Translate / Traduza

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Melhor Escola é o Exemplo

O que é a família?
Introdução
A definição de família para a História é: o menor núcleo da Sociedade. Mas qual a importância disto para esta mesma Sociedade?
A Família é a maior responsável pela criação dos valores sociais vigentes nesta mesma Sociedade, é em Casa que os seus membros aprendem a ética, o respeito, a responsabilidade, o amor ao próximo, o valor da dignidade, o respeito ao alheio, a religiosidade, a crença familiar, e algumas outras atitudes que moldam o caráter do indivíduo e o apronta para fazer parte de um núcleo um pouco maior, a Escola, e ainda outros núcleos da Sociedade.
Educar seu filho é sua responsabilidade
Porque definir e falar sobre estas coisas? Ora, se a família é a célula mãe da Sociedade e tem responsabilidade de moldar o caráter de cada indivíduo que a compõe caba a cada pai – sim, é responsabilidade do pai e da mãe – incutir em seus filhos estes valores, ensinando-os a respeitar os limites do aceitável, o respeito a individualidade dos outros seres e o valor da boa convivência, pois são estes fatores que farão com que a Sociedade seja mais humana.
Como pais cristãos devemos também ensinar nossos filhos a ter uma vida de comunhão com Deus, salientando sempre que a bondade, a amor ao próximo e o respeito são valores éticos sim, mas também cristão, que deve ser levado para fora de casa, como exemplo.
Só que não adianta toda uma bagagem de teoria, se os pais não incentivam dando bons exemplos. Se como pais não demonstramos amor ao próximo, não somos solidários com os mais necessitados, não somos respeitosos com os que merecem respeito, seja por idade, por hierarquia ou por humanidade, como nossos filhos apenderão algo conosco?
A Melhor Escola é o Exemplo
Dizem que um sorriso vale mais que mil palavras e isto também é verdade quanto ao exemplo. Um bom exemplo é a maior lição que podemos dar aos nossos filhos, aos nossos liderados e às pessoas que nos cercam. O exemplo digno é o nosso testemunho, marca as demais pessoas e pode influenciar beneficamente todas as pessoas. Há um louvor, do cantor Alceu Pires que diz: Para ter direito a entrada a nova Jerusalém devo viver o que pregoe o que canto também, e viver o que se prega é difícil, mas não impossível, afinal, se você crê no que prega pode conseguir vivenciá-lo no seu dia a dia.
Na verdade a Família precisa tomar a rédea da Educação de seus filhos novamente, afinal, a maioria deixou isto para a Sociedade, uns responsabilizam a Igreja por ensinar seus filhos, outros a Escola e com isto temos visto que tipo de jovens estão sendo formados. Isto porque nem a Igreja e nem a Escola estão o tempo todo com nossos filhos, assim sendo, eles acabam aprendendo valores errados neste caminho frouxo que a maioria das famílias tem permitido que eles trilhem.
Hoje, a insensatez dos filhos é total responsabilidade dos pais. Sim tem pais que querem obter bons resultados de uma má criação e se uma criança não tem limites, jamais respeitará algum na vida e é a Família o maior delimitador dos filhos.
Se um pai não dá exemplo de honradez, não poderá no futuro cobrar isto dos filhos. Com o tempo seus filhos serão exemplos de pessoas malignas, que não respeitam o próximo, que não honra seus pais e não obedece leis pré definidas para o bom convívio social.
Conclusão
Para que tenhamos uma Sociedade sadia, devemos moldar filhos sadios. Para uma Sociedade honrada, é necessário incutir valores éticos em nossos filhos. Não devemos esquecer de nossas responsabilidades como pais e formadores da Sociedade.
Infelizmente o permitir que outros incutam em nossos filhos valores dignos, estamos abrindo a porta para que costumes anticristãos sejam inseridos em nossos filhos e não poderemos reclamar depois. Costumo dizer algo, quer orar menos pela conversão de seu filho? Ensine-o bem, mostre a ele que os valores que você respeita e ensina a ele são bons e que o far;a viver bem, independente de suas escolhas no futuro, mas ensine-o que hoje, as escolhas dele são as suas e que você age assim para o bem dele.
Nunca esqueça de ensinar bons valores ao seu filho, mas não esqueça também de ensinar o amor a Deus e ao próximo, não apenas com palavras, mas com atos.
Abraços!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter