Translate / Traduza

domingo, 15 de abril de 2012

Alegrar-se com o bem alheio - Uma atitude solidária.

Uma atitude solidária
Leitura Bíblica:"E levantando de longe os seus olhos e não o conhecendo, levantaram a sua voz e choraram; e, rasgando cada um o seu manto, sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar. E assentaram juntamente com ele na terra, sete dias e sete noites e nenhum lhe dizia palavra alguma. Porque viam que a dor era muito grande" (Jó 2:12, 13).
Outro dia encontrei na Internet – e acho que todos os que usam o Facebook encontraram também – um recado sobre a Inveja. Dizia: Não grite sua Felicidade aos quatro ventos, a Inveja tem sono leve e agora usa Facebook. Ri muito, mas fiquei pensando – espiritualizando dirão alguns – este mundo está sempre preocupado com os invejosos e, os que não estão preocupados, são a preocupação desta raça daninha.
E pensar nisto me fez voltar em uma história bíblica conhecida de todos os cristãos, mas na qual nunca pensei muito em relação a um simples detalhe: A posição de Isabel, mãe de João Batista, quando encontrou sua prima Maria.
Conta o Evangelista que Maria foi a casa do sacerdote Zacarias conversar com sua prima e este encontro foi muito feliz, relembre: Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! (Lucas 1-41 e 42). Observe bem isto: Isabel ficou tão feliz ao reconhecer que sua prima trazia no ventre a esperança para Israel: E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? (ver 43).
Isabel expressou sua imensa alegria em ver que sua prima fora escolhida para trazer o Filho de Deus ao mundo. Em nenhum momento se importou de não ser ela, não sentiu nenhum tipo de inveja, mas pelo contrário, emocionou-se com aquele acontecimento e festejou muito.
Muitas vezes esquecemos de sermos agradecidos pelas bênçãos recebidas por amigos, companheiros ou mesmo de desconhecidos. Constantemente vemos as pessoas questionarem as razões pelas quais alguém conseguiu uma promoção na Empresa, recebeu uma herança ou outro bem. Muitas destas vezes, esquecemos que deveríamos louvar a Deus pela vitória destas pessoas que nos cercam, e entramos nas rodas dos que escarnecem daqueles que conseguiram com trabalho árduo alçar degraus maiores.
Paulo ensina: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram" (Romanos 12.15), mas acredito que apesar de ninguém sentir muito a dor de alguém, é mais fácil chorar com os tristes que celebrar com os que estão felizes simplesmente porque a felicidade alheia incomoda. E este incomodo é pior quando atinge aqueles que há muito tempo sofre e não encontra saída para seus problemas.
Não estou dizendo com isto que as pessoas que sofrem são amargas e mesquinhas, mas é um aspecto psicológico muito comum, quem esta passando por dificuldades geralmente foca apenas em seus próprios problemas, como se mais ninguém no mundo pudesse sofrer ou, pior, como se estes outros não tivessem motivos para se alegrarem com suas vitórias pessoais.
Não adianta desejarmos a fuga de nossos próprios problemas, mas devemos sim buscar paz para quando formos confrontados com a felicidade alheia, possamos compartilhá-la e comemorá-la como se fosse a nossa própria alegria.
Para mim, Isabel deu uma grande lição para nós, a lição do partilhar uma alegria que não era dela, mas que a fez muitíssimo feliz. Que possamos aprender bem esta lição, a de regozijarmo-nos com a conquista alheia!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter