Translate / Traduza

sábado, 14 de abril de 2012

Uma resposta com um plano surpresa

Uma resposta completa

 Com efeito, tendes necessidade de perseverança; para que depois de haver feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa (Hebreus 10.36).

A Palavra de Deus renova nossas forças todos os dias. Ela é o alicerce que nos firma na Rocha, e, mesmo uma Leitura que fazemos com muita frequência. A história de Rute e Noemi é uma destas. Noemi era uma mulher jovem e abastada quando saiu de sua Terra Natal. Com o passar dos anos, as dores da viuvez, de perder seus dois filhos e também seus bens acabaram por apagar seu sorriso. Agora ela nem desejava que chamassem-na pelo nome.
Ao chegar de novo à sua terra, aquela mulher velha e alquebrada não lembrava em nada a que saíra dali anos antes. Quando o povo local aproximou-se para falar-lhe ela pediu que lhe chamasse de Mara, pois sua vida era uma grande amargura, que ela atribuía a Deus (Rute 1.20).
Na verdade, as nossas amarguras não procedem do Senhor, dele só vem Bondade e Justiça. Nossas tristezas são consequências de muitíssimos fatores, entre eles, as nossas próprias escolhas. Noemi e seu esposo resolveram levar sua família e bens para fora de sua terra, quando os dias difíceis se aproximaram de Israel. Foram viver nas cercanias de uma cidade pagã e seus filhos cresceram e se casaram nestes lugar. Mas as dificuldades vieram à terra de seu exílio e como sempre, atinge primeiros os estrangeiros. As diversas crises sofridas pela família, acabaram por vitimar os homens da casa e sobraram as mulheres.
Noemi, Orfa e Rute, saíram em busca de Belém, mas Orfa voltou para seus pais e familiares, já a segunda nora continuou seu caminho com a sogra. Agora de volta a Belém, nada mais restara a Noemi, se não chorar suas dores e procurar alívio em sua crença err6onea de que deus a castigara. Imagine a situação, saiu dali bem e voltou pobre e acompanhada de uma nora estranha, ainda por cima, moabita.
O que Noemi, agora chamada Mara não sabia, é que a doce Rute era uma forma que Deus tinha providenciado para renovar as raízes daquela família. Quando houve o encontro e casamento de Boaz e Rute, Deus restaurou as raízes daquela família para que Noemi voltasse a sorrir, mas seu Plano ia além de alegrar a pobre Mara. Sim, Deus, que não faz acepção de pessoas, estava novamente mudando a genética da família que traria ao mundo o Seu Único Filho Jesus. Se observarmos, com esta interferência, o sangue de Abraão estava mais uma vez se misturando com alguém de fora de sua raça.
Noemi em seus dias tomou em seus braços um neto nascido em sua casa, da agora sua filha Rute, em memória de seu filho e pelo costume de então, aquela criança era seu neto legítimo. Mas aquela criança também trouxe ao mundo uma nova informação genética, que abrange o mundo, já que Cristo nasceu da raiz de Davi e o pequeno Obede, neto de Noemi, tornou-se mais tarde pai de jessé, vindo ser avó do segundo rei de Israel.
Para nós fica uma lição de esperança. Mesmo quando tudo parece perdido, Deus entra com uma resposta que não esperamos, mas para cada uma destas, há um Plano maior envolvido. Que possamos esperar no Senhor e crermos que no tempo certo Ele fará grandes coisas sobre a nossa vida. Basta confiar.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter