Translate / Traduza

terça-feira, 19 de junho de 2012

Quando certas Mensagens cristãs se tornam Escolhas erradas

Quando certas Mensagens cristãs se tornam Escolhas erradas
Jesus tinha amor pelas pessoas, quando esteve na Terra. Ele buscou fazer bem as pessoas que o rodeavam e através de seu cuidado e bondade, quebrou muitas barreiras que tinham sido colocadas pelos homens no caminho de acesso a Deus.



Infelizmente o homem não mudou, mesmo se passando tantas gerações desde a vinda de Jesus a esta Terra. Assim, ainda continua firmando alianças errôneas e criando regras que são difíceis de seguir.
Por este motivo hoje tem se criado novas Filosofias e Formas de Fé para facilitar o acesso a Deus. E nenhuma delas passando pelo caminho da cruz. Ao longo do tempo, os ditos cristãos, para mostrarem as outras pessoas da Sociedade que são pessoas comuns e 'inteligentes' foram criando doutrinas que facilitariam aos ainda não alcançados a seguirem a Jesus de forma leve, 'light'.
Sem sombra de dúvida foram aderindo a ideias estranhas a Bíblia, só para torná-las mais fácil a compreensão e aceitação da maioria.
Quando o mundo vivia o crescimento da ideia Espírita, iniciou-se uma corrida pela busca de dons absurdos. Quando o mundo aderia as mágicas e poções, a Igreja aderia aos cultos quase pagãos onde se salta,grita, pula e estrebucha, como se possessos fossem. Hoje, com a Sociedade abraçando o Capitalismo e Consumismo como regra de vida, a Igreja assume seu 'papel social' de incentivar o enriquecimento exacerbado através da Filosofia da Prosperidade.
O que seria isto? Ora, é povo deixando de lado a Fonte de Água Viva e aderindo as cisternas rotas: Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas (Jeremias 2-13). Seus corações estão prontos a aceitar estas filosofias simplesmente por quererem ser iguais ao mundo. E Jesus nos disse que estamos no mundo, mas não lhe pertencemos e se não fazemos parte disto, porque fazer questão de ser igual?
Verdade é que o ser humano tem necessidade de ser aceito no meio em que vive, mas se o meio em que você vive atrapalha a tua fé, você precisa observar se este lugar onde esta inserido vai te colocar um dia em xeque e perguntar-te se é possível esta escolha, entre o que acredita e o que o mundo te apresenta. Se as filosofias do mundo forem mais forte que você, pode saber, estais correndo riscos.
Quando tudo se torna confuso e tiver que escolher entre os amigos e a fé, escolha a fé. Quando a escolha for entre uma ideia atual e a fé, nem pense, fique com a fé.
Com filosofias atuais, passe de longe, nem faça caso, sua intenção sem sombra de dúvida não deve ser apenas resistir, mas fugi delas, que apesar de sua aparente beneficência é prejudicial e pode afetar a qualidade da sua Fé. Sim, devemos ter todo o cuidado do mundo em fugir destas novidades: Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Colossenses 2-8 e 9).
O que nos acontece sempre é que olhamos alguns líderes e irmãos de nossas Igrejas como seres muito especiais, que possuem total conhecimento da Palavra e tudo o que eles falam, para nós passa a ser Lei. Se irmão fulano disse, pode saber, está na Bíblia. O que a Bíblia nos fala sobre isto? Veja: Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs (I Coríntios 3 – 18 a 20).
Talvez seja interessante citar aqui um erro comum de muitos pregadores, que citam a seguinte frase:"Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia" e afirmam categoricamente que ela pertence a Bíblia. Para ser sincera, quando mais jovem apesar de saber que era uma frase William Shakespeare, um dia sentei e fui procurar na Bíblia esta frase. Disse a mim mesma que se tantas pessoas a citavam, só poderia estar escrito, nem que fosse algo similar, mas claro, não achei. A frase em questão é uma das falas de Hamlet na Tragédia de mesmo nome, quando ele descobre que terá que vingar a morte de seu pai, descoberta que se dá do encontro dele com o fantasma do pai. Sim, uma frase do dramaturgo inglês acabou se tornando célebre na Igreja, por falta de conhecimento dos demais. Assim como também existe versículos que jamais foram escritos, como “Não cai uma folha da árvore se Deus não permitir”, na verdade há 2 versículos que falam algo perto disto, um de árvore: - Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse e o farei (Ezequiel 17:24) e o segundo, fala sobre cabelo: mas nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá (Lucas 21-18).
É exatamente por acreditarmos na sabedoria de alguns irmãos que acabamos nos enredando por Mensagens e ditames Teológicos que diferem da Bíblia. As Teorias do Sacrifício, da Prosperidade, da Santidade, do Viver Separado, do Manto e outras muitas, são criadas para satisfazer as necessidades de alguns de conseguir para si o que lhes agrada, uns querem ser considerados Santos, criam estes abusos de Santidade fora dos padrões bíblicos, outros querem enriquecer e acabam criando as falácias do enriquecimento mediante o sacrifício. Outros ainda, desejando a fama, alcançar o pódio das Celebridades, inventam estes movimentos de Adoração que mais parece Carnaval fora de época. E sabe quem são os que os seguem? Os meninos na fé. Entre todos estes movimentos vão nascendo, se criando e se tornando líderes, os que o apóstolo chamaria Neófitos. E assim, a Palavra da Salvação vai deixando de fazer importância dentro da Igreja.
Já ouvimos o absurdo de se dizer: Hoje o culto foi tão abençoado, que nem teve tempo para a Palavra. E o que é mesmo que calça nossos pés? Lembra da Armadura da Fé? “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;”
(Efésios 6:15). Sim, o que nos prepara para a luta, como soldados que somos, é estarmos preparados com o Evangelho da Paz. Devemos conhecer, estudar e encontrar prazer na Palavra de Deus.
Existem muitos 'adoradores' dizendo em seus cânticos inócuos, “Fala Senhor, quero ouvir tua Voz”, mas quando dá a hora da Palavra, ele é o primeiro a ir para o corredor namorar, oferecer autógrafo ou visitar a Cantina da Igreja, enquanto poucos permanecem atentos ao que se diz no altar.
O salmista Davi, um adorador por excelência, vivia compondo seus poemas, que chamamos Salmo, mas observe seu conhecimento sobre Deus, ele aceitava ouvir a voz de Deus até quando estava errado. Lembra-se de quando ele pecou e tomou a esposa de outro para si? O profeta foi ter com ele e falou-lhe a Palavra, dura, que o Senhor reservou para sua vida, mesmo assim, Davi calou-se e ouviu a Voz de Deus. Quando levantou o censo sobre o povo de Israel, mais uma vez ele reconheceu a ação de Deus e não tomou por violência o reino de Israel para si, das mãos de Saul, por considerar ainda a unção que ele sabia houvera um dia sobre a vida do primeiro rei dos hebreus.
Não esqueça que Jesus foi contra o que era praticado há muito tempo já e não se importou com nada, chegando a atacar os vendedores no templo – em uma atitude de bondade constantemente esquecida pelos crentes atuais – pois Ele sabia que não era o uso e a tradição que torna uma mentira ou engano em verdade.
Termino repetindo as palavras do apóstolo em Colossenses 2 – 4, Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
Pense nisto!

Gratos pelo cometário

Siga-nos no Twiiter