do homem embaça a glória de Deus

Escritos babilonicos
Deus não te livra da soberba, a soberba é algo que você deve retirar de sua vida.

O Livro de Daneil narra parte da História do rei Nabucodonosor,este homem, que era temente a Deus – capítulo 3-28 – exaltou-se de sua posiçã e, memsoa visado pelo Senhor através de um sonho, Nabucodonosor foi enganado pela soberba.


1 – Um homem Poderoso
Nabucodonosor era um homem que agradva a Deus em suas atitudes até então, era um homem constituído por Deus sobre todos os reinos. Na terra ele era o rei dos reis e o era com a provação do Senhor..Mas um dia ele foi olhar pela varanda e como todo rei descansando, foi laçado pelos olhos.Ali à sua frente apresentava-se toda sua prosperidade e grandeza e aqulio encheu-lhe os olhos.
Só que para Nabucodonosor havia esperança, afinal no sonho ele virá a raiz ser cortada, mas permanecer. Isto quer dizer que havia ainda possibilidade de vida para aquela árvore, que era ele.


Ruínas da Babilônia, no Iraque
Na Prática
Deus avisou a Nabucodonosor e também não nos deixa enganados. Tem nos advertido constantemente através de sua Palavra. Devemo estar atento aos sinais.

2 – Animal no campo
Ao cumprir-se a Profecia de seu sonho, Nabucodonosor viu-se no campo a pastar e ali permaneceu sem conhecimento de si mesmo.
Cortado, na raiz. Por 7 anos ele viveu como um animal irracional pastando no campo. Esquecido do que era, do que foi e de quem eram as pessoas que o cercavam, Nabucodonosor permaneceu em sua situação de demência, sem notar nada á sua volta, até o dia que ergueu os olhos aos céus.
Ao olhar ao céu, Nabucodonosor reconhece que sem Deus ele não é nada.

Na Prática
Devemos perceber que o afastar-se de Deus se dá sem que percebamos, já que vem aos poucos.Estamos de um tamanho tal que acreditamos que ninguém pode nos derrubar.
Nossa relação de Deus não é de interdependência, é de Dependência,afinal devemos sempre nos lembrar que sem Ele nada podemos fazer.

3 – Deus exalta a quem quer
Deus exaltou Nabucodonosor de tal forma que ele chegou a ser rei sobre todos os reinos, porém ele caiu, perdeu sua glória ao não reconhecer que ele chegara onde chegara por permissão de Deus.
Somos o que somos porque Deus nos exaltou, no entanto devemos tomar cuidado porque sabemos que Deus é Deus e, se nos esquecermos disto poderemos acabar tendo que comer capim.
Tem pessoas que estão desesperadas por exaltação e a buscam de forma desesperada. Esquecemos que o fato de sermos uma Nova Criatura, já e um aexaltação maravilhosa.Sem ela estaríamos mortos. Deus nos tirou da sujeira e nos fez pessoas melhores.
Só que Deus nos Deus esta exaltação para que possamos exaltar o seu nome.
Nós seomos realmente escolhidos, mas não somos a ùltima bolacha do pacote.


Ruínas do Palácio de Nabucodonosor,
construído por Hamurabi
4 – Podados
Tem pessoa que se perguntam porque estão passando por  certas provações. Na verdade esqueceram-se  de que lugar o Senhor ocupava nesta relação.
Durante nossas vidas somos podados, alguns até cortados.
Quando somos podados e fica a raiz, é que ainda a misericórdia do Senhor está sobre as nossas vidas, uma vez que permanecendo a raiz ainda há esperança.


O Senhor disse em Apocalípse que devemos trer a temperatura ideal. Os mornos serão rejeitados. Os vomitados são aqueles que são retirados pela raiz.

Nós brincamos com Deus, somos a diferença, mas as vezes queremos ser os melhores.Somos a menina dos olhos de Deus, somos o sal da terra, você esta querendo mais? Querendo ser exaltado deixamos de reconhecer a verdadeira exaltação, desprezndo-a.

Nabucodonosor poderia pensar que Deus não tocaria nele, para não atingir outros. Deus tocou em Nabucodonosos e guradou os outros reinos.

Neste pondto a diferença entre Nabucodonosor e Davi. Diferente do primeiro, Davi perguntou-se: Elevo os meus olhos para os montes de onde me virá o socorro, mas já sabia a resposta. O meu socorro vem do Senhor. (Salmos 121-1)
Todos os dias devemos nos lembrar de onde viemos, de que charco de lodos fomos retirado. Isto não é viver do passado, é garantir que não voltaremos a ele.


5 – Se afastando pela glória
Muitas vezes estamos nos escondendo de Deus debaixo de nossa árvore. Muitas vezes nos viramos para Deus, em nossa glória e exalatação, toca seu barco Senhor, que eu toco o meu., quando precisar te procuro.


Leão, símbolo da grandiosidade babilônica
infelizmente não tem-se condiçõa
de reproduzir em fotos a grandiosidade
dos lajedos  que cumpunham os caminhos
das ruas imperiais bebilônicas
6 – de novo ao se posto
Depois que Nabucodonosor viu bendisse ao Senhor como Todo Poderoso, voltou-lhe o entendimento, a dignidde e o reconhecimento de sua verdadeir a situação de poder. Então ele voltou e foi abençoado em dobro, em suas próprias palavars, Nabucodonosor disse:
“Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do Céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.

7 – Em suma
Tem pessoas que dizem que Deus está pesando a mão.
Deus não pesa a mão, mas foi você que abriu mão do compromisso. Deus retira as bençãos quando você rejeita a sua presença.

Este é o mal dos crentes autosuficientes, creditam que fazem sua própria Fotossínteses, esquecem-se que para que ela se realie é necessária que haja a existência e o contato com o sol e sua luz.

Olha o que o Senhor diz para nós quando nos tornamos muito grandes e nos julgamos autosuficientes: Tudo bem, você vai continuar grande, mas vou retirar minha presença. “ A minha glória não dou a outrem”.

Você está conectado com o Senhor, Deus não retira nada de fato,  na verdade depende muito é da conexão. Caiu o servidor, você perde o serviço.
Por algum tempo você fica trabalhabndo off line, mas o serviço fica limitado.

O nosso lado material  depende do espiritual. O nosso sucesso depende de Deus.

Se você pensa que sua vida espiritual está na faculdade, saiba que o diretor dos diretores ainda não te aprovou.

Conclusão
Devemos aprender com Nabucodonosor que:

  • Abaixo de Deus está nós e nosso pretenso poder;
  • O senhor não nos deixa sem aviso. Ele nos previne antes;
  • Se acabarmos comendo capim, reconheça  apenas que é Deus tratando

Quando aprendermos qual é o noso lugar, Deus nos restiuirá ao noso lugar, como restaurou a vida de Nabucodonosor.

Pastor Sérgio Silveira – Domingo

*******************************

Nabucodonosor II ou Nebucadrezar (em acadiano Nabu - cudurri-utsur) (c. 632 a.C.-562 a.C.) é o filho e sucessor do Rei Nabopolasar, e governou durante 43 anos o Império Neo-babilónico, entre 604 a.C. a 562 a.C.. Não deve ser confundido com Nabucodonosor I que foi governante 500 anos antes. É o mais conhecido governante do Império Neo-babilónio. Casou-se em 612 a.C. com a filha de Ciáxares, rei da Média. Foi sucedido pelo seu filho Evil-Merodaque. Ficou famoso pela conquista do Reino de Judá e pela destruição de Jerusalém e seu Templo em 587 a.C., além de suas monumentais construções na cidade da Babilónia, entre elas os Jardins Suspensos da Babilônia, que ficou conhecido como uma das sete maravilhas do mundo antigo.


Sua Doença - 
Porfirias são um grupo de distúrbios herdados ou adquiridos que envolvem certas enzimasparticipantes do processo de síntese do heme. Estes distúrbios se manifestam através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas. Existem diferentes tipos de porfirias, atualmente sendo classificadas de acordo com suas deficiências enzimáticas específicas no processo de síntese do hem.
Alguns estudiosos afirmam que na verdade era algo mias parecido coma Licantropia.


(Estes dados estão aqui por pesquisa, não fazem parte esepcífica da Palavra e conhece-la não muda nada no que a Bíblia registra, pelas palvras do próprio Nabucodonosor)


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter