Translate / Traduza

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pessoas Difíceis

Pessoas Difíceis

"Se for possível, quanto isto estiver em vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12:18)

Em geral estamos correndo de um lado para o outro preocupados com nossos próprios problemas e deixamos de prestar atenção nas pessoas ao nosso redor. E não percebemos que cada pessoa tem uma necessidade emocional diferente, afinal somos todos diferentes. Assim acabamos sendo envolvidos em nossos meios por problemas com pessoas difíceis – na verdade, são pessoas que precisam de nossa atenção e isto se torna mais fácil quando percebemos que podemos ajudar. Só que na maioria das vezes não temos interesses em ajudar ninguém, ou quando muito, queremos ajudar quem amamos.
Sabe porque programas com SuperNanny e Adolescentes Rebeldes existem e são bastante assistidos? Simplesmente porque as próprias famílias não sabem observar seus familiares, olhar nos olhos é uma atitude rara e é mais fácil olhar os outros.
Na verdade pode parecer mórbido, mas perceber que outras pessoas tem o mesmo problema muitas vezes diminui a culpa das pessoas, elas acabam se acostumando a viver com o problema.
Na verdade todo mundo conhece alguém difícil de se viver, algumas são ciumentos e invejosos, soberbos, egoístas, inseguros, e, infelizmente não pensamos muito no que podemos fazer para ajudar estas pessoas. Tudo bem que muitas destas nem querem nossa ajuda, mas devemos arrumar um modo de viver bem com as demais pessoas, seja elas difíceis ou não.
Alguns personagens bíblicos foram pessoas difíceis ou tiveram que viver com pessoas difíceis. Jacó vivia uma relação difícil com seu irmão Esaú e por muito tempo se aproveitou de sua deficiência emocional para enganá-lo, logo depois, quando deu um passo maior que a perna e tomou para si a bênção da primogenitura, teve que fugir para a casa de Labão, seu tio. Uma pessoa difícil, mas difícil que ele, vemos no decorrer da História da vida de Jacó.
Jacó não conhecia ou não quis colocar em prática o conselho de plena sabedoria A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Provérbios 15:1), sim, se ele pensasse bem e imaginasse as consequências de seus atos, agiria de outra forma com as pessoas ao seu redor.
Quando agimos de forma errada com as pessoas, as chances de dar errado são sempre maiores, tanto que a Palavra nos aconselha a não agirmos mal com os outros:
Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção (1Pe 3:9), sim, palavras de Pedro, uma apóstolo que também pode ser classificado com uma pessoa difícil. Afinal nunca se podia imaginar qual sua atitude frente a alguma das situações. Em algumas situações quando se esperava que ele agisse com fé, ele agi com medo, quando se esperava que ele se acovardasse, ele saia à frente com uma palavra de animo, tal qual quando afirmou: Para onde iremos nós se só Tu tens Palavra de Vida Eterna (João 6-68).
Uma atitude inteligente, além de evitar entrar em atrito com uma pessoa difícil, podemos amá-la como Jesus ensinou. Na verdade Ele foi mais além ao ensinar: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; (Mateus 5:44). Sim, Jesus nos ensina a amar nossos inimigos e, nem sempre uma pessoa de difícil trato é nosso inimigo, na verdade pode ser um parente, colega de trabalho ou amigo, e como tal devemos sim aprender a amá-los com carinho e atenção.
Davi é outro personagem bíblico que te a História cercada por pessoas difíceis, teve um chefe e sogro difícil, teve servos difíceis como Simei, Ziba e até o tolo Nabal, além de três de seus próprios filhos. Acima de tudo, o próprio Davi podia se tornar uma pessoa difícil em certas situações, afinal, por paixão ele agiu deliberadamente contra Urias, enganou o rei dos filisteus quando este lhe dava abrigo.
Jesus conta-nos uma Parábola marcante sobre investir mesmo sem imaginarmos o que se dará no futuro. É sobre a Figueira Estéril: 6 E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. 7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? 8 Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; 9 e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás (Lucas 13). Esta Parábola nos dá uma lição de persistência, de investimento de tempo mesmo quando todos acreditam que aquela pessoa em questão não tem mais jeito, devemos fazer nosso próprio esforço para aproximar algumas pessoas do bom censo e muitas vezes ao invés de perdê-las, o nosso trabalho pode ser recompensado com vitória, com a mudança inesperada desta pessoa.
Jesus nos deu este exemplo quando investiu em 12 homens específicos e suportou suas fraquezas todas, mas 11 destes se tornaram grandes apóstolos e doaram suas vidas, com risco de morte até, para anunciarem as Boas Novas de Salvação.
Que possamos olhar com os mesmos olhos que o Senhor Jesus olhou para nós, com olhar de amor e nos tornou filhos de Deus, através de sua paciente espera por nós, mesmo sendo nós pessoas tão difíceis.
Aleluia!


*********************************
Leia artigo sobre Pessoas Difíceis






Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter