Translate / Traduza

sábado, 5 de maio de 2012

Casamento - O valor da Amizade

O valor  da Amizade

Deus não une pessoas, une propósitos.
(Pastor Jailton Felix)
Introdução: Nos filmes esta dobradinha funciona bem: comédia e casais opostos. E para ser sincera eu gosto bem de uma comédia romântica, mas na vida real tenho visto que esta mesma dobradinha não resolve os problemas advindo das diferenças.

Não é sorte, é escolha
Bem, acho que já disse que casamento não é uma questão de sorte, como se propaga na vida, não é uma loteria. Para que uma relação seja feliz, é necessário capricharmos em nossas escolhas.
E quando falo de escolhas não estou falando nas comuns, que todos fazemos ao longo da vida e a que somos levados pelos valores estéticos e morais de uma geração ou Sociedade. Estou falando em escolhas mais profundas.
Quando estiver em sua época de descobertas, lembre-se de que o que você vê agora vai passar. Sim, o que você vê quando olha para o outro e quando se encara no espelho. Assim, coloque como prioridade em sua lista o diálogo, a amizade.
O tempo vai apagar muito do que você vê, mas este mesmo tempo marca em sua memória – e na pele, não escapa ninguém – todas as emoções que você viveu.
Não adianta hoje você insistir em uma relação com alguém que você gosta de beijar e abraçar muito, mas que falta em diálogo, que tem interesses diferentes, que olha para outro horizonte e que não compartilha a sua fé. Hoje, enquanto vocês vivem em casas diferentes e não tem obrigações conjuntas, filhos para educar e contas para pagar em comum acordo, estas diferença se tornam pequenos 'souvenirs', desentendimentos que deixam de existir com uma brincadeira dele ou sorriso ou carinho mais afoito dela. Só que o que é engraçado hoje passa a ser desagradável quando vocês dividem de fato a vida, passam a vivem em comum acordo, pois estas diferenças, estes não respeitar a seriedade do momento, este viver despreocupado do outro começa aos poucos desgastar a relação e vocês vão acabar entrando em atrito.
Então, observar as diferenças agora e imaginar que elas vão aumentar com o passar dos anos, pode sim fazer com que você fuja de uma situação que no futuro vai te trazer problemas e rancores. Muitos jovens afirmam que não querem terminar o namoro pois estão emocionalmente envolvidos, mas esquecem que com o passar dos anos este envolvimento vai crescer mais e desfazer estes laços será mais doloroso, pois faz com que cada um perceba quanto tempo investiu em algo que não deu certo. E,para piorar, sempre sobram mais que dores emocionais particulares, restam também cacos físicos: os filhos. Filhos estes que vão viver entre um e outro, incompletos, pois geralmente são as maiores vítimas de nossas péssimas escolhas juvenis.
Enquanto procura uma pessoa para dividir a vida, lembre-se antes que você é inteiro e como uma pessoa inteira merece ser amado e considerado em todos os sentidos, assim, quando encontrar alguém que se torne amigo, que saiba conversar contigo, que saiba rir das mesmas coisas e levar a sério suas opiniões, mesmo que em algumas vezes não concorde, pare e observe bem. Você pode estar à frente da pessoa que vai construir com você um grande futuro, uma vida, alguém que vai sonhar com você e partilhar suas conquistas. É importante que você tenha prazer nesta companhia e que saiba partilhar as descobertas desta pessoa, que possam sorrir e chorar junto, mas também ajudar-se mutuamente, respeitando-se sempre, sem expor o outro, sem se machucar.

Estamos Orando...
As pessoas costumam dizer, na época do namoro, que estão orando – embora muitos estejam orando para que Deus faça a vontade particular deles – mas não entendem que se Deus de fato for se importar com um relacionamento, ele não vai juntar pessoas, vai juntar propósitos. E nem sempre o que queremos é o que precisamos, mas sempre vamos investir no nosso desejo e deixarmos de lado nossas necessidades.
Por isto mesmo muitos casamentos começam fadados a terminar em dor e sofrimento. Simplesmente porque na fase das escolhas foram deixados para trás requisitos como: amizade, respeito e compatibilidade, pois é só em Eletricidade que os opostos se atraem – Lei de Coloumb), na vida prática esta é a pior motivação para encarar uma relação acertada.
Na verdade existem até pesquisas sérias sobre compatibilidade de casais ou falta dela feita por grandes Institutos e Universidades, mas não é minha intenção transformar esta mensagem em uma monografia, enchendo-a de citação. Afinal, estou falando a partir de minha própria observação a diversos tipos de casais. E posso garantir que não há tantos casais exatamente iguais vivendo uma relação duradoura. Pode ser que você acabe pensando que estou me desdizendo, mas não estou. As pessoas não são exatamente iguais – basta ver que os filhos criados na mesma casa e sobre as mesmas regras não costumam ser exatamente iguais e nem agir de forma esperada. Mas quanto aos casais é necessário sim existir uma compatibilidade bem maior que 70%, pois as diferenças que sobrarem podem fazer com que o casal cresça e aprenda um com o outro. Estou dizendo e repetindo, que no essencial, é necessário sim valores iguais, pois a construção de um lar tem que ser executado sobre alicerce firme e bem medido. Caso contrário os laços se tornam frouxos e a relação se desgasta.
Quando o casal cria laços de amizade e constrói sua relação sem pressas desnecessárias, com o passar do tempo haverá muito mais a compartilhar: as boas lembranças.
Tudo bem que com o avanço da Medicina e com os tratamentos estéticos as pessoas conseguem manter por mais tempo a aparência da juventude, mas uma hora vai passar e o que vocês construírem juntos é que permanecerá.
Pense nisto e bola para frente.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter