Translate / Traduza

sábado, 2 de junho de 2012

Quem te abençoar será abençoado. Uma promessa para Elias?

Elias e a viúva de Sarepta

1 Reis 17-1. Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que neste anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.


Cenário
É necessário entender o cenário de alguns acontecimentos retratados na Bíblia. E esta passagem de Elias é rica neste sentido. Acabe era então rei sobre o povo de Israel. Rebelde e fraco, este homem casara-se com uma mulher pagã e permitira que ela introduzisse o culto aos seus deuses no meio de Israel.
Os servos de Baal criam que este era o verdadeiro deus e criam que ele era o protetor deles. Na verdade, até os israelitas acreditavam que Baal era deus da chuva, da prosperidade e desviaram do caminho de Deus de Israel.
Mais uma vez esqueceram-se de quem os livrará do poder do Egito, da escravidão e do sofrimento de verem seus filhos sofrerem as torturas comuns e toda espécie de necessidade. Voltaram as costas a quem só lhes fizera o bem.
Neste cenário de ingratidão vivia o povo de Israel, desviados dos preceitos do Senhor.
Nossa história começa três anos e meio antes deste fato. O ano em que Elias profetizara que não haveria chuva.
Naqueles dias, Elias profetizou que não choveria e já se passara três anos e meio e, de fato, a chuva cessará de cair sobre a terra de Israel.
Para livrar seu servo da seca e da ira do desobediente rei Acabe, Deus manda ele seguir até o Ribeiro porque lá seria sustentado por Deus,
Quando Elias profetizou, ele sabia que a fúria do rei viria sobre a sua vida, mas ele não se acovardou em falar. Na verdade esquecemos que as nossas palavras tem poder quando são revestida da Vontade de Deus e quando elas gerarão honra a Deus e a sua Glória. O que esquecemos é que podemos sofrer consequências por sermos os responsáveis por elas, assim como aconteceu a Elias.
O que você não pode nunca esquecer é que não está sozinho. Então qual o conselho para estas horas? Não temas porque Deus é contigo. Sim, devemos falar o que vem de Deus dobre nossas vidas para dizermos aos outros sem temor, pois não devemos temer aos homens e sim a Deus, porque Ele tem Poder de matar e lançar a alma no inferno.
O homem pode até querer matar, mas é Deus que está no controle.
Elias foi sustentado por urubus ou corvos – pássaros que constavam na lista de animais imundos – porque Deus usa quem ele quer para nos sustentar. Sim, pois é de onde menos esperamos que vem a benção do Senhor.
Só que o tempo passou e o Ribeiro secou e Deus fala mas uma vez a Elias, Agora é hora de mudança, você vai viver uma nova experiência. “Levanta-te e vai a Sarepta”. Ora, Sarepta era uma cidade pagã – segundo nos informa alguns estudiosos. Mas o Senhor afirma que é neste lugar que existe alguém para receber o profeta. O Senhor disse a Elias: “Vá a Sarepta, porque lá tem uma viúva que vai te sustentar”.
“Meu Deus” – talvez pensou Elias consigo mesmo – “não podia ser para Judá?” – Mas o do verdadeiro servo tem que confiar no Senhor, porque é Ele que nos guarda, rege as nossas vidas e nos livra dos inimigos. E acima de tudo, nos leva a fazer tudo o que lhe apraz, porque ele é Deus na nossa vida e Ele sabe o milagre que está preparando para o final de nossa caminhada. No caso de Elias este milagre seria grande para a Honra e Gloria do Senhor.
Muita das vezes, falamos: “Senhor esta experiência não está boa, falta-me a sustentação necessária”. Como nossos olhos não vemos saída. Então o Senhor nos manda a outro lugar para vivermos mais uma experiencia. E tem mais, Ele nos envia como profeta para que nós possamos abençoar a vida de outras pessoas com o milagre que Deus vai realizar através da nossa.
Os milagres que acontecem na vida dos outros, através da nossa, é sim para a Gloria do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas é também a forma de que o Senhor resplandeça a Sua Grandeza através daquilo que realizará.
Aquela mulher honrou o profeta do Senhor, fazendo-lhe primeiro o bolo para ele e viu um milagre permanente em sua vida, enquanto durou o tempo da seca. Mas o maior milagre que houve na vida daquela família foi ter a, por dias seguidos, a presença do Homem de Deus, de um servo fiel, que dava testemunho de sua experiência com Deus. Aquela mulher recebeu sobre sua vida, a promessa feita lá atrás a Abraão: “Aquele que ti abençoar e abençoarei, aquele que ti amaldiçoar eu amaldiçoarei”. Esta benção chegou até ela pois ela fez o bem ao homem que se apresentou a ela como servo de Deus.
Deus abençoa aquele que abençoa os seus servos porque é palavra de Dele e Ele vela pela sua palavra.
Primeiro a nossa vida tem que ser para Deus porque naquele dia muitos vão saber onde o Senhor teve com ele, quantas vezes o Senhor precisou deles e só saberão a verdade aquele que fez o bem a um dos pequeninos do Senhor. Ele, quando perguntado pelos discípulos sobre quando teve necessidades, disse-lhes: “Quando recebestes um deste pequeno, a mim o fizestes”. Quando perguntaram-lhe sobre ter estado preso também disse: “Quando não visitastes os presos, também não foste me visitar”.
Devemos ajudar quem se nos apresenta com dificuldade, pois Bíblia diz que “Muitos se saber, hospedaram até anjos”.
Sim, aquela viúva obedeceu e aquilo que era morte se tornou vida porque a sua casa ninguém pereceu, pois Deus estava sobre a sua vida. Sim, quando ela ouviu e obedeceu a voz do Profeta, ela permitiu que Deus entrasse em sua casa. E aonde Deus está há abundância de alegria!
Deus seja louvado, sempre.
Que a Graça do nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a consolação do Espirito Santo esteja sobre todos vós.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter