Translate / Traduza

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Preparado no Vale

Preparado no Vale.
Introdução
Davi era ainda um jovem desconhecido. Escolhido Rei pelo Senhor, mantinha sua vida longe dos holofotes de então, era por se dizer, um total desconhecido. Poucos conheciam-no como irmãos de soldados do Exército de Israel, pois ele permanecia no capo, recolhido aos seus afazeres de pastor de ovelhas.
Esta era a maior vantagem de Davi sobre Golias e o Exército filisteu: era um desconhecido. Desconhecido sim, mas não covarde. Enquanto Davi se portava como um filho obediente, consciente de suas obrigações para com a família, Golias era um homem fazia sua fama nos campos de guerra, ele e seus irmãos. Forte, violento e assustador dado o seu tamanho descomunal, Golias se destacava entre os demais também por saber minar a confiança de seus inimigos com a palavra. Sabia desafia muito bem e usava este poder contra aqueles que queria atemorizar.

Heróis com Medo?
Davi estava no campo quando seus irmãos foram para a guerra. E no campo continuou até ser chamado por seu pai, Jessé, para ir levar suprimentos aos irmãos e trazer notícias deles.
O cenário que encontrou ali era desanimador.
De um lado Israel amedrontado, de outro os filisteus audaciosos, firmes na confiança de que já eram vencedores.
Só que não há vencedor sem luta.
Se a luta acabasse ali, com os filisteus invadindo as terras de Israel e sitiando-a, roubando seus bens e levando cativo os seus filhos e príncipes, os judeus teriam sido vencidos pelo seu próprio medo e não teria de fato perdido para o povo da Filisteu. A guerra perdida seria sobre sua própria confiança.
Enquanto Davi estava campo, vivendo sua vida pacata, Golias desafiava e isto já por 40 dias o Exército de Israel. As afrontas lançadas aos judeus tinham minado a confiança dos soldados e de seus líderes. Ninguém se habilitara a enfrentar o gigante amedrontador e o grande inimigo respirava blasfêmias e ameaças contra os costumes de Israel, contra seu Deus e imagino, muitas outras ameaças e palavras vãs, mas que foram pouco a pouco minando as esperanças dos soldados de Saul e até do próprio rei hebreu.
 
Um soldado treinado no Campo?
O que Golias nunca imaginava era que vinha pelo caminho, munido de alimentos e de uma coragem férrea, um jovem desconhecido, que não teia a ninguém e que vinha mesmo só alimentar seus irmãos e agradar os líderes do Exército, para conseguir informação para seu pai.
Quando Davi chegou a história mudou, mas ninguém percebeu ou sabia disto.
Davi estava acostumado a viver nos vales e a cultivar o silêncio, pois dele dependia sua segurança e a segurança de seus animais. Seu ouvido era treinado para conhecer passos de ladrões de reses, de lobos famintos, leões e ouros animais de grande porte ansiosos por almoçar uma ovelhinha perdida entre os galhos. E Davi estava acostumado a enfrentar os sons que aparecia co coragem, este era seu diferencial. Davi não se deixava vencer por sons, ele os procurava e os exterminava, fazia parte de seu trabalho como pastor.
Viver no vale era um dos maiores diferenciais do jovem pastor de ovelha.
Quando ele ouviu as afrontas de Golias, partiu para cima com sua fé e com as armas que conhecia. Não pensou em mais nada. Para ele aquele homem incauto, estava zombando do Exército de seu Deus, Jeová, assim sendo, ele convenceu o rei, o general e seus irmãos de que estava pronto para enfrentar aquele inimigo.
Não há nada que possamos dizer ou fazer que possa representar os sentimentos de Golias ao notar que lhe mandaram um menino para enfrentá-lo. Nas terras de seu povo havia também pastores e com certeza, ele de pronto reconheceu que lhe enviavam um inimigo despreparado. É bom lembrarmo-nos de que as roupas oferecidas por Saul não couberam no jovem Davi este seguiu para frente de Golias suas próprias vestes e sem armas de guerra.
Acostumado que estava a lidar com feras, quando Golias afrontou-o Davi retrucou com sua Fé, era a sua maior arma e contra ela o gigante não podia. Com seus olhos treinados nos baixos e altos dos vales, Davi notou o ponto fraco do gigante. Lançou-lhe uma das pedras e para espanto de dois grandes Exércitos, tombou ao chão o herói mais afamado da Filístia.
E naquele dia, o povo de Israel conheceu a força, determinação e fé de seu futuro rei, sem sabê-lo ser de fato um príncipe escolhido por Deus.

Para nós...
Muitas vezes vemos muitas pessoas reclamar que vivem no vale, que são provadas constantemente, que suas vidas estão sempre em risco. Algumas afirmam que matam um leão por dia para viver e claro, é comum ouvirmos suas lamúrias e choro e até nos solidarizarmos com elas, mas na verdade, este é o melhor tempo de suas vidas.
No vale temos aguçadas as nossas percepções, temos oportunidade de treinarmos as nossas defesas, aprendemos reconhecer os inimigos, conhecemos a nossa verdadeira força e, principalmente, desenvolvemos a nossa fé.
Toda vez agora que notarmos que as lutas vem sobre nós, procuramos pensar que isto é para nosso proveito, pois é no vale que somos preparados como melhores soldados e, o nosso inimigo nem desconfia que estamos sendo disciplinados para a luta e, quando o enfrentarmos, não será preciso muita coisa para vencê-lo: usaremos antes de tudo, a nossa fé!
Aleluias!


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter