Translate / Traduza

domingo, 27 de maio de 2012

Escolha e Consequência - Sara e Agar, exemplo de crise desnecessária

Genesis 16 -1 a 4
Você precisa saber ou lembrar que na vida recebemos as respostas às nossas atitudes. Toda vez que escolhemos determinada resposta, a vida nos reserva um futuro, cada escolha produz uma consequência. É o que comumente associamos à Lei da Física, de ação e reação. 
Todas as nossas ações acarretam novas situações e somos responsáveis por cada uma delas. Mas na questão da escolha, devemos sempre analisar não só o que vamos conseguir quando escolhemos fazer determinada coisa ou seguir por este ou aquele caminho.
 Quando estamos falando de família, devemos tomar todos os cuidados possíveis, pois muitas vezes as nossas escolhas podem transformar a vida dos demais membros de forma radical e perigosa.
Nem sempre o que é bom para um, será bom para os demais.

Temos um exemplo claro de problema na família iniciado porque alguém acreditou que uma atitude imediata iria resolver todos os problemas.
Sara, esposa de Abraão deu Agar por amante a ele. De imediato pareceu-lhe um problema resolvido, mas tão logo sua serva se vê grávida, passa a desprezar sua senhora. E esta não foi a única consequência. Agar e seu filho passaram a viver em uma situação difícil naquele lugar, não era mais apenas uma escrava, mas também não era uma senhora.
Só para citar 4 problemas podemos dizer que:
  •  Os irmãos tiveram que viver separado. 
  • As brigas de irmãos eram potencializadas pela situação conflitante - duas mães sedentas por defender seus rebentos.
  • As discórdia no lar em razão de que destino dar ao filho bastardo. 
  • As diferenças constantes geradas pela convivência das duas mulheres.

    Estas e outras consequências que poderiam ter sido evitadas com uma atitude bem pensada tomada na hora certa.
    Sara nunca pensou que sua serva egipcia iria revoltar-se contra sua autoridade. Ela esperava que Agar por ser escrava, fosse ter uma atitude servil em relação a tudo o que lhe acontecera.
    Antes de fazer qualquer coisa, de tomar qualquer decisão, não analise apenas o seu lado, ou o que trás vantagem a apenas um dos membros do núcleo familiar, mas ao que beneficia o conjunto.
    E ore.

    Nós ainda este apoio.Firmamos nossas escolhas na vontade do Senhor para a manutenção e bem estar do lar. Para ter um estilo de vida de acordo com as vontade de Deus, é necessário sabermos fazer a escolha certa. 
Pense nisto...


Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter