Translate / Traduza

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Diga não ao Orgulho!

Orgulho, o maior causador de Prejuízo para a família


Bem, de todos os causadores de males no ambiente familiar, o orgulho com certeza é o maior. Muitos casais orgulham- se de não “torcer o braço” quando alguma questão apresenta-se com problema entre o casal ou no meio da família.
As pessoas não percebem que o orgulho causa guerra, morte e destruição por onde ele impera e, claro, no ambiente família não seria diferente. E, para piorar, ele é o grande causador dos divórcios no mundo. Sempre que você ouvir um casal afirmar que separou-s epor incompatibilidade de gênio, pode traduzir para: “Nosso orgulho venceu”. Na maioria dos casos declarados como incompatibilidade de gênios, foi o orgulho, a vontade de manter um ponto de vista de pé que destruiu tudo.
Os casais não percebem que as pequenas coisas que eles teimam em separado em manter, em defender como algo especial, vai avolumando-se e tornando-se algo difícil de explicar, mas que ao final ocasionará destruição.
Quando insisto com algo que me interessa, mesmo percebendo que poderia abrir mão disto, estou investindo no meu orgulho e deveria lembrar-me que estou gerando a destruição de minha relação.
E quem sofre com meu orgulho?
Ora, os filhos! Estudos diversos existentes no mundo nos mostra que o divórcio e as péssimas relações entre os pais separados cria nos filhos insegurança, afetando assim o desenvolvimento da criança e influenciando de forma negativa até na vida adulta.
Na infância separação dos pais cria nos filhos o temor por novas rupturas. Alguns filhos passam a acreditar que seus pais, ou o pai que ficou com sua guarda o abandonará no futuro e isto gera neles a sensação de insegurança emocional, medo e o torna uma criança problema. E que fique claro que a criança pode não mostrar um comportamento revoltado, mas poderá se tronar taciturna, diminuindo sua atenção as outras pessoas, tornando-se além de revoltada, uma criança ferida e magoada e poderá agir de forma violenta ou, pior, exteriorizar sua rejeição e acabar se tornando uma pessoa insegura e infeliz.
E por que isto?
Porque os pais permitiram que o orgulho destruíssem as bases onde estava firmado o mundo desta criança e, ainda, na maioria dos casos, envolvem-se em brigas por tudo, por pensão, por roupa e sapato. A criança torna-se um objeto de barganha e ela pode ou se tornar egoísta e individualista, ou problemática.
Nos dois casos citado acima, quem perde é a Sociedade.
Pense um pouco quando a situação se tornar difícil só porque sua opinião foi contrariada e você acredita que nesta relação só você “dá o braço a torcer”. Pense bem se não é o caso de ceder mais uma vez por amor daquele serzinho que quando você viu pela primeira vez, prometeu-lhe fazer de tudo para que ele crescesse em paz e segurança. Lembra que prometeu-lhe amar acima de tudo? Tudo bem que era apenas uma criança recém-nascida, mas a promessa é sua, então: Cumpra-a!
Pense bem e lute por sua família. Ore, busque de Deus sabedoria para manter acesa a luz do conhecimento, da compreensão. Apresente ao Senhor a sua família e Ele te dará forças para continuar firme e forte.
Com estas atitudes você está livrando seu filho de se tornar alguém de quem você não terá orgulho. As crianças que vem de lares desfeitos acabam tendo mais chances de se tornare problemáticas e optarem pelo mundo dos vícios.
Tome cuidado. Ore mais, repito. Entregue sua família nas mãos de Deus. E aprenda investir em amor sempre. Diga não ao Orgulho.

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter