Translate / Traduza

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cuidando da Família

Cuidando da Família

Parece que as pessoas esquecem-se da verdadeira importância da família e deixa de lado práticas que poderiam sanar a Sociedade ainda na célula mãe, o núcleo familiar.
Mesmo entre nós, cristãos, ou pior, principalmente em nosso meio, a família é deixada de lado e só lembramos de sua importância quando os pastores começam a trabalhar com Seminários e Encontros da Família, mas, na maioria das vezes, estes eventos são temporários e tão logo acabam, percebemos que pouco foi aproveitado pelos lares em geral.
A Palavra de Deus nos dá base suficiente para tratarmos a família, e isto começando pelos pais e indo até aos filhos, passando inclusive pelos que nascem sob o mesmo teto, sem laços consanguíneos, tais como filhos dos empregados da casa – que em nossa cultura acabamos por adotar.

A bíblia adverte, bem, na verdade aconselha, que o esposo ame a esposa, aquela que ele escolheu, geralmente na juventude, participando de sua vida e de seus sonhos com alegria. Veja: Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol - Eclesiastes 9:9.
Ao casal ensina que devem amar-se como a si mesmo, afinal, ninguém submete seu próprio corpo a dores e traumas, estando bem emocional e psicologicamente: Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.
Efésios 5:33.
Sabiamente a Palavra tem ajuda e conselhos para todos, mas preferimos mutias vezes olharmos para outro lado e deixamos passar grandes oportunidades de cuidarmos melhor de nossas família. Deixamos que nossos interesses pessoais interfiram no bom andamento de nossa casa.
Muitas pessoas questionam que passam por dificuldades, mas esquecem-se que a maioria delas são geradas pela má administração da casa e da família. Uma família descuidada reflete de forma negativa na Sociedade e interage com os demais pessoas de forma desajustada, fazendo os demais sofrer ou ocasionando sofrimento a si próprio por diversos meios.
É por isto mesmo que a Palavra de Deus incentiva que a família se trate com amor e respeito, pois onde impera a harmonia, nasce a bondade. Sim, é conselho para todos os membros da família que saibam apoiar-se em amor e bondade: Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo - Efésios 4:32.
Quando a família esta em dia com a saúde emocional, viver em Sociedade torna-se algo prazeroso. Pode-se observar isto naquelas famílias que convivem com dignidade, onde há respeito do espaço de cada indivíduo, mas preza também o bem estar da coletividade no ambiente em que vivem. Uma família feliz transborda e a paz que transmitem entre si, atinge sa demais pessoas da Sociedade.
Muitos casais acreditam que trabalhar fora, manter a casa limpa e as crianças alimentadas é o suficiente para ter uma família saudável. Manter uma família bem é um exercício diário, é manter a porta do diálogo aberta, tanto entre o casal como com as demais pessoas que completam o núcleo familiar. O respeito, a harmonia, a camaradagem são ingredientes que fazem muito sucesso no processo de construção de um lar.
Nós, além de todos os incentivos que podemos encontrar em livros e programas sobre a família veiculados pela mídia, temos uma ajuda maior, que torna nosso trabalho bem mais fácil, pois sabemos que o Senhor ama a família e se orarmos a Deus e buscarmos aprender da Palavra, construiremos um lar feliz.
Que jamais nos esqueçamos que, cuidar da Família é preservar a Sociedade.


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter